Chamada para Artigos | Dossiê "As psicologias no combate à LGBTIfobia"

2021-07-30

Não é novidade constatar que os saberes psicológicos foram – e eventualmente ainda são – instrumentalizados a serviço da expectativa de adequação de subjetividades LGBTI+ a um conjunto de normas da cisgeneridade e da heterossexualidade em diversos momentos da história e por diversos atores sociais. Prova disso são as inúmeras denúncias de torturas psicológicas cometidas sob o manto da chamada “cura gay” ou das ditas “terapias de reorientação sexual” ao longo do século XX e mesmo na aurora do século XXI.

Essas práticas – as quais estão em parte ligadas a profissionais da área psi, em parte não, podendo ser encontradas nos mais diversos campos de atuação – seguem na contramão das diretrizes éticas fornecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para o trabalho da psicóloga.

Desse modo, à luz da reflexão sobre as possibilidades aplicadas às mais diversas áreas de atuação da psicologia no combate à LGBTIfobia, convidamos pesquisadoras/es/xs de graduação e pós-graduação de todo o Brasil para contribuírem com a ampliação do debate que rege este dossiê temático promovido pela Revista Mosaico.

A Mosaico: Estudos em Psicologia (ISSN: 1982-5471) é um periódico científico organizado por discentes de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Portanto, serão bem-vindos artigos produzidos por estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), ou pesquisadoras/es/xs que tenham concluído sua graduação ou pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em até 30 meses anteriores à data de submissão do trabalho.

O dossiê "As psicologias no combate à LGBTIfobia" receberá textos até 19 de dezembro de 2021 e tem sua publicação prevista para junho de 2022.