https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/issue/feedMúltiplos Olhares em Ciência da Informação2024-10-04T11:43:12-03:00Patrícia Nascimento Silvamoci@eci.ufmg.brOpen Journal Systems<p><span style="font-weight: 400;">A Múltiplos Olhares em Ciência da Informação é uma revista de publicação científica em formato eletrônico de acesso aberto e gratuito vinculada à Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela promove a comunicação científica das produções de pesquisas dos discentes e docentes de graduação e pós-graduação do campo da Ciência da Informação. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Em 2020, a Revista foi integrada ao Portal de Periódicos da UFMG e iniciou o processo de publicação contínua e atribuição de DOI em</span><span style="font-weight: 400;"> todas publicações. </span><span style="font-weight: 400;">Nesse quadriênio (2021- 2024) passou por reformulações na política editorial e no <em>layout</em> , capacitação da equipe, ações para divulgação científica nas redes sociais (Instagram e LinkedIn), f</span><span style="font-weight: 400;">oi indexada e preservada no Latindex, DOAJ, EuroPub, Oasisbr, Diadorim, Cariniana e Miguilim e </span><span style="font-weight: 400;">passou a adotar práticas da ciência aberta. Todas essas ações resultaram em um maior controle de qualidade dos manuscritos, diminuindo o tempo médio de avaliação e otimizando todos os processos editoriais. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Colabore com a revista, submetendo seu artigo ou seja também um avaliador. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Para se cadastrar como avaliador preencha o formulário </span><a href="https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeCyzUb3pONcULO7_au3fdGKAZjOsnqhXA2nokVf6xmmcGFQ/viewform" target="_blank" rel="noopener">aqui</a>!</p>https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/55119Interoperabilidade e transparência na editoração científica2024-10-04T11:43:12-03:00Patrícia Nascimento Silvapatricians.prof@gmail.comJosiane Santos Limajosiane_slima@outlook.com<p>Este editorial do volume 14 da Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação apresenta um breve panorama das práticas de interoperabilidade e Ciência Aberta adotadas pelo periódico, bem como alguns desafios enfrentados para a implementação dessas boas práticas.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Patrícia Nascimento Silva, Josiane Santos Limahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/52101Método de avaliação coletiva como um instrumento de escuta sensível nas bibliotecas multinível do Ifes2024-09-04T16:18:31-03:00Rossanna dos Santos Santana Rubimrossanna@ifes.edu.brMaristela Almeida Mercandeli Rodriguesmercandeli@ifes.edu.brGabriela de Almeida Cassagabrielacassa@ifes.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Com este relato de experiência, intencionamos descrever como se deu uma atividade de avaliação coletiva, com ênfase na escuta sensível, realizada no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo, da qual tomaram parte todas as unidades de informação dos diferentes </span><em><span style="font-weight: 400;">campi </span></em><span style="font-weight: 400;">deste instituto. Temos como objetivo compartilhar essa ação, pensando ser ela válida nos processos de diagnóstico e de gestão de bibliotecas múltiplas, em um único arcabouço institucional. Tal avaliação teve como fito inicial levantar sistematicamente informações a serem prestadas no âmbito do Censo do Ensino Superior do ano base 2021. A coleta de dados junto às pessoas bibliotecárias se deu por meio de formulário eletrônico, constituído por questões objetivas e subjetivas, tendo sido os dados tratados de maneira quantitativa e qualitativa, usando como principal esteio a categorização das respostas para análise de conteúdo. Houve adesão de todas as bibliotecas e os resultados coletados tanto possibilitaram a consolidação dos registros das práticas possíveis em tempos de pandemia pelo Coronavírus, quanto elencaram inquietações das equipes quanto aos desafios e potencialidades advindas desse cenário de excepcionalidade.</span></p>2023-06-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rossanna dos Santos Santana Rubim, Maristela Almeida Mercandeli Rodrigues, Gabriela de Almeida Cassahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/53198Nuvem de palavras como estratégia didática em uma turma de Biblioteconomia2024-06-29T16:49:09-03:00Leandro da Conceição Borgesleandrocb@bol.com.brBianca Maria Souza Dinizbiancamariaufmg@gmail.comMarcela Mourão Mouramarcelamourao@ufmg.brMaria Eduarda Barbosa Limamb270908@gmail.comMauricio Barcellos Almeidamba@eci.ufmg.br<p><span style="font-weight: 400;">O uso de ferramentas e recursos tecnológicos é uma realidade no ensino atual e tem sido importante para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos em diferentes contextos. