https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/issue/feedPerspectivas em Ciência da Informação2024-03-05T17:00:52-03:00Lorena Tavares de Paulapci@eci.ufmg.brOpen Journal Systems<p>A revista Perspectivas em Ciência da Informação é uma publicação em fluxo contínuo da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi lançada em 1996 em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG com a publicação de um volume com quatro números anuais. Ela aderiu ao fluxo contínuo de publicações em 2023. Divulga artigos científicos, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas nas áreas de Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins.<br /><br /><strong>Sua classificação Qualis – CAPES (2017-2020):</strong></p> <ul> <li>A2 – Comunicação e Informação e demais áreas do conhecimento</li> </ul> <p>A Perspectivas em Ciência da Informação está disponível em Open Access (Acesso Aberto), no sistema Open Journal Systems (OJS), antigamente chamado de Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) e não possui nenhum outro domínio ou endereço eletrônico.</p> <p>Os autores que desejarem submeter artigos para a revista podem obter mais informações em "<a href="https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para os autores</a>"</p> <p>Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de <a href="https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/user/register">notificação</a> de publicação da revista. O cadastro permitirá ao leitor receber o Sumário via e-mail para cada nova edição.</p> <p>ISSN: 1413-9936 (impresso)<br /> 1981-5344 (eletrônico)</p>https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/48367A produção científica sobre pós-verdade, desinformação e fake news2023-10-10T18:05:11-03:00Jônatas Edison da Silvajonatasedison97@gmail.comThiago Magela Rodrigues Diasthiagomagela@gmail.comEnrique Muriel-Torradoenriquemuriel@gmail.com<p>O artigo busca mapear na literatura científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) os padrões e as temáticas que tratam sobre pós-verdade, desinformação e <em>fake news</em>, identificando a produtividade por ano, Grupos de Trabalhos (GTs), autores, instituição filiada e tipo de modalidade entre os anos de 1994 e 2022. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória com uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilização da análise de conteúdo e da cientometria. Buscou-se na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e nos anais do ENANCIB pelos descritores, “desinformação”, “<em>fake news</em>” e “pós-verdade”, no título, resumo ou palavras-chaves. O corpus foi composto de 40 comunicações. Identificou-se que o primeiro trabalho em 2013, e depois a partir de 2018. Constou-se a preferência por trabalhos completos, sendo 28, enquanto resumo expandido foram 8 e pôsteres 4. Observou-se que dos 12 GTS, 7 possuem comunicações sobre a temática analisada, sendo o GT5 e o GT3 com destaque. Os resultados indicam 99 autores, sendo 14 os mais produtivos. Percebe-se 24 instituições que possuem comunicações, com destaque para UFPB, UFRJ e o IBICT. As palavras-chaves mais usadas para definir os trabalhos, além das utilizadas na busca, foram Competência em Informação e Competência Crítica em Informação. Infere-se que houve um aumento de comunicações sobre o assunto nos anos contemporâneos, devido a popularização dos termos depois dos acontecimentos históricos.</p>2024-09-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/46715Fotografia nos arquivos2023-06-30T23:46:36-03:00Bruno Henrique Machadomachadobrunohenrique@gmail.comTelma Campanha de Carvalho Madiotelma.madio@unesp.br<p>A fotografia institucional, assim como qualquer outro documento, deveria seguir normas formais e procedimentos técnicos institucionalizados para sua produção enquanto documento de arquivo. Nesse sentido, o presente texto tem por objetivo apresentar, de modo teórico, as abordagens dispensadas às fotografias, sejam elas analógicas ou digitais, em ambiente institucional; além de tangenciar algumas orientações para a manutenção arquivística desses documentos. Dessa maneira, foram analisadas algumas propostas de projetos que procuram manter as fotografias institucionais como documento de arquivo, a saber: o projeto internacional International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems (InterPARES), e o projeto nacional referente às resoluções e recomendações da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) e Arquivo Nacional do Brasil. Como resultado, foi possível identificar, nas recomendações, que há um consenso acerca das preocupações de manutenção dessas fotografias institucionais, conforme orienta a Arquivologia. Dessa forma, conclui-se que somente será possível atribuir sentido de documento de arquivo para as fotografias, nas instituições que estão totalmente engajadas na gestão de documentos, promovendo a manutenção dos vínculos existentes com os contextos de produção, circulação e uso.