A Celeuma em Torno da Temática do Planejamento Didático-Pedagógico: Definição e Caracterização de seus Elementos Constituintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u7196

Palavras-chave:

estratégia didática, metodologia, recursos didáticos, método, técnica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os diferentes sentidos que os elementos do planejamento didático-pedagógico têm assumido nos trabalhos da área de Ensino de Ciências e propor, a partir de uma perspectiva crítica, a delimitação de seus elementos constituintes essenciais, bem como suas definições. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura que envolveu a análise de 403 trabalhos oriundos: de periódicos da área de Ensino nos estratos A1 e A2; de anais de eventos da área de Ensino e Educação; e do catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionados trabalhos relativos aos anos de 2012 a 2016. Constatou-se a ausência de equivalência terminológica para os termos estratégia, metodologia, método, técnica e recurso. Além disso, a maioria absoluta dos trabalhos utiliza esses termos desvinculados de definições e referenciais teóricos. Posteriormente, propôs-se definições, teoricamente fundamentadas, para cada um dos termos no contexto do planejamento. Defende-se que a abordagem metodológica orienta o processo de ensino e aprendizagem e consiste em um elemento essencial do planejamento, que envolve a explicitação de concepções de fundo sobre o ensino e a aprendizagem, a natureza da ciência e o papel social da educação escolar. Por isso, o planejamento necessita ser um ato consciente do professor, em que ele explicita e se conscientiza sobre a abordagem metodológica a ser adotada. Essa abordagem orientará a delimitação dos objetivos de aprendizagem, a seleção e a estruturação das estratégias didáticas e de avaliação, bem como os recursos didáticos e materiais de aprendizagem demandados.

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Biografia do Autor

Milena Alves, Universidade Estadual Paulista (UNESP) / Faculdade de Ciências - Campus Bauru

Licenciada em Química pelo Instituto de Química, Unesp, Campus Araraquara. Mestre em Química pelo Instituto de Química, Unesp, Campus Araraquara, com foco no planejamento do professor, suas características e elementos. Doutoranda em Educação em Ciências para a Ciência pela Faculdade de Ciências, Unesp, Campus Bauru.

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Publicado

2020-02-21 — Atualizado em 2020-10-26

Versões

Como Citar

Alves, M., & Bego, A. M. (2020). A Celeuma em Torno da Temática do Planejamento Didático-Pedagógico: Definição e Caracterização de seus Elementos Constituintes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 71–96. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u7196 (Original work published 21º de fevereiro de 2020)

Edição

Seção

Artigos