A EMERGÊNCIA DA PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA POLÍTICA CURRICULAR MINEIRA:

UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

Resumo

A política curricular de Minas Gerais vem passando por alterações desde a primeira década do século XXI. Este artigo objetiva descrever e analisar como o conteúdo das “práticas corporais de aventura”, especificamente, é tratado nos documentos orientadores do currículo da educação física escolar da rede estadual de Minas Gerais, por meio de análise documental. Foi possível constatar a relevância do marco legal mineiro para a emergência do referido conteúdo nos documentos do Estado de Minas Gerais. Como resultado da pesquisa é possível inferir que a política curricular de Minas Gerais pode ser considerada inovadora com a inclusão das práticas de aventura. Acreditamos que a inclusão desse conteúdo no currículo da educação física pode favorecer uma educação para a vivência do lazer, além de induzir uma prática pedagógica que valorize os estudos do lazer no campo das práticas de aventura e, sobremaneira, em última análise, a educação ambiental.

Palavras-Chave: Currículo. Atividades de lazer. Educação física escolar. Práticas corporais de aventura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liege Coutinho Goulart Dornellas, UNIPAC-GV

Doutora em Educação pela UFES (2016-2020). Mestre em Educação pela UFJF (2009-2011) e Especialista em Treinamento Desportivo (2003). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF ( 2002). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIUBE (2016). Integrante como pesquisadora externa do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS) vinculado a UFJF-GV. Experiência como docente (substituta) no curso de Bacharelado em Educação Física na UFJF/GV (2018-2019). Ministrando as disciplinas. Dimensões Éticas, Estudos do Lazer, Política Pública do Esporte e Lazer e Recreação e Jogos e Natação. Docente titular na UNIPAC- GV, (desde 2008),sendo docente do curso de Licenciatura em Educação Física com experiências nas disciplinas: Didática, Didática da Educação Física, Educação Física no Ensino Fundamental nos Anos Finais, Estágio I e Estágio II, Políticas Educacionais da Educação Básica, Projeto de Pesquisa, Ensino de Educação Física para Portadores de Necessidades Especiais , Prática Pedagógica com ênfase em Educação para Portadores de Necessidades Especiais, Organização de Eventos Escolares, Natação, Treinamento Desportivo e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Experiência docente no curso de Bacharelado em Educação Física da UNIPAC-GV e no curso de Enfermagem da mesma Instituição. Experiência no cargo de Analista Educacional da SRE-MG na cidade de Governador Valadares (2014-2015) e no cargo administrativo de Assistente de Supervisão de Estágio (2011-2013) e Assessor II-B ( 2013). É docente de Educação Física, efetiva, da Secretaria Estadual de Educação-SEE do Estado de Minas Gerais desde 2002.

Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID-UFJF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em associação plena UFV-UFJF. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (Mestrado) da UFJF-GV (Área de concentração: Biociências; Linha de Pesquisa: Avaliação. Promoção e Intervenção em Saúde). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Núcleo de estudos, Corpo, Educação Física e Sociedade (NECOS) atuando no estudo e produção do conhecimento na intersecção da Educação Física com aspectos teórico-metodológicos das Ciências Humanas e Sociais a partir de articulações temáticas entre: corpo, práticas corporais, lazer, cultura, sociedade, gênero e imagem corporal. Membro do NICTA - Núcleo Interprofissional de Estudos e Pesquisas em Imagem Corporal e Transtornos Alimentares, que atua no campo de estudos e pesquisas em imagem corporal e transtornos alimentares. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, atividades circenses, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, lazer, ginástica, dança, atividades circenses, atletas, comportamento alimentar, adolescentes e crianças

Sarah Teixeira Soutto Mayor, Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF Campus Avançado Governador Valadres

Professora adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus Governador Valadares). Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), pelo PDSE/CAPES. Integra o GEFUT/ UFMG (Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas), onde desenvolve pesquisas sobre a história do futebol em Minas Gerais; o ORICOLÉ/ UFMG (Laboratório de Pesquisa sobre atuação e formação profissional em Lazer); o GEPCAF/UFJF-GV (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências aplicadas ao Futebol); e o NECOS/UFJF (Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade). Tem interesse em pesquisas que abordam os aspectos históricos e sociais da Educação Física, do Esporte e do Lazer e suas interfaces com estudos latino-americanos.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Coutinho Goulart Dornellas, L., Mockdece Neves, C., & Teixeira Soutto Mayor, S. (2021). A EMERGÊNCIA DA PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA POLÍTICA CURRICULAR MINEIRA:: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 8(3), 61–79. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/34165