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2021. Este trabalho apresenta as conceções de estudantes portugueses em formação inicial de professores sobre a evolução, a origem da vida e o ensino da evolução. Para tal, foi aplicado a 41 estudantes um inquérito adaptado a partir do questionário BIOHEAD-CITIZEN. Os resultados mostram que os estudantes possuem crenças religiosas diversificadas, sendo a maior parte deístas. Apresentam principalmente conceções evolucionistas, sendo raras as conceções criacionistas dogmáticas. As conceções evolucionistas são superiores à proporção encontrada em participantes de outros estudos e, tal outros trabalhos evidenciam, coabitam com diversas crenças religiosas. Contudo, as reflexões dos estudantes em formação inicial de professores sobre a perspetiva da origem das espécies que defendem, mostram falhas na compreensão dos mecanismos da evolução. Apesar das conceções evolucionistas serem dominantes, a maioria dos estudantes considera também que os professores devem ensinar a evolução e o criacionismo ao mesmo tempo, de modo a deixar os alunos decidir sobre a posição que advogam sobre a origem das espécies. Dada a importância da evolução para a compreensão da natureza da ciência e os processos em biologia, este trabalho evidencia a necessidade do reforço da formação sobre evolução dos futuros professores. Brazilian Journal of Research in Science Education. 20, u (Jan. 2021), 1339–1362. DOI:https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362.