https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/issue/feed Mosaico: Estudos em Psicologia 2023-12-07T09:13:31-03:00 Janaína C. de Sousa B. e Martins mosaico.epsicologia@gmail.com Open Journal Systems <p>A Mosaico: Estudos em Psicologia, criada em 12 de fevereiro de 2007, iniciou sua reorganização em 18 de maio de 2016, é o veículo periódico de divulgação científica de discentes de graduação e pós-graduação, vinculado ao Centro Acadêmico de Psicologia da UFMG e editado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.</p> <p>O periódico preza por um Corpo Editorial formado por alunos de graduação e pós-graduação, e um Conselho Consultivo formado por professores-pesquisadores, salvaguardando a qualidade das publicações. Entendemos que o envolvimento discente com a pesquisa científica contribui para sua formação, na medida em que desperta a possibilidade de participar ativamente do seu saber, desenvolvendo a responsabilidade no trato com as questões da ciência, senso crítico e dever social.</p> <p>A Mosaico publicou, anualmente, artigos originais em língua portuguesa até o ano de 2012, suspendendo suas atividades e publicações entre 2013 e 2016. Foi reativada em maio de 2016 iniciando sua reorganização e sendo reaberta a submissão de novos manuscritos. A partir de 2018, a Mosaico publicou, anualmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa. A partir de 2023, a Mosaico se tornou um periódico A4 e publicará, semestralmente, exclusivamente via eletrônica, artigos originais em língua portuguesa de graduandos, pós-graduandos, recém-graduados e recém pós-graduados a menos de um ano nas seguintes categorias: estudos teóricos/ensaios, relatos de pesquisa, revisão crítica de literatura, relatos de experiência profissional, comentário crítico, e entrevistas.</p> <p> </p> https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/44169 Medidas de atitudes no estudo das redes sociais: uma revisão sistemática de literatura 2023-08-19T10:35:45-03:00 Isabella Leandra Silva Santos isalss2010@gmail.com Débora Cristina Lima deboracristinalima58@gmail.com Carlos Eduardo Pimentel cep@academico.ufpb.br <p><span style="font-weight: 400;">Com a popularização das redes sociais, se faz necessário compreender que variáveis psicossociais impactam o uso desses ambientes virtuais. Desse modo, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura acerca de medidas de atitudes frente a redes sociais. Com base nas diretrizes PRISMA, foram considerados estudos em português, espanhol e inglês, publicados nos últimos seis anos nas bases de dados Scopus, Scielo e Pepsic. Os 17 estudos que compuseram a amostra final, foram subdivididos em quatro categorias, conforme o construto específico mensurado pelos instrumentos relatados: atitudes gerais frente a redes sociais, atitudes frente à propaganda em redes sociais, e atitudes frente ao uso educacional e no trabalho de redes sociais. Dentre as descobertas do estudo destaca-se: a variabilidade de medidas disponíveis na literatura internacional, contraposta à escassez de estudos no contexto brasileiro; e a necessidade de uma investigação mais detalhada acerca da validade e fidedignidade desses instrumentos. </span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Medidas de atitude; redes sociais; revisão de literatura.</span></p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/40876 Uma conversa sobre avaliação psicológica na infância e na adolescência com a Profa. Dra. Karina Oliveira 2023-06-04T19:12:44-03:00 Helena Oliveira Coelho helena.oliveira.coelho@gmail.com Karina da Silva Oliveira oliveira.karinadasilva@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Esta entrevista</span> <span style="font-weight: 400;">com a convidada Profa. Dra. Karina da Silva Oliveira, realizada </span><span style="font-weight: 400;">em 2 de setembro de 2021, </span><span style="font-weight: 400;">teve como tema central a avaliação psicológica na infância e na adolescência, abordando assuntos desde a contextualização da área até tópicos relacionados à prática clínica e aos aspectos éticos envolvidos no processo.</span><span style="font-weight: 400;"> </span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Avaliação psicológica; infância e adolescência; aspectos éticos</span><span style="font-weight: 400;">.</span></p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/48898 Editorial 2023-11-25T21:04:36-03:00 Maria de Fatima S J Mendes mariabnk@hotmail.com 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/37059 A virilidade e a vigorexia: Uma reflexão psicanalítica 2022-07-04T10:48:15-03:00 Júlia Haueisen Pinheiro juliahaueisenp@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Os debates contemporâneos da Psicologia e da Psicanálise têm se adentrado cada vez mais em assuntos como a masculinidade e o ideal viril, desconstruindo e questionando arranjos sociais normativos sobre o masculino, que, apesar disso, ainda se apresentam com muita força. Logo, a forma como os homens vivem diante desse ideal é um tema de extrema importância social e de grande interesse da Psicanálise, devendo ser constantemente refletido. Nesse sentido, o presente artigo se debruça sobre o fenômeno da vigorexia masculina, empreendendo uma reflexão acerca do ideal masculino decorrente da lógica fálica e a sua relação com a negação da castração. Este estudo adotou como metodologia a pesquisa teórica acerca do tema, baseando-se, majoritariamente, nas contribuições freudianas e lacanianas. A partir das reflexões empreendidas, o estudo propõe a vigorexia masculina como uma tentativa de sustentação de virilidade pela negação da castração e pela busca da afirmação de uma identidade fálica. </span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">virilidade; vigorexia; falo; castração; masculinidade.