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm sido aliadas nesse sentido, pois ajudam na otimização do trabalho do professor e possibilitam a interação entre os alunos em sala de aula, além de proporcionar que o conteúdo didático possa ser mais bem assimilado pelos mesmos. Em linhas gerais, o uso destas tecnologias nos cursos de graduação ajuda a dinamizar a aplicação conceitual da disciplina e pode servir como exemplo para outros profissionais aplicarem à sua realidade as experiências relatadas. Este artigo buscou apresentar e refletir sobre a experiência do uso de ferramentas pedagógicas e tecnológicas no ensino superior. Nesse sentido, foi realizada uma atividade com a nuvem de palavras em um curso de Biblioteconomia, visando otimizar o processo de estudo da disciplina de Sistemas de Recuperação de Informação. Os resultados indicaram um aumento da interação entre os alunos durante a aula e uma melhoria na compreensão global da bibliografia básica do curso. O uso da nuvem de palavras também permitiu o desenvolvimento de competências tecnológicas e a aplicação prática de conceitos de organização e recuperação de informação. Em suma, o uso de recursos tecnológicos no campo educacional qualifica e amplia as alternativas pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas, favorecendo a aprendizagem colaborativa.</span></p>2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Leandro da Conceição Borges, Bianca Maria Souza Diniz, Marcela Mourão Moura, Maria Eduarda Barbosa Lima, Mauricio Barcellos Almeidahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51441Transparência pública2024-08-06T16:01:25-03:00Alanna Siqueira Simonetti Oliveiraalanna.simonetti@ufrn.brPedro Alves Barbosa Netopedrocorone@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Os cidadãos estão cada vez mais engajados na gestão pública, impulsionados pela abertura dos dados governamentais, o que fortalece sua participação e permite uma avaliação mais detalhada das ações administrativas. Neste artigo, buscamos analisar as demandas de informação recebidas pelo Canal Fala.BR entre os anos de 2019 e 2021, com o intuito de sugerir a inclusão de novos conjuntos de dados no Portal de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa é embasada em aspectos teóricos, conceituais e em abordagens críticas relacionadas à Revolução das Tecnologias Digitais e aos Dados Abertos. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, exploratório-descritivo, utilizando como técnica de coleta de dados principalmente pesquisa documental, além de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Foram identificados os temas mais requisitados pelos cidadãos, passíveis de serem disponibilizados pela Universidade analisada na modalidade de Dados Abertos. Verificou-se uma oportunidade significativa de expansão dos dados no Portal de Dados Abertos da Universidade, incluindo a criação de novos grupos e conjuntos, bem como o aprimoramento dos conjuntos de dados já existentes. A proposta apresentada de ampliação de dados abertos proporciona um incremento de uma base referencial que pode subsidiar a elaboração do próximo Plano de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como conclusão tem-se que enriquecer o Portal de Dados Abertos transcende uma simples ação de transparência, configurando-se como um passo significativo para uma governança participativa e eficaz, onde os dados públicos são recursos essenciais para o fortalecimento democrático.</span></p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alanna Siqueira Simonetti Oliveira, Pedro Alves Barbosa Netohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51378Engenharia do Conhecimento e Ciência da Informação aplicadas a Objetos Digitais Imagéticos na Era de Dados2024-08-09T11:05:46-03:00Ismaelly Batista dos Santos Silvaismaellybatista@gmail.comHildenise Ferreira Novodenisenovo@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O papel da Engenharia do Conhecimento, como área científica multidisciplinar, à luz de teorias e práticas em mineração e curadoria de dados digitais, Organização do Conhecimento, programação computacional, desenvolvimento de sistemas e Inteligência Artificial. A Engenharia do Conhecimento que se estabelece socialmente, de modo aplicado ante às contribuições, para fomentar a Era de Dados. A pesquisa em tela objetiva analisar os Objetos Digitais Imagéticos como parte do movimento de Dataficação no contexto de Big Data, além de caracterizar um repertório de processos em Engenharia do Conhecimento: sobretudo àqueles que dialogam fronteiriçamente com saberes e fazeres em Ciência da Informação. Para atender a este objetivo optou-se por uma metodologia ensaística, reunindo fontes de informação sistematicamente levantadas e analisadas mediante os procedimentos científicos de análise de conteúdo. A discussão aponta que as mídias digitais atuam de modo propulsor à proliferação de Objetos Digitais Imagéticos, corroborando com o fenômeno de Big Data; um cenário no qual a Organização do Conhecimento (enquanto processo, na Engenharia do Conhecimento, subsidiado por preceitos comuns à Ciência da Informação) opera para metodizar o encadeamento e viabilizar a recuperação e difusão de dado digitais.