Presépio do Pipiripau: preservação e conservação do acervo documental

Autores

  • Laibe Batista Lacerda
  • Mário Anacleto de Sousa Júnior

Palavras-chave:

Acervo documental, organização, conservação, preservação e acesso

Resumo

O Presépio do Pipiripau é com toda certeza, a manifestação popular mais genuína da cidade de Belo Horizonte. Está localizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais para onde foi transferido no ano de 1976 juntamente com o seu criador Raimundo Machado de Azeredo e toda a história acumulada durante uma vida de dedicação à sua obra mestra. Toda a documentação pertencente ao Presépio, desde sua criação nos primeiros anos do século XX até os dias atuais constituiu-se em um acervo documental importante para o estudo da arte popular e suas manifestações na cultura brasileira. Esse acervo documental é composto basicamente por suportes celulósicos os quais apresentam estados de deterioração muito avançados, principalmente jornais e revistas antigos comprometendo assim as informações neles contidas. Os trabalhos de organização, conservação e mais especificamente de preservação foram determinados pela premente necessidade de garantir a permanência das informações através da digitalização desses suportes celulósicos garantindo assim o acesso às informações constantes no referido acervo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Anacleto de Sousa Júnior

Ph.D. Ciência e Restauração do Patrimônio Histórico-Artístico e Conservador-Restaurador do Centro de Museologia e Conservação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Referências

D’ALMEIDA, Maria Luiza Otero (1981). Celulose e papel: Tecnologica de fabricaçāo da pasta celulósica. Senai, 845.

KENNEY, Anne R. CHAPMAN, Stephen (1997). “Requisitos de resolução para textos: métodos para o estabelecimento de critérios de qualidade de imagem” in Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 51: 18-19.

LAVÉDRINE, Bertrand (2010) (Re) Conocer y conservar las fotografías antiguas. Aubervilliers: CTHS, 148-155.

OGDEN, Sherelyn (1997). “Armazenagem e manuseio” in Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1: 13-14.

REILLY, James M. (1997). “Guia do image permanence institute [IPI] para armazenamento de filmes de acetato” in Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 40: 13-15.

ROTAECHE, Mikel. (2010). Conservación y restauración de materiales contemporáneos y nuevas tecnologías. Madrid: Sintesis, 62-63.

Downloads

Publicado

2021-04-22

Edição

Seção

Notícias do Museu