https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/issue/feed Perspectivas em Ciência da Informação 2024-02-29T00:00:00-03:00 Lorena Tavares de Paula pci@eci.ufmg.br Open Journal Systems <p>A revista Perspectivas em Ciência da Informação é uma publicação em fluxo contínuo da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi lançada em 1996 em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG com a publicação de um volume com quatro números anuais. Ela aderiu ao fluxo contínuo de publicações em 2023. Divulga artigos científicos, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas nas áreas de Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins.<br /><br /><strong>Sua classificação Qualis – CAPES (2017-2020):</strong></p> <ul> <li>A2 – Comunicação e Informação e demais áreas do conhecimento</li> </ul> <p>A Perspectivas em Ciência da Informação está disponível em Open Access (Acesso Aberto), no sistema Open Journal Systems (OJS), antigamente chamado de Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) e não possui nenhum outro domínio ou endereço eletrônico.</p> <p>Os autores que desejarem submeter artigos para a revista podem obter mais informações em "<a href="https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para os autores</a>"</p> <p>Convidamos os leitores a se cadastrarem no serviço de <a href="https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/user/register">notificação</a> de publicação da revista. O cadastro permitirá ao leitor receber o Sumário via e-mail para cada nova edição.</p> <p>ISSN: 1413-9936 (impresso)<br /> 1981-5344 (eletrônico)</p> https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40956 Estratégias de metacognição e de metaletramento: 2022-09-01T23:13:37-03:00 Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro helda@unb.br Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque kelleygasque@gmail.com <p>Neste artigo, resultado de pesquisa de doutorado, objetiva-se analisar a incidência da metacognição e do metaletramento no comportamento informacional dos professores do Instituto Federal de Brasília (IFB) na formação continuada em serviço. Como fundamentação teórica, foram aplicadas a estrutura do metaletramento, proposta por Tom Mackey e Trudi Jacobson, e as estratégias metacognitivas associadas ao LI, desenvolvidas por Kelley Gasque. A abordagem metodológica adotada neste estudo é empírica e quali-quantitativa com o emprego de pesquisa exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista com um Grupo Focal On-line. O questionário obteve 110 respostas; a entrevista com Grupo Focal foi realizada com sete professores. O tratamento dos dados ocorreu por meio de estudo estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores aprimoram a capacidade de avaliar o valor da informação, refletem sobre a complexidade das tarefas e desenvolvem estratégias para facilitar a aprendizagem. Além disso, percebem de maneira positiva as atividades relacionadas ao comportamento informacional. Eles afirmam que, ao reconhecerem lacunas no conhecimento, buscam ajuda de especialistas. Assim, observa-se que há indícios de estratégias metacognitivas no comportamento informacional dos docentes. Já no que se refere ao metaletramento, as estratégias necessitam ser potencializadas.</p> 2024-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47485 Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação 2023-07-27T19:44:34-03:00 Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade alessandra150196@hotmail.com Henry Poncio Cruz de Oliveira henry.poncio@gmail.com <p>A Inteligência Artificial (IA) traz novos desafios para a aquisição de conhecimento.<strong> Objetivo</strong>: Discutir o impacto da Inteligência Artificial (IA) na competência em informação e a importância desta para o uso eficiente do ChatGPT em demandas informacionais, acadêmicas e científicas. <strong>Percurso metodológico</strong>: A pesquisa caracteriza-se como exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa e duas técnicas de coleta de dados, a saber, pesquisa bibliográfica e observação. <strong>Resultado</strong>: As pessoas podem utilizar o ChatGPT para suprir demandas informacionais simples (familiarizar-se com um novo conceito) e complexas (resumir dados). Essa ferramenta sintetiza conteúdos com informações imprecisas e “mente” para concluir tarefas. <strong>Conclusões</strong>: Para utilizar ferramentas de IA generativa como o ChatGPT de maneira eficaz e estratégica as pessoas precisam avaliar a sua necessidade de informação, avaliar o conteúdo disponibilizado (pois pode conter desinformações), fazer perguntas estratégicas e assertivas para direcionar IA e consultar outras fontes de informação. Portanto, a competência em informação, especificamente a ética da informação, é essencial para utilizar ferramentas de IA generativa que utilizam Processamento de Linguagem Natural (PLN) avançado como o ChatGPT em demandas informacionais, acadêmicas e científicas.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Comunicação científica. Competência em informação. Inteligência Artificial - IA. ChatGPT. Perplexity IA.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42254 Sistemas de apoio à decisão e gestão de recursos hídricos 2022-12-26T15:15:49-03:00 Marcus Vinícius Chiulle Pinheiro marcusvcpinheiro@gmail.com orandi mina falsarella orandi@puc-campinas.edu.br Pedro Henrique Mariosa pedromariosa@ufam.edu.br Diego de Melo Conti diego.conti@puc-campinas.edu.br Duarcides Ferreira Mariosa duarcidesmariosa@puc-campinas.edu.br <p>Sustentabilidade é um tema complexo e de grande importância para acadêmicos, gestores e agentes das mais diversas áreas da sociedade. Visto de maneira mais ampla, tem como base ao menos três diferentes dimensões, a ambiental, a social e a econômica. Neste contexto, dentre os bens comuns ameaçados, a água desponta como principal recurso cerceado de incertezas quanto à sua disponibilidade futura. Para a gestão de recursos hídricos é importante possuir dados e informações para auxiliar no processo de tomada de decisão. Diante da quantidade de informações necessárias, duas Tecnologias da Informação e Comunicação emergentes podem ser úteis para a criação de um Sistema de Apoio a Decisão, a<em> Internet of Things</em> (IoT) e o Big Data. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo conceitual que represente um Sistema de Apoio à Decisão que utilize Tecnologias de Informação e Comunicação com o propósito de fornecer informações e subsídios para auxiliar o processo decisório na gestão de recursos hídricos dentro do espaço de uma bacia hidrográfica. Como resultado foi apresentado o modelo conceitual de SAD com base no ciclo da Inteligência Organizacional e Competitiva.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47832 Proposição de melhoria para elevação da maturidade da gestão do conhecimento em redes confessionais de ensino 2023-08-24T16:05:11-03:00 Renato de Aguiar Corrêa reaguiar@gmail.com Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro jurema.nery@gmail.com Fábio Corrêa fabiocontact@gmail.com Frederico Giffoni de Carvalho Dutra fgcdutra@gmail.com Josiane da Costa Vieira Rezende josiane.rezende@fumec.br <p>Este estudo se concentra na aplicação prática da gestão do conhecimento em Redes Confessionais de Ensino em Belo Horizonte MG. Este estudo tem como objetivo principal propor estratégias de melhoria para elevar o nível de maturidade da gestão do conhecimento, com o potencial de impulsionar o desempenho institucional e o impacto educacional dessas organizações. Buscou-se identificar e analisar o nível atual de maturidade da GC em tais instituições, além de propor melhorias práticas com base nos resultados obtidos. No desenvolvimento metodológico, aplicou-se uma pesquisa on-line, cujos dados foram analisados de acordo com os critérios de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Alfa de Cronbach e r de Pearson, juntamente com o p-valor, garantindo a dimensionalidade, confiabilidade e validade dos resultados. Após a avaliação, foi revelado que as redes estão no nível 3 de maturidade em GC, correspondendo a um estágio inicial, no qual a importância do conhecimento é reconhecida, e um gerenciamento mais efetivo começa a ser buscado. Algumas proposições de melhoria apresentadas neste artigo podem servir como um guia para instituições que almejarem otimizar a gestão do conhecimento e, consequentemente, aumentarem seu impacto e eficácia.</p> 2024-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/45788 Elementos formais para co-criação de valor em serviços informacionais 2023-04-11T18:42:54-03:00 Murilo Mauro Silveira willscut2@hotmail.com Gregório Varvakis grego@deps.ufsc.br <p>Objetiva-se identificar processos/elementos de co-criação de valor em serviços informacionais na perspectiva de bibliotecários e usuários de bibliotecas jurídicas. Justifica-se pela carência de estudos que abordem elementos formais para entendimentos de promoção da co-criação de valor nestas Unidades de Informação (UI). Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, cujo procedimento para investigação foi a entrevista semiestruturada. Como resultados, foram identificados elementos/processos de co-criação de valor em serviços informacionais investigados em bibliotecas jurídicas de Ministérios Públicos do Brasil. Conhecer os elementos de co-criação de valor sob o ponto de vista da biblioteca e do usuário, é ter a possibilidade de ser construir instrumentos que possibilitem a gestão destes achados.</p> 2024-04-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Murilo Mauro Silveira; Gregório Varvakis https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25203 Compartilhamento do conhecimento em incubadoras de empresas: análise de um portfólio bibliográfico 2023-01-25T12:48:25-03:00 Bruna Hernandes Scarabelli scarabellibruna@gmail.com Rejane Sartori rejane.sartori@unicesumar.edu.br Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia arthur.urpia@unicesumar.edu.br <p>A inovação é um catalisador para que as empresas criem e desenvolvam vantagens competitivas, e uma das formas para viabilizar a inovação nas corporações é com o compartilhamento do conhecimento, que é um dos principais processos da Gestão do Conhecimento. Existem locais planejados para que ocorram o compartilhamento do conhecimento e a inovação, como, por exemplo, as incubadoras de empresas. As incubadoras de empresas oferecem suporte para as empresas incubadas desenvolverem vantagens competitivas, possibilitado pelo compartilhamento do conhecimento. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar como os temas compartilhamento do conhecimento e incubadoras de empresas vêm sendo explorados em pesquisas nacionais e internacionais. Esta pesquisa classifica-se como bibliográfica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Os resultados revelam estudos que relacionam essas temáticas, os quais foram divididos em cinco grupos distintos: como ocorre o compartilhamento do conhecimento, benefícios dos habitats de inovação, efeitos do conhecimento para a inovação, rede e relações e fatores que influenciam no compartilhamento do conhecimento.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/46715 Fotografia nos arquivos 2023-06-30T23:46:36-03:00 Bruno Henrique Machado machadobrunohenrique@gmail.com Telma Campanha de Carvalho Madio telma.madio@unesp.br <p>A fotografia institucional, assim como qualquer outro documento, deveria seguir normas formais e procedimentos técnicos institucionalizados para sua produção enquanto documento de arquivo. Nesse sentido, o presente texto tem por objetivo apresentar, de modo teórico, as abordagens dispensadas às fotografias, sejam elas analógicas ou digitais, em ambiente institucional; além de tangenciar algumas orientações para a manutenção arquivística desses documentos. Dessa maneira, foram analisadas algumas propostas de projetos que procuram manter as fotografias institucionais como documento de arquivo, a saber: o projeto internacional International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems (InterPARES), e o projeto nacional referente às resoluções e recomendações da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) e Arquivo Nacional do Brasil. Como resultado, foi possível identificar, nas recomendações, que há um consenso acerca das preocupações de manutenção dessas fotografias institucionais, conforme orienta a Arquivologia. Dessa forma, conclui-se que somente será possível atribuir sentido de documento de arquivo para as fotografias, nas instituições que estão totalmente engajadas na gestão de documentos, promovendo a manutenção dos vínculos existentes com os contextos de produção, circulação e uso.</p> 2024-03-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas em Ciência da Informação