</span></p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ismaelly Batista dos Santos Silva, Hildenise Ferreira Novohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51049Busca e recuperação da informação em plataformas de streaming de vídeos2024-08-08T16:05:04-03:00Danilo Freitasdanilo@facc.ufrj.brKaísa Morgadokmorgado127@gmail.comRaimunda Fernanda dos Santosraimunda.fernanda@ufrn.br<p>Estuda questões relacionadas à busca e recuperação da informação e o seu impacto na satisfação das necessidades dos usuários. Tem como objetivo geral: analisar as dificuldades e inconsistências no sistema de busca e recuperação da informação em plataformas de <em>streaming</em>, em especial na Netflix. Utiliza como metodologias as pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa mediante a aplicação de um estudo de caso na Netflix. Para obtenção dos dados, foi analisada a própria plataforma Netflix e os seus sites irmãos (Netflix Research, Netflix Investor, WeAreNetflix), bem como blogs relacionados à mesma. A dos dados foi realizada no mês de outubro de 2023. Como resultados, constata que a plataforma disponibiliza, em sua página inicial e em todas as suas versões, as alternativas de busca simples e de navegação, em que o campo de busca simples é um espaço destinado ao usuário incluir uma palavra ou uma expressão de busca para recuperar um conteúdo (filme, série, documentário, por exemplo). Ressalta que foram encontradas dificuldades e inconsistências no sistema de busca e recuperação da informação na plataforma de <em>streaming</em> Netflix devido ao motor de busca apresentar apenas a opção de busca simples, não permitindo ao usuário refinar ou filtrar sua busca, inviabilizando a recuperação da informação com especificidade e precisão. Reflete acerca da importância da plataforma inovar em sua infraestrutura, considerando um ciclo contínuo de aprendizados, inferências e observações que podem ser realizadas por profissionais e pesquisadores do campo da Ciência da Informação e áreas correlatas.</p> <p> </p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Kaísa de Souza Morgado, Danilo Pestana de Freitas, Raimunda Fernanda dos Santoshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/48282Diagnóstico do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos – NuME2024-02-23T21:11:35-03:00Roberta Pinto Medeirosroberta.furg@gmail.comElisângela Gorete Fantinelelisangela.fantinel@furg.brMaximiliano Servi da Silveira max.servi@gmail.com<p>O Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, criado no ano de 1994, tem, desde a sua concepção, o propósito de mobilizar a comunidade acadêmica, rio-grandina e os egressos da FURG com vistas a salvaguarda de parte da história da Universidade por meio da preservação de diferentes fontes de pesquisas materializadas em seus acervos. Por isso, o trabalho teve por objetivo geral realizar o diagnóstico do Núcleo de Memória, para isso, foram necessários mapear os acervos custodiados no Núcleo e analisar as informações coletadas com o intuito de identificar possíveis lacunas, problemas ou desafios. A partir das diretrizes metodológicas de diagnóstico de arquivo, recomendou-se a necessidade de se estabelecer um padrão de tratamento e organização dos acervos, somado à criação de processos e políticas com foco nas rotinas de gestão, preservação, acesso e a ampliação da sua interlocução com a sociedade, dada a importância dos acervos para a memória institucional, do seu valor histórico e cultural bem como, do seu caráter científico. Diante dos dados coletados, constatou-se que o diagnóstico de arquivo é uma etapa crucial na gestão de recursos informacionais, cuja importância é ampliada em diferentes ambientes que exigem alta precisão e integridade dos dados, mais precisamente naqueles que tratam da memória de uma instituição, como é o caso do Núcleo de Memória da FURG.</p>2023-12-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Roberta Pinto Medeiros, Elisângela Gorete Fantinel, Maxiliano Servi da Silveirahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51460Bases indexadoras e seu papel dentro da comunicação científica2024-09-04T16:19:36-03:00André Anderson Cavalcante Felipeandre.anderson@ufpe.brNaara Oliveira Góesgoesnaara@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O artigo propõe uma análise do papel das bases indexadoras dentro do atual processo de comunicação científica, considerando a sua utilização como critério de avaliação no sistema de avaliação Qualis-periódicos. