Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica

Autores

  • Théo Luz Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)
  • Leonardo Ensslin Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)
  • Clarissa Carneiro Mussi Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)

Resumo

Este estudo visa evidenciar o estado da arte do tema Avaliação de Desempenho de Serviços de Tecnologia da Informação (TI), utilizando o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) para seleção de um portfólio bibliográfico com reconhecimento científico e para este portfólio realizar uma análise bibliométrica. O processo possibilitou identificar 15 artigos relevantes e alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados internacionais, ISI e SCOPUS, publicados no período de 2003 e 2014. Além disso, evidenciou-se estatisticamente os artigos de mais prestígio científico, as palavras-chaves mais utilizadas, assim como os autores e os periódicos que mais publicaram sobre o tema de Avaliação de Desempenho de Serviços de TI. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para estudos voltados para o tema e para sua evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Théo Luz, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)

Mestre em Administração (Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul) Bacharel em Ciência da Computação (Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul)

Leonardo Ensslin, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)

Doutor em Engenharia Industrial e Sistemas (University of Southern California, USC) Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC) Graduado em Engenharia Mecânica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS)

Clarissa Carneiro Mussi, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)

Doutora em Administração (Universidade de São Paulo, FEA/USP) Mestre em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC) Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC)

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)

Doutorado em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC) Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC) Graduado em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC)

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Luz, T., Ensslin, L., Mussi, C. C., & Dutra, A. (2016). Avaliação de desempenho de serviços de tecnologia da informação: identificação do estado da arte por meio de um processo de pesquisa construtivista e análise bibliométrica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(2), 120–140. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23069

Edição

Seção

Artigos