</p>2024-03-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/45788Elementos formais para co-criação de valor em serviços informacionais2023-04-11T18:42:54-03:00Murilo Mauro Silveirawillscut2@hotmail.comGregório Varvakisgrego@deps.ufsc.br<p>Objetiva-se identificar processos/elementos de co-criação de valor em serviços informacionais na perspectiva de bibliotecários e usuários de bibliotecas jurídicas. Justifica-se pela carência de estudos que abordem elementos formais para entendimentos de promoção da co-criação de valor nestas Unidades de Informação (UI). Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, cujo procedimento para investigação foi a entrevista semiestruturada. Como resultados, foram identificados elementos/processos de co-criação de valor em serviços informacionais investigados em bibliotecas jurídicas de Ministérios Públicos do Brasil. Conhecer os elementos de co-criação de valor sob o ponto de vista da biblioteca e do usuário, é ter a possibilidade de ser construir instrumentos que possibilitem a gestão destes achados.</p>2024-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Murilo Mauro Silveira; Gregório Varvakishttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/41900O ensino de preservação nos cursos brasileiros de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação2022-11-23T16:51:09-03:00Bruno Ferreira Leitebrunofl.arquivo@gmail.comAngelica Alves da Cunha Marquesprof.angelicamarques@gmail.comMaria Luísa Ramos de Oliveira Soareskukasoares36@gmail.com<p>Este artigo é resultante de parte da discussão realizada no âmbito de uma tese de doutorado, produzida e orientada pelas mesmas autorias deste texto. Tem como tema o ensino sobre preservação no Brasil. Seu objeto de análise são as ementas das disciplinas curriculares que tratam sobre preservação nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e de pós-graduação em Ciência da Informação (totalizando 129 currículos encontrados, que compõe o universo de análise da pesquisa). Objetiva analisar o que é, como é e para que fins a preservação é ensinada nesses cursos, visando refletir sobre a possibilidade de conteúdos comuns que os atualizem no âmbito da preservação, sem desconsiderar suas respectivas particularidades disciplinares. Possui abordagem teórico-metodológica quanti-qualitativa, ao ser desenvolvido mediante revisão de literatura, seguida de coleta de dados em registros institucionais, via Internet. Os resultados apontam para a relevância da conservação preventiva e da capilaridade da metodologia de gestão de riscos para o direcionamento do ensino de preservação, tendo em vista uma perspectiva preventiva, gerencial, holística e eficaz, e não restando dúvidas de que esta deva ser a tônica atual.</p>2024-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25203Compartilhamento do conhecimento em incubadoras de empresas: análise de um portfólio bibliográfico2023-01-25T12:48:25-03:00Bruna Hernandes Scarabelliscarabellibruna@gmail.comRejane Sartorirejane.sartori@unicesumar.edu.brArthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpiaarthur.urpia@unicesumar.edu.br<p>A inovação é um catalisador para que as empresas criem e desenvolvam vantagens competitivas, e uma das formas para viabilizar a inovação nas corporações é com o compartilhamento do conhecimento, que é um dos principais processos da Gestão do Conhecimento. Existem locais planejados para que ocorram o compartilhamento do conhecimento e a inovação, como, por exemplo, as incubadoras de empresas. As incubadoras de empresas oferecem suporte para as empresas incubadas desenvolverem vantagens competitivas, possibilitado pelo compartilhamento do conhecimento. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar como os temas compartilhamento do conhecimento e incubadoras de empresas vêm sendo explorados em pesquisas nacionais e internacionais. Esta pesquisa classifica-se como bibliográfica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Os resultados revelam estudos que relacionam essas temáticas, os quais foram divididos em cinco grupos distintos: como ocorre o compartilhamento do conhecimento, benefícios dos habitats de inovação, efeitos do conhecimento para a inovação, rede e relações e fatores que influenciam no compartilhamento do conhecimento.