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa. O levantamento documental consistiu na identificação das orientações para indexação disponibilizada pelas bases de dados para os editores. A amostra foi composta por seis bases mencionadas no documento Qualis periódicos: Redalyc, </span><em><span style="font-weight: 400;">Scielo</span></em><span style="font-weight: 400;">, Latindex, Scopus, WOS e DOAJ. Como resultados, constatou-se que os critérios utilizados para decidir pela indexação ou não de um periódico, estão relacionados às suas caraterísticas qualitativas, como os sistemas de avaliação, cobertura e conteúdo temático. Detectou-se o seguinte quantitativo de critérios exigidos pelas bases analisadas: </span><em><span style="font-weight: 400;">Redalyc</span></em><span style="font-weight: 400;"> – 66, </span><em><span style="font-weight: 400;">Scielo</span></em><span style="font-weight: 400;"> – 49, Latindex – 44, WOS – 24, </span><em><span style="font-weight: 400;">Scopus</span></em><span style="font-weight: 400;"> – 16. Conclui-se que, independentemente do número de critérios avaliados todas as bases possuem uma política de avaliação, o que implica em uma constante readequação, ou padronização dos editores e demais membros do corpo editorial, para garantir que continuem a se enquadrar no perfil desejado pela base indexadora.</span><span style="font-weight: 400;"> </span></p> <p><strong> </strong></p>2023-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 André Anderson Cavalcante Felipe, Naara Góeshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51408Um estudo da área da Ciência da Informação sobre a divulgação científica nas redes sociais2024-08-06T15:54:15-03:00Edla Barbosa de Santanaedlabarbosa2@gmail.comNadi Helena Pressernadihelena@uol.com.br<p><span style="font-weight: 400;">Com o avanço tecnológico, intensificam-se as discussões sobre o papel das redes sociais na divulgação científica, servindo como meio de conectar a academia e transcender para o público em geral. Este estudo busca identificar a produção científica recente acerca do uso das redes sociais na Ciência da Informação (CI), com enfoque no Facebook. A pesquisa analisa artigos publicados em periódicos da CI indexados na Web of Science nos últimos 10 anos. Caracterizando-se como um estudo exploratório, utiliza-se o levantamento como principal método de coleta de dados a partir de uma análise qualiquantitativa. Os resultados revelam uma lacuna na pesquisa, mas destacam a importância de estender as discussões e utilizar as redes sociais como ferramentas estratégicas de divulgação científica. Assim, diante da escassez de estudos identificados que mostre em evidência o uso do Facebook na divulgação da ciência, ressalta-se a premente necessidade de ampliar a compreensão sobre o papel das redes sociais na disseminação do conhecimento científico, evidenciando seu potencial estratégico para disseminação da pesquisa.</span></p>2024-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Edla Santana, Nadi Helena Presserhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51020Análise das redes bibliométricas da produção científica sobre visualização da informação2024-08-08T15:42:01-03:00Paulo Marcelo Carvalho Holandapholanda515@gmail.comMarília Catarina Andrade Gontijomariliacgontijo@gmail.com<p>A visualização de informação é um campo de estudo que se preocupa com a construção de representações visuais de dados abstratos por meio de sua transformação em imagens que podem ser visualizadas e entendidas pelos seres humanos. Atualmente, existem diversos <em>softwares </em>que oferecem meios de visualização de dados que atinjam o objetivo dessa área. <strong>Objetivo</strong>: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção científica sobre visualização da informação indexada na base de dados <em>Scopus </em>a partir de técnicas bibliométricas. <strong>Método:</strong> Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, com busca bibliográfica realizada na <em>Scopus </em>por artigos científicos em acesso aberto, pelo termo “<em>information visualization</em>”, nos campos de título, resumo e palavras-chave, com o recorte temporal entre 2017 a 2021. <strong>Resultados:</strong> Foram recuperados metadados de 386 artigos científicos, que foram extraídos para serem importados no <em>software VOSviewer </em>para a criação de grafos de redes bibliométricas de coautoria, colaboração entre países, coocorrência de palavras-chave, citação de fontes, citação de organizações, acoplamento bibliográfico de fontes e cocitação de referências. <strong>Considerações finais:</strong> Considera-se que a visualização das redes de relacionamentos permite uma melhor compreensão do desempenho da produção científica analisada a respeito de seus indicadores bibliométricos.</p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Paulo Marcelo Carvalho Holanda, Marília Catarina Andrade Gontijohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/53489Letramento Informacional e a prática da pesquisa2024-08-07T12:18:50-03:00Aline Kelly Tavares Bragaalinekelly.pbr@gmail.comPablo Boaventura Sales da Paixãopabloboaventura1@hotmail.comMartha Suzana Cabral Nunesmarthasuzana@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O artigo verifica possíveis dificuldades que os graduandos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe apresentam em relação à prática da pesquisa nas atividades acadêmicas, considerando a importância do Letramento Informacional nesse contexto. O objetivo do trabalho é analisar a Competência Informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Ademais, visa demonstrar a relação entre o