Mapeamento Relacional entre padrões de metadados educacionais
Palavras-chave:
Metadados. Catalogação. Mapeamento. Indexação Automática. Objetos de Aprendizagem.Resumo
A diversidade de formatos utilizados para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem contribui para que o processo de recuperação de informação relevante permaneça sendo um grande desafio para a Ciência da Informação e a Ciência da Computação. A adoção de metadados para a catalogação destes recursos vem sendo utilizada tanto em âmbito nacional quanto internacional. No entanto, não existe um consenso sobre qual é o melhor padrão de metadados. Tem como objetivo apresentar um mapeamento relacional entre principais padrões de metadados utilizados pelos repositórios de objetos de aprendizagem. A metodologia utilizada se fundamenta em análise exploratória e analítica de repositórios de objetos de aprendizagem para identificar os metadados de cada iniciativa e propor um modelo de correlação entre os padrões. Os resultados apontam que os padrões Dublin Core e LOM são referências para outros padrões de metadados. Assim, o mapeamento foi realizado a partir de uma correspondência entre esses padrões e para a validação foram analisados 140 objetos de aprendizagem disponíveis em repositórios na Web. Conclui-se que é possível estabelecer um modelo de correlação entre os metadados com um número significativo de elementos para colaborar com o processo de indexação automática e aprimorar a recuperação de informação.Downloads
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Publicado
2018-09-21
Como Citar
Vieira Pöttker, L. M., Ferneda, E., & Moreiro-González, J. A. (2018). Mapeamento Relacional entre padrões de metadados educacionais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(3), 25–38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22569
Edição
Seção
Artigos