</p>2024-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51376O que os estudos sobre desinformação na Ciência da Informação brasileira têm a nos dizer?2024-02-26T22:42:00-03:00Karen Santos-d'Amorimkaren.isantos@ufpe.brDayo de Araújo Silva Côrbodayo.corbo@nt.universo.edu.br<p>Considerando os efeitos danosos da desinformação no contexto geral da vida humana, que se desdobram nas dinâmicas sociais, econômicas, ambientais e culturais, esta investigação apresenta uma visão geral dos estudos sobre "desinformação" no campo da Ciência da Informação. A análise baseou-se no conjunto de documentos indexados na base Brapci desde a primeira ocorrência, até final de 2023. Identificou-se que a configuração dos estudos sobre o tema é caracterizada por três cenários: o primeiro, abrange um período de cinco anos e é marcado por um interesse limitado no tópico, com apenas 15 publicações durante esse período; o segundo cenário se destaca pelo aumento significativo do interesse no tema, com aumento percentual de 453% de publicações em relação ao primeiro cenário. Quanto ao terceiro cenário, é marcado pela incerteza. Uma análise contextual em comparação com o contexto social mostra que os impactos práticos do tema estimularam um maior interesse acadêmico. Identificou-se que ao longo de nove anos a maior parte das pesquisas é de cunho bibliográfico, das quais nota-se a ausência de colaborações interdisciplinares com outras áreas. A ênfase excessiva na teoria em detrimento da aplicabilidade pode potencialmente limitar e subestimar a capacidade do campo de abordar questões práticas relacionadas à mitigação dos impactos das desordens informacionais, e que têm um impacto direto na vida cotidiana.</p>2024-10-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/48385Lógica clássica e lógicas não-clássicas nos modelos de recuperação da informação2023-10-13T13:10:55-03:00José Claudio Morelli Matos Matosdoutortodd@gmail.com<p>A utilização da lógica nos modelos de recuperação da informação (RI) é examinada, por meio de levantamento bibliográfico da produção no campo e análise crítica de trabalhos relevantes. O levantamento revela um crescimento do volume de pesquisas acerca de modelos não-clássicos que incorporam a incerteza, especialmente a lógica difusa (<em>fuzzy logic</em>) nos sistemas de RI. A evolução de sistemas baseados em lógicas não-clássicas, emergidas a partir da lógica clássica/booleana é discutida. Conclui com uma tentativa de responder a críticas contra o formalismo lógico e reconhece a evolução técnica e conceitual representada pela introdução de modelos lógicos não-clássicos no campo da RI.</p>2024-05-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47485Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação2023-07-27T19:44:34-03:00Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindadealessandra150196@hotmail.comHenry Poncio Cruz de Oliveirahenry.poncio@gmail.com<p>A Inteligência Artificial (IA) traz novos desafios para a aquisição de conhecimento.<strong> Objetivo</strong>: Discutir o impacto da Inteligência Artificial (IA) na competência em informação e a importância desta para o uso eficiente do ChatGPT em demandas informacionais, acadêmicas e científicas. <strong>Percurso metodológico</strong>: A pesquisa caracteriza-se como exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa e duas técnicas de coleta de dados, a saber, pesquisa bibliográfica e observação. <strong>Resultado</strong>: As pessoas podem utilizar o ChatGPT para suprir demandas informacionais simples (familiarizar-se com um novo conceito) e complexas (resumir dados). Essa ferramenta sintetiza conteúdos com informações imprecisas e “mente” para concluir tarefas. <strong>Conclusões</strong>: Para utilizar ferramentas de IA generativa como o ChatGPT de maneira eficaz e estratégica as pessoas precisam avaliar a sua necessidade de informação, avaliar o conteúdo disponibilizado (pois pode conter desinformações), fazer perguntas estratégicas e assertivas para direcionar IA e consultar outras fontes de informação. Portanto, a competência em informação, especificamente a ética da informação, é essencial para utilizar ferramentas de IA generativa que utilizam Processamento de Linguagem Natural (PLN) avançado como o ChatGPT em demandas informacionais, acadêmicas e científicas.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Comunicação científica. Competência em informação. Inteligência Artificial - IA. ChatGPT. Perplexity IA.