Letramento e a Competência no campo informacional, contextualizando-os no âmbito do Ensino Superior; e, identificar as causas e dificuldades quanto à prática da pesquisa dos graduandos estudados. Em conformidade com os objetivos, a pesquisa é descritiva. Utilizou-se o estudo de caso como procedimento metodológico, adotando uma abordagem quanti-qualitativa através do questionário como instrumento de coleta de dados com 08 perguntas (fechadas e abertas), aplicado a uma amostra dos graduandos do 2º ao 8º ano do curso referido. Constatou-se que os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe enfrentam desafios na leitura e pesquisa, evidenciados pela dificuldade em compreender os textos acadêmicos e em selecionar fontes confiáveis, sugerindo a importância de apoio no desenvolvimento dessas competências.</span></p>2024-10-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Aline Kelly Tavares Braga, Pablo Boaventura Sales da Paixão, Martha Suzana Cabral Nuneshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51825Metodologia de pesquisa para estudos com podcast em Biblioteconomia e Ciência da Informação2024-08-08T16:12:06-03:00Francisco Edvander Pires Santosedvanderpires@gmail.comMagda Lúcia Almada Soaresmagda.almada@gmail.comCyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardosocyntiachaves@ufc.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta o método de pesquisa intitulado </span><em><span style="font-weight: 400;">Podcast Ethnography,</span></em><span style="font-weight: 400;"> traduzido para o português como Etnografia na Podosfera, partindo da seguinte questão norteadora: De que maneira definir uma metodologia de pesquisa científica pautada nas bases conceituais e nas aplicabilidades da podosfera? Como objetivo geral, discute-se a Etnografia na Podosfera como método de pesquisa e como base metodológica para o uso de técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados oriundos de agregadores de </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;">, tendo como resultado a proposta de um roteiro de pesquisa para estudos com </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;"> nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Visando subsidiar a aplicabilidade do método etnográfico na podosfera, propõem-se instrumentos, estratégias e técnicas para coleta e análise de dados oriundos de agregadores de </span><em><span style="font-weight: 400;">podcasts</span></em><span style="font-weight: 400;">. Nesse sentido, apresentam-se metadados, campos e questões abertas para a construção de formulários de pesquisa, além de recursos e ferramentas para a criação de diário de campo eletrônico e para a organização de cronograma de pesquisa. Na finalidade de analisar o conteúdo dos episódios em </span><em><span style="font-weight: 400;">podcast</span></em><span style="font-weight: 400;">, apresentam-se a transcrição de áudio, a definição de minutagem e a categorização por assunto como estratégias para a discussão dos resultados obtidos por meio da Etnografia na Podosfera. Conclui-se que os </span><em><span style="font-weight: 400;">podcasts </span></em><span style="font-weight: 400;">têm contribuído para a divulgação científica na medida em que se tornaram objeto de estudo para pesquisadores e bibliotecários.</span></p>2024-07-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francisco Edvander Pires Santos, Magda Lúcia Almada Soares, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardosohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/51438Análise Bibliométrica em Inteligência Artificial2024-09-04T16:17:20-03:00Willey Roney Oliveira Motta da Cunhawilleymotta@gmail.comFabricio Zivianifazist@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este estudo apresenta uma análise abrangente da ética no uso da Inteligência Artificial (IA) em contextos organizacionais, abordando questões desde transparência e governança até agência moral em cenários futuros. O objetivo é oferecer uma compreensão atualizada das questões éticas relacionadas à IA, contribuindo para o desenvolvimento de diretrizes éticas. A metodologia incluiu uma revisão da literatura nas bases Scielo e Spell. A análise bibliométrica com ferramentas como VOSviewer e Parsifal destacou a distribuição temporal, colaboração entre autores e temas predominantes. Os resultados revelam a complexidade ética e social da IA, abordando desafios em áreas como jurídica, saúde, impacto social, </span><em><span style="font-weight: 400;">accountability</span></em><span style="font-weight: 400;">, responsabilidade filosófica, regulamentação de dados e proteção da privacidade. A análise temática identificou recorrência em tópicos como transparência, explicabilidade, regulamentação, vieses e discriminação. A pesquisa ressaltou a necessidade de uma abordagem abrangente para lidar com os impactos da IA, evidenciando a escassez de estudos científicos explorando seu impacto em diversos contextos.</span></p>2023-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Willey Roney Oliveira Motta da Cunha, Fabricio Ziviani