Os valores épicos no cinema

a Ilíada de Homero

Autores

Palavras-chave:

Ilíada, Helena de Troia, A ira de Aquiles, Troia, filmes baseados na Ilíada

Resumo

Este trabalho busca mostrar e entender como os valores épicos presentes em Homero, notadamente na Ilíada, foram absorvidos e repassados pela cultura cinematográfica. Foram escolhidos para comparação os filmes Helena de Troia (1956, refilmado em 2003), A ira de Aquiles (1962) e Troia (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A IRA de Aquiles. Direção: Marino Girolami. Itália: Uneurop Film, 1962. 1 DVD (118 min.), son., color., legendado.

APOLLODORUS. Apollodori bibliotheca. Pediasimi libellus de duodecim Herculis laboribus. Edited by R. Wagner. Leipzig: Teubner, 1894. (Mythographi Graeci, 1).

APOLODORO. Biblioteca. Traducción y notas de Margarita Rodríguez de Sepúlveda. Madrid: Gredos, 1985.

ASSUNÇÃO, T. R. Ulisses e Aquiles repensando a morte (Odisséia XI, 478-491). Kriterion, Belo Horizonte, v. 107, p. 100-109, jan.-jun. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2003000100008

ASSUNÇÃO, T. R. A quebra das “regras” de hospitalidade no episódio do Ciclope na Odisséia. In: POMPEU, A. M. C. et al. (org.). Identidade e alteridade no mundo antigo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013a. p. 157-179.

ASSUNÇÃO, T. R. O banquete e as narrativas na Odisseia. Romanitas: Revista de Estudos Grecolatinos, [s.l], n. 2, p. 98-114, 2013b. DOI: https://doi.org/10.17648/rom.v0i2.7412

CLARKE, M. Manhood and Heroism. In: FOWLER, R. (ed.). The Cambridge Companion to Homer. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. Cap. 6. p. 74-90. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL0521813026.006

CRESPO, E. Los nombres de persona de los troyanos y de los griegos en la Iliada. Clássica, São Paulo, v. 17, n. 17/18, p. 33-47, 2004/2005.

GAGARIN, M. Morality in Homer. Classical Philology, Chicago, v. 82, n. 4, p. 285-306, Oct. 1987. DOI: https://doi.org/10.1086/367061

HAVELOCK, E. A equação oralidade-cultura escrita: uma fórmula para a mente moderna. In: OLSON, David R.; TORRANCE, N. (org.) Cultura escrita e oralidade. Tradução de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1995. p. 17-34.

HELENA de Troia. Direção: John Kent Harrison. EUA: Universal, 2003. 1 DVD (175 min.), son., color., legendado.

HELENA de Troia. Direção: Robert Wise. EUA: Warner Bros, 1956. 1 DVD (118 min.), son., color., legendado.

HELMER, É. Le dernier des hommes: figures du mendiant en Grèce ancienne. Paris: Le Félin, 2015.

HERÓI. In: Dicionário Aulete Digital. Lexicon Editora Digital [201-] Disponível em: http://www.aulete.com.br/her%C3%B3i. Acesso em: 05 mar. 2020.

HOMERO. Ilíada. Tradução de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Melhoramentos, 1964.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d].

KIRK, G. S. The Iliad: A Commentary. Books 1-4. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. v. 1. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511620263

LATACZ, J. From Homer’s Troy to Pertersen’s Troy. In: WINKLER, M. M. (ed.). Troy: From Homer’s Iliad to Hollywood Epic. Malden: Blackwell Publishing, 2007. Cap. 2. p. 27-42.

LYDEN, J. C. A Method for Viewing Film as Religion. In: ______. Film as Religion: Myths, Morals, and Rituals. New York: New York University Press, 2003. Part I. p. 9-136.

MALTA, A. A perdição de Aquiles. In: ______. A selvagem perdição: erro e ruína na Ilíada. São Paulo: Odysseus, 2006. Cap. 6. p. 149-306.

PROCLO. Fragmentos de épica griega arcaica. Introducción, traducción y notas de Alberto Bernabé Pajares. Madrid: Gredos, 1999. (Biblioteca Clásica Gredos, 20) .

PROCLUS. Recherches sur la Chrestomathie de Proclus. Édite par A. Severyns. Paris: Les Belles Lettres, 1963. v. 4.

REDFIELD, J. The Hero. In: ______. Nature and Culture In the Iliad: The Tragedy of Hector. Durham, London: Duke University Press, 1942. Cap. 3. p. 99-127.

REECE, The Stranger’s Welcome: Oral Theory and the Aesthetics of the Homeric Hospitality Scene. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1993. p. 123-143. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.13509

ROMILLY, J. de. L’Iliade, une epopée différente des autres. In:______. Pourquoi la Grèce? Paris: Éditions de Fallois, 2014. Cap. 1. p. 25-67.

SCHMIEL, R. Achilles in Hades. Classical Philology, Chicago, v. 82, n. 1, p. 35-37, 1987. DOI: https://doi.org/10.1086/367020

STAM, R. Introdução. In: ______. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Tradução de Marie-Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 17-41.

SULZBERGER, M. Ὄνομα ἐπώνυμον: les noms propres chez Homère et dans la mythologie grecque. Revue des Études Grecques, Paris, v. 39, n. 39-183, p. 381-447, 1926. DOI: https://doi.org/10.3406/reg.1926.5277

TROIA. Direção: Wolfgang Petersen. EUA: Warner Bros, 2004. 1 DVD (163 min.), son., color., legendado.

VERNANT, J.-P. A bela morte e o cadáver ultrajado. Tradução de Elisa A. Kossovitch e João A. Hansen. Discurso, São Paulo, n. 9, p. 31-62, 1979.

VERNANT, J.-P. Mort grecque: mort à deux faces. In: ______. L’individu, la mort, l’amour. Paris: Gallimard, 1989. p. 81-89. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1978.37846

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Chanoca, T. A. (2020). Os valores épicos no cinema: a Ilíada de Homero. Nuntius Antiquus, 16(2), 31–52. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/23989

Edição

Seção

Artigos