Traços do desenvolvimento cognitivo dos cartógrafos nos mapas do Brasil dos séculos XVI e XVII

Autores

  • Fernando Luiz de Paula Santil Universidade Estadual de Maringá
  • Vagner de Souza Serikawa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Historia da Cartografia, mapa, desenvolvimento cognitivo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar a similitude dos mapas dos cartógrafos dos séculos xvi e xvii com os desenhos elaborados por crianças, subsidiando os traços característicos desses profissionais em seus mapas. Trata-se de um estudo exploratório, que visou identificar e reconhecer o processo de construção do conhecimento espacial elaborado por esses atores a partir de suas representações cartográficas, valendo-se, como parâmetro de comparação, da teoria do desenvolvimento cognitivo apresentada por Piaget. Observou-se nos mapas avaliados que há exagero de detalhes na proporção entre objetos, como, por exemplo, na igualdade do tamanho de um canhão com o de uma casa. Além disso, a representação cartográfica observada é do objeto visto (pictórico) como fazem as crianças na faixa etária de 6 a 9 anos de idade. Detectou-se também simultaneidade da visão vertical com a oblíqua nos mapas. Essas avaliações preliminares das representações não correspondem a todos os estágios do desenvolvimento cognitivo da criança. Apesar das observações indicadas, pode-se apontar inicialmente que esses profissionais estão no período operatório concreto do desenvolvimento cognitivo das crianças, com erros na proporcionalidade, confusões entre planos e nas representações gráficas.

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Publicado

2011-06-01