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/46451Conjunto mínimo de dados da atenção à saúde (CMD): fundamentos, desenvolvimento e implementação2023-06-07T16:42:31-03:00Leandro Manassi Panitzlepanitz@gmail.comWaldecy Rodrigueswaldecy@uft.edu.br<p>O artigo discute a criação do Conjunto Mínimo de Dados da Atenção à Saúde (CMD) no Brasil, um sistema inspirado nos <em>Minimum Basic Data Set</em> (MBDS) internacionais. O objetivo é superar as limitações dos sistemas de informação da atenção à saúde existentes no país. A metodologia empregada é o relato de caso, com o intuito de detalhar os fundamentos e a construção e do CMD. A primeira etapa metodológica consistiu em uma revisão bibliográfica abrangente para entender o contexto teórico e prático dos MBDS. Em seguida, foi realizada uma revisão documental para relatar a construção, instituição e desenvolvimento do CMD. Instituído como um documento público, o CMD coleta dados de todos os estabelecimentos de saúde do país em cada contato assistencial, abrangendo tanto a rede pública quanto a privada. O CMD é parte da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), permitindo o compartilhamento de registros assistenciais entre diferentes pontos de atenção à saúde. O artigo conclui que o CMD tem o potencial de transformar a prestação de cuidados de saúde no Brasil, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões informada para a população, profissionais de saúde e formuladores de políticas.</p>2024-05-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42254Sistemas de apoio à decisão e gestão de recursos hídricos2022-12-26T15:15:49-03:00Marcus Vinícius Chiulle Pinheiro marcusvcpinheiro@gmail.comorandi mina falsarellaorandi@puc-campinas.edu.brPedro Henrique Mariosapedromariosa@ufam.edu.brDiego de Melo Contidiego.conti@puc-campinas.edu.brDuarcides Ferreira Mariosaduarcidesmariosa@puc-campinas.edu.br<p>Sustentabilidade é um tema complexo e de grande importância para acadêmicos, gestores e agentes das mais diversas áreas da sociedade. Visto de maneira mais ampla, tem como base ao menos três diferentes dimensões, a ambiental, a social e a econômica. Neste contexto, dentre os bens comuns ameaçados, a água desponta como principal recurso cerceado de incertezas quanto à sua disponibilidade futura. Para a gestão de recursos hídricos é importante possuir dados e informações para auxiliar no processo de tomada de decisão. Diante da quantidade de informações necessárias, duas Tecnologias da Informação e Comunicação emergentes podem ser úteis para a criação de um Sistema de Apoio a Decisão, a<em> Internet of Things</em> (IoT) e o Big Data. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo conceitual que represente um Sistema de Apoio à Decisão que utilize Tecnologias de Informação e Comunicação com o propósito de fornecer informações e subsídios para auxiliar o processo decisório na gestão de recursos hídricos dentro do espaço de uma bacia hidrográfica. Como resultado foi apresentado o modelo conceitual de SAD com base no ciclo da Inteligência Organizacional e Competitiva.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956Estratégias de metacognição e de metaletramento: 2022-09-01T23:13:37-03:00Maria Heldaiva Bezerra Pinheirohelda@unb.brKelley Cristine Gonçalves Dias Gasquekelleygasque@gmail.com<p>Neste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.</p>2024-03-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51471Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line2024-03-05T17:00:52-03:00Letícia Carvalho de Mattos Marinholelecmm@gmail.comJessica Norberto Rochajessicanorberto@yahoo.com.br<p>Visando compreender as relações entre acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line, conduzimos uma revisão bibliográfica sistematizada nas bases PublicAcessibilidade e Periódicos Capes. Após aplicação dos critérios de exclusão, analisamos 18 textos por meio da leitura integral e sua associação com o processamento textual dos seus resumos no software de análises qualitativas IRAMUTEQ. Cinco classes emergiram: 1, Visitantes com deficiência: experiência e informação on-line; 2, Tecnologias digitais e provisão de acessibilidade; 3, Websites: técnicas e ferramentas de acessibilidade; 4, Perspectivas educacionais; 5, Desenvolvimento, implementação e interpretação de exposições on-line. Os resultados indicam práticas e tendências na promoção de acessibilidade em museus on-line por meio de relatos de desenvolvimento e avaliação de websites e exposições, em uma perspectiva majoritariamente técnica, agregado a discussões teóricas e empíricas sobre a influência de recursos de acessibilidade na inclusão de PcD. Nos textos selecionados, identificamos, também, que há lacunas quando se trata da abordagem da experiência de visitação de PcD a exposições on-line. Frisamos, por fim, que apesar de extremamente importantes, as investigações nesse universo não devem se concentrar apenas em tecnicalidades, mas que ainda é necessário estudar, refletir e discutir implicações sociais e históricas dessa relação, especialmente para garantir que PcD sejam protagonistas e participantes ativos tanto da prática, quanto da teoria.