</span></p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/45603 Os tempos da morte: a trajetória até a chegada aos hospitais sob uma perspectiva psicanalítica 2023-03-31T08:37:29-03:00 Arthur Kelles Andrade arthur.kelles@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo busca percorrer, sob uma perspectiva psicanalítica, os caminhos em que a morte era percebida e entendida no ocidente, desde quando ela acontecia em casa, junto a familiares, até sua chegada ao hospital, local onde a maioria das mortes atualmente ocorrem. Para isso, serão discutidos inicialmente os períodos abordados por Philippe Ariès da morte domada, morte de si mesmo, morte do outro e morte invertida. Posteriormente, apresentar-se-á a entrada da morte no hospital, discorrendo sobre as características, consequências e efeitos que sua chegada causou, bem como o desenvolvimento do campo dos cuidados paliativos nesse contexto. Sob esse prisma, será feita uma análise destes movimentos através da Psicanálise, além de apontar desafios que o analista que trabalha em hospitais com a clínica da terminalidade pode enfrentar.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>Palavras-chave: </strong>morte; psicanálise; hospital; terminalidade; cuidados paliativos.</span></p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/46397 Programa de intervenção em funções executivas para o ensino médio: adaptação e validade de conteúdo 2023-08-21T20:12:21-03:00 Luana Steffen luanasteffen@live.com Yasmini Spindler Sperafico yasminisperafico@gmail.com Natália Martins Dias natalia.m.dias@ufsc.br Caroline de Oliveira Cardoso carolinecardoso@feevale.br <p><span style="font-weight: 400;">A adolescência se constitui um período importante para aquisição e estimulação das funções executivas (FE). Contudo, há uma lacuna de intervenções neuropsicológicas voltadas para esse público. Objetivo: apresentar a adaptação de um programa de estimulação neuropsicológica de FE pró-habilidades acadêmicas (πFex-Academics) desenvolvida inicialmente para Universitários e adaptada para estudantes do Ensino Médio (EM). Método: As etapas seguidas foram: fase interna de organização; adaptação das atividades; análise de juízes; estudo piloto; análise do programa completo por profissionais do EM; versão final da intervenção. Resultados: Houve evidências de validade de conteúdo satisfatórias e excelentes na avaliação dos juízes e pelos profissionais que atuam no EM. No estudo piloto, pode-se observar a boa compreensão das atividades e das estratégias pelos alunos. Conclusão: Acredita-se que a intervenção πFex-Academics pode ser uma ferramenta promissora e através do ensino sistemático de estratégias e promoção das FE, pode contribuir para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">intervenção neuropsicológica; ensino médio; funções executivas.</span></p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/42490 Análise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19 2023-01-13T17:20:51-03:00 Francisco Syl Farney da Silva prsylfarney@hotmail.com Michelle da Costa Pereira Carneiro mcarneiro@ufrrj.br Vinícius Horácio Pinto Guião guiaocuritiba@gmail.com Holdson Silva Bullê pr.holdson@hotmail.com Ana Claudia de Azevedo Peixoto claudiaapeixoto@ufrrj.br <p><span style="font-weight: 400;">A pandemia de Covid-19, pelo seu aspecto sistêmico, afetou de diversas formas a vida humana em diferentes culturas e contextos. Dentre os grupos que mais sofreram com o agravamento da crise sanitária, destacam-se as famílias em vulnerabilidade social. Para refletir sobre essa realidade, este artigo visa a apresentação de um recorte do projeto de mestrado, através do método da inserção ecológica e grupos focais - para compreender o desenvolvimento humano focado em dimensões inter-relacionadas - sobre a análise bioecológica de famílias vulneráveis no município de Mesquita, no Rio de Janeiro, assistidas por uma organização da sociedade civil, a fim de compreender a percepção que tiveram sobre a pandemia e seus impactos. Participaram representantes de quatro famílias. Entre os principais resultados alcançados, destacam-se: os relatos de impotência e incerteza mediante ao avanço da doença; a insegurança alimentar; a sobrecarga das mulheres; a confusão gerada por informações desencontradas sobre a pandemia; o apoio na mutualidade e generosidade da comunidade; e a ação proativa de instituições próximas às comunidades. A inserção ecológica mostrou-se eficiente e indica-se investigações nesta mesma temática, com maior número de participantes</span><span style="font-weight: 400;">.</span><span style="font-weight: 400;"> </span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Vulnerabilidade social; famílias; inserção ecológica; pandemia; Covid-19.</span></p> <p><br /><br /></p> 2023-12-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.