Mapeamento Relacional entre padrões de metadados educacionais

Autores

  • Luciana Maria Vieira Pöttker Docente do Instituto Federal do Paraná - campus Londrina Doutoranda em Ciência da Informação - UNESP/Marília
  • Edberto Ferneda Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP-Marília
  • José Antonio Moreiro-González Catedrático de Biblioteconomia e Documentação e atual Defensor Universitário da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M).

Palavras-chave:

Metadados. Catalogação. Mapeamento. Indexação Automática. Objetos de Aprendizagem.

Resumo

A diversidade de formatos utilizados para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem contribui para que o processo de recuperação de informação relevante permaneça sendo um grande desafio para a Ciência da Informação e a Ciência da Computação. A adoção de metadados para a catalogação destes recursos vem sendo utilizada tanto em âmbito nacional quanto internacional. No entanto, não existe um consenso sobre qual é o melhor padrão de metadados. Tem como objetivo apresentar um mapeamento relacional entre principais padrões de metadados utilizados pelos repositórios de objetos de aprendizagem. A metodologia utilizada se fundamenta em análise exploratória e analítica de repositórios de objetos de aprendizagem para identificar os metadados de cada iniciativa e propor um modelo de correlação entre os padrões. Os resultados apontam que os padrões Dublin Core e LOM são referências para outros padrões de metadados. Assim, o mapeamento foi realizado a partir de uma correspondência entre esses padrões e para a validação foram analisados 140 objetos de aprendizagem disponíveis em repositórios na Web. Conclui-se que é possível estabelecer um modelo de correlação entre os metadados com um número significativo de elementos para colaborar com o processo de indexação automática e aprimorar a recuperação de informação.

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Biografia do Autor

Luciana Maria Vieira Pöttker, Docente do Instituto Federal do Paraná - campus Londrina Doutoranda em Ciência da Informação - UNESP/Marília

Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus Londrina. Doutoranda em Ciência da Informação - UNESP/Marília.

Edberto Ferneda, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP-Marília

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista 'Júlio Mesquita Filho' (UNESP) - Campus Marília. Pós-doutor pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo.

José Antonio Moreiro-González, Catedrático de Biblioteconomia e Documentação e atual Defensor Universitário da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M).

Catedrático de Biblioteconomia e Documentação e atual Defensor Universitário da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M). Pós- doutor pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor pela Universidad Nacional de Educación à Distancia -UNED - Espanha.

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

Vieira Pöttker, L. M., Ferneda, E., & Moreiro-González, J. A. (2018). Mapeamento Relacional entre padrões de metadados educacionais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(3), 25–38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22569

Edição

Seção

Artigos