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51149Improvisação organizacional como campo de estudo2024-02-06T15:09:41-03:00Murilo Roberto Jesus Maganhamurilorjm@hotmail.com<p>Para permanecer competitivo nos ambientes altamente dinâmicos, as empresas muitas vezes precisam atuar rapidamente. A partir da improvisação, as organizações conseguem criar e gerar novas ideias para resolver um determinado problema, em eventos que é necessário a atuação imediata, ou seja, a improvisação é a concepção espontânea em tempo real e a execução de uma resposta nova a uma situação que está além das fronteiras para as quais um sistema não se preparou. Este artigo tem como objetivo fornecer um panorama do desenvolvimento das publicações científicas na temática de improvisação organizacional, um tópico de pesquisa de crescente interesse para a teoria das organizações. Do ponto de vista metodológico, o trabalho faz uso da análise bibliométrica, sendo caracterizado como estudo quantitativo, descritivo, desenvolvido a partir de uma avaliação de material bibliográfico. Foram verificadas publicações científicas no período de 1990 a 2023, por meio dos dados recolhidos na base de dados Scopus (Elsevier). A seleção dos trabalhos se deu a partir da combinação de termos em inglês que estivessem contidos no título, resumo e palavras-chave das publicações. Espera-se que esse estudo seja uma base e ponto de partida para pesquisadores de assuntos organizacionais que pretendem se envolver nessa temática.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47832Proposição de melhoria para elevação da maturidade da gestão do conhecimento em redes confessionais de ensino2023-08-24T16:05:11-03:00Renato de Aguiar Corrêareaguiar@gmail.comJurema Suely de Araújo Nery Ribeirojurema.nery@gmail.comFábio Corrêafabiocontact@gmail.comFrederico Giffoni de Carvalho Dutrafgcdutra@gmail.comJosiane da Costa Vieira Rezendejosiane.rezende@fumec.br<p>Este estudo se concentra na aplicação prática da gestão do conhecimento em Redes Confessionais de Ensino em Belo Horizonte MG. Este estudo tem como objetivo principal propor estratégias de melhoria para elevar o nível de maturidade da gestão do conhecimento, com o potencial de impulsionar o desempenho institucional e o impacto educacional dessas organizações. Buscou-se identificar e analisar o nível atual de maturidade da GC em tais instituições, além de propor melhorias práticas com base nos resultados obtidos. No desenvolvimento metodológico, aplicou-se uma pesquisa on-line, cujos dados foram analisados de acordo com os critérios de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Alfa de Cronbach e r de Pearson, juntamente com o p-valor, garantindo a dimensionalidade, confiabilidade e validade dos resultados. Após a avaliação, foi revelado que as redes estão no nível 3 de maturidade em GC, correspondendo a um estágio inicial, no qual a importância do conhecimento é reconhecida, e um gerenciamento mais efetivo começa a ser buscado. Algumas proposições de melhoria apresentadas neste artigo podem servir como um guia para instituições que almejarem otimizar a gestão do conhecimento e, consequentemente, aumentarem seu impacto e eficácia.</p>2024-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/46555Informação e Interseccionalidade na Biblioteconomia2023-06-18T20:50:14-03:00Andreia Sousa da Silvaandreia.ssilva@gmail.comRodrigo de Salesrodrigo.sales.s@gmail.com<p>O presente artigo apresenta um panorama discursivo que busca apresentar à pessoa leitora um cenário possível e emergente na busca pela construção de um contexto epistêmico-político interseccional na Biblioteconomia brasileira. Tem como objetivo apresentar a representatividade política social e informacional de Audre Lorde nos movimentos sociais, destacando a forma como se constroem as narrativas alinhados aos marcadores sociais apontados, na Biblioteconomia brasileira. Como aspectos metodológicos deste estudo, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, de caráter documental e exploratório, acessando produções de Audre Lorde e outras intelectuais negras interseccionais, além de estudos produzidos na Biblioteconomia sobre classe, raça e gênero. Por fim, apontamos que na Biblioteconomia, a busca pelo fortalecimento de novas discussões teóricas é um exemplo da necessidade do uso da interseccionalidade enquanto ferramenta analítica, visto que a hegemonia de certas teorias na formação da pessoa bibliotecária contribui/contribuiu para o crescente das desigualdades sociais, perpetuando a ausência de discussões interseccionais na prática da pessoa bibliotecária.