Influência de fatores individuais no uso de bibliotecas digitais: o caso do Portal de Periódicos da Capes

Autores

  • Wesley Rodrigo Fernandes Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón Escola de Ciência da Informação da UFMG

Palavras-chave:

Bibliotecas digitais, Periódicos eletrônicos, Comunicação científica, Portal de Periódicos Capes, Estudos de Usuários

Resumo

Este artigo investigou usuários e não-usuários do Portal de Periódicos da Capes com o objetivo de identificar variáveis independentes determinantes para sua utilização ou não. Como procedimento metodológico foi adotado um web survey, enviado a 14.763 docentes de 17 universidades federais brasileiras, que continha questões referentes às características pessoais, características profissionais, suas atitudes em relação aos periódicos impressos versus eletrônicos e a descoberta dos motivos dos docentes ao utilizar a Internet. Os resultados observados indicam, no que diz respeito às características pessoais, que a variável sexo não é determinantes para a utilização do Portal. Já a variável idade apresenta-se como determinante para sua utilização. No que diz respeito às características profissionais ficou evidenciado que as variáveis área do conhecimento, universidade e formação acadêmica são determinantes para sua utilização, já a variável região geográfica não se apresentou como uma variável determinante para a utilização do Portal. Outro comportamento observado foi a preferência pelas duas formas impressa e eletrônica simultaneamente pela maioria dos respondentes. As três principais finalidades de uso da Internet indicadas pelos docentes são realizar pesquisas acadêmicas, acessar e-mail e fazer compras respectivamente. Recomenda-se pesquisas qualitativas para melhor entendimento de alguns dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Fernandes, W. R., & Cendón, B. V. (2018). Influência de fatores individuais no uso de bibliotecas digitais: o caso do Portal de Periódicos da Capes. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(3), 39–66. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22570

Edição

Seção

Artigos