</p>2024-07-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/45062Catalogação de esculturas tumulares2023-03-06T16:59:41-03:00Vivian Rosa Stortivivi.storti@hotmail.comZaira Regina Zafalonzzafalon@gmail.com<p>Esculturas tumulares são expressões artísticas presentes em cemitérios e que apresentam rico contexto histórico sobre determinadas épocas. O valor artístico atribuídos a estas esculturas faz com que estes cemitérios se consagrem como fontes para estudos em diversas áreas. Com a questão de como a catalogação pode contribuir para que as esculturas tumulares sejam compreendidas como fontes de informação, este artigo é construído sob o objetivo de establecer diretrizes de catalogação e de definição de metadados aplicáveis a esculturas tumulares<strong> </strong>Faz uso de levantamento bibliográfico. Os trabalhos selecionados forneceram a base para identificação dos elementos de metadados para esculturas tumulares. Para seleção dos padrões de metadados é apresentado o universo criado por Riley (2009-2010) do qual 3 padrões foram utilizados para realizar a catalogação de 3 esculturas tumulares. Consequente à catalogação uma breve análise é apresentada para discorrer sobre o comportamento dos elementos identificados. Como resultado apresenta-se que os elementos de metadados identificados são aplicáveis para a catalogação de esculturas tumulares e contribuem para a estruturação do acervo em cemitérios que desejam explorar a identidade e a compreensão destas esculturas pela sociedade<em>.</em></p>2024-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/41592Comportamentos e valores informacionais durante a pandemia de COVID-19.2023-04-26T19:43:34-03:00Christine Conceição Gonçalvesgoncalves.christine@gmail.comRicardo Rodrigues Barbosarrbarb@gmail.com<p>Este trabalho apresenta resultados de um estudo, com 2.785 participantes, sobre comportamentos e valores informacionais em saúde no cenário brasileiro durante a pandemia de COVID-19. Tais comportamentos e valores referentes à informação são: proatividade, transparência, integridade, compartilhamento, monitoramento, formalidade e uso. Os dados coletados para este estudo foram obtidos mediante a aplicação de um questionário distribuído via <em>e-mail</em>, <em>Facebook</em>, <em>Instagram</em> e <em>WhatsApp</em>. Os resultados mostram que a integridade da informação é a dimensão de maior atenção por parte dos respondentes, seguida pelo uso da informação, proatividade em relação à informação, monitoramento da informação, formalidade quanto ao uso da informação, compartilhamento da informação e transparência quanto ao uso da informação.</p>2024-09-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51478Entre regimes de informação e desinformação2024-03-05T08:38:23-03:00Juliana Ferreira Marquesjulifmarques@servidor.uepb.edu.brEdvaldo Carvalho Alvesedvaldocalves@gmail.com<p>Permeados por uma conjuntura que contempla relações humanas, sistemas de inteligência artificial e plataformas sociodigitais, os diversos modos de produção, compartilhamento e acesso às informações na contemporaneidade são marcados por uma ambiência de poder e política que, enquanto recurso estratégico, sustenta contextos socioculturais e modos de governança mediados pela desinformação. Diante disso, foi concebida essa pesquisa teórica e descritiva, com o objetivo de apresentar os principais elementos que, a partir da interface teórica que conecta conceitos de desinformação e regime de informação, compõem o que seria um regime de desinformação. Do ponto de vista epistemológico esse estudo oferece um novo olhar para este conceito apresentado com evidência, sobretudo, na Ciência da Informação: o regime de informação, na tentativa de adequá-lo a um ambiente social no qual a desinformação opera na transformação de estruturas e de noções estabelecidas ao longo do tempo.</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51223Os esqueletos indígenas de Santa Catarina2024-02-12T13:34:37-03:00Luciana Bergamo Marquesbergamota.marques@gmail.comCezar Karpinskicezarkarpinski@gmail.com<p>Considera a análise crítica dos discursos evocados pelo patrimônio bibliográfico, por parte do profissional da informação bibliotecário, subsídio para a mediação e a apropriação da informação condizentes com o diálogo entre os atores sociais implicados. Aborda a literatura utilizada na compreensão do conceito de patrimônio e da teoria da Análise de Discurso (AD). Apresenta o exercício de AD sobre “Breve noticia sobre tres esqueletos de indigenas brasilienses da Província de Santa Catharina (Brasil)”, de 1867, parte do patrimônio bibliográfico catarinense constante na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem o objetivo de ilustrar o estudo dos significados dos discursos presentes nas obras raras, pelo bibliotecário curador, posto que esse também produz sentidos como mediador da informação. Conclui que identificar a ideologia veiculada na comunicação científica nacional do século XIX pode ser útil na verificação de discursos que subsistem, o que possibilita a mediação especializada, capaz de favorecer a apropriação da informação e contribuir para a conscientização para injustiças sociais que precisam ser reparadas.</p>2024-11-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação