https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/issue/feed Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 2024-11-10T21:43:11-03:00 Equipe Editorial rbpeceditoria@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.</p> <p>Atualmente, está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).</p> <p>e-ISSN: 1984-2686 ISSN:1806-5104</p> https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46231 A Prática de Docentes Universitários no Ensino de Botânica Para a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza 2023-08-14T12:27:32-03:00 Rafaella Migliavacca Marchioretto rafaellamm@live.com Maria Cecilia de Chiara Moço mcecilia.moco@ufrgs.br <p>A proposta deste trabalho foi identificar e avaliar as estratégias de ensino do docente universitário do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas a fim de capacitar o licenciando na transposição do conteúdo de botânica do Ensino Superior para a Educação Básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito docentes que ministram aulas de botânica. Foi realizada a Análise de Conteúdo com auxílio do software NVivo, e as respostas foram classificadas em quatro categorias. Algumas subcategorias foram definidas previamente, porém novas subcategorias emergiram da análise. Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados não costuma participar de formação continuada e baseia sua prática pedagógica no exemplo de seus professores e em sua própria experiência. A estratégia didática mais utilizada é a aula teórica expositiva seguida de aula prática. De forma geral, os entrevistados fazem adaptações parciais nas estratégias usadas em suas aulas pensando na licenciatura. Dentre as seis atividades propostas como Prática como Componente Curricular (PCC), quatro são focadas no conhecimento biológico ou científico do aluno e duas tratam explicitamente da transposição de conhecimentos para a Educação Básica. Os resultados desta pesquisa indicam que a inclusão das PCCs foi positiva para os licenciandos, mas ressalta que ainda é necessário investir na formação pedagógica dos docentes do Ensino Superior.</p> 2024-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rafaella Migliavacca Marchioretto, Maria Cecilia de Chiara Moço https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47798 Plataformização da Verdade: Os Grupos Discursivos Sobre Vacinação Contra COVID-19 no Twitter 2023-08-29T18:39:34-03:00 Bárbara Tauffner de Souza tauffner.barbara@gmail.com Rochele de Quadros Loguercio rochelel@gmail.com <p>Este trabalho discute a relação entre vontade de verdade sobre vacinação contra COVID-19 e os diferentes grupos discursivos na dita sociedade da plataforma no Twitter. Especificamente, realiza-se essa pesquisa a partir da (1) compreensão da estrutura da rede a partir da Análise de Redes Sociais e (2) da avaliação de falas dos grupos a partir da proposição do conceito analítico “plataformização da verdade”. Tanto a proposição deste conceito quanto a contextualização desta pesquisa parte de ferramentas de Michel Foucault. São utilizados métodos mistos para analisar dados coletados sobre vacinação de dezembro de 2020 até 17 de janeiro de 2021 no Twitter. Se utilizou a Análise de Redes Sociais para avaliar a composição dos retweets sobre a temática, sendo capaz de identificar os grupos antagônicos na rede. Em seguida, o conceito de plataformização da verdade é exercitado para qualificar o conteúdo de um recorte da amostra coletada. Os resultados apontam que foram evidenciados dois grupos discursivos na plataforma de rede social, sendo apontado um cluster com caráter antivacina e dois clusters formadores da ala pró-vacina. A ala pró-vacina apresenta diferentes maneiras de disseminar a vontade de verdade a favor da vacinação, sendo um grupo utilizador de humor e memes e outro grupo de uma linguagem majoritariamente científica, jornalística e/ou política. No caso do grupo antivacina, o discurso é de desconfiança com as vacinas que combatem o coronavírus, especialmente a CoronaVac. Como limitação, tem-se que a coleta de dados é feita a partir de um recorte da mídia social sobre determinado assunto, o que não retrata a totalidade do conteúdo presente na plataforma sobre tal.</p> 2024-02-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51266 Platformization of Truth: Covid-19 Vaccination Discursive Groups on Twitter 2024-02-16T21:51:22-03:00 Bárbara Tauffner de Souza tauffner.barbara@gmail.com Rochele de Quadros Loguercio rochelel@gmail.com <p>This work discusses the relationship between the will for truth regarding COVID-19 vaccination and the different discursive groups in the so-called society of platform on Twitter. Specifically, this research is conducted through (1) understanding the network structure through Social Network Analysis and (2) evaluating the discourses of the groups based on the analytical concept of ‘plataformization of truth.’ Both the proposition of this concept and the contextualization of this research are rooted in Michel Foucault’s tools. Mixed methods are used to analyze the data collected on vaccination from December 2020 to January 17, 2021, on Twitter. Social Network Analysis was used to assess the composition of retweets on the topic, enabling the identification of antagonistic groups in the network. Subsequently, the concept of platformzation of truth is applied to qualify the content of a subset of the collected sample. The results indicate that two discursive groups were evident on the social network platform, with one cluster displaying an anti-vaccine stance and two clusters forming the pro-vaccine wing. The pro-vaccine wing employs different methods to disseminate the will for truth in favor of vaccination, with one group using humor and memes, and another group using predominantly scientific, journalistic, and/or political language. In the case of the anti-vaccine group, the discourse revolves around distrust of vaccines combating the coronavirus, especially CoronaVac. As a limitation, it should be noted that data collection is carried out from a segment of social media on a specific subject, which does not portray the entirety of the content present on the platform regarding that subject.</p> 2024-02-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46456 A Ecologia na Disciplina Escolar Biologia no Ensino Secundário em Pernambuco: Do Currículo Mínimo ao Novo Ensino Médio 2023-09-08T10:07:25-03:00 Gilmar Beserra de Farias gilmar.farias@ufpe.br <p>O objetivo deste estudo foi o de estabelecer a trajetória do componente Ecologia no currículo do ensino secundário de Pernambuco entre 1943 e 2023. Esta pesquisa documental e historiográfica utilizou como fontes livros didáticos, atas e relatórios da Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), programas de ensino e notícias publicadas em jornais. Para a elaboração da trajetória e análise desse componente, as informações foram organizadas a partir de duas perspectivas: (1) percepção da ciência Ecologia como área da Biologia e (2) percepção relacionada aos movimentos Ambientalistas e de Educação Ambiental. Entre 1940 e 1960, a Ecologia no ensino secundário foi apresentada como um conteúdo descritivo e pautado na História Natural. Em 1965, a Ecologia se atualizou a partir da modernização da ciência de referência e da utilização dos currículos estadunidenses utilizados nos cursos do CECINE. Na década de 1970, serviu como interlocutora para as questões ambientais e foi utilizada para justificar o discurso do desenvolvimento regional. Entre os anos de 1980 e 1990, disputou espaço com o Ambientalismo e a Educação Ambiental. Entre os anos 2000 e 2010, os conteúdos foram apresentados sempre no final do ensino médio e com uma nítida separação hierárquica entre a Ecologia e os temas socioambientais. Em 2023, a arquitetura escolar do Novo Ensino Médio em Pernambuco se estabeleceu como uma ameaça ao desenvolvimento dos conteúdos de Ecologia e fragilizou os debates sobre as questões socioambientais.</p> 2024-02-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gilmar Beserra de Farias https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47892 Ensino de Ciências por Investigação e Questões Sociocientíficas em Sala de Aula: Conexões a Partir da Análise de Práticas Epistêmicas 2023-10-03T10:51:53-03:00 Edyth Priscilla Campos Silva edythpriscilla@gmail.com Luiz Gustavo Franco luizgfs@ufmg.br Paula Cristina Cardoso Mendonça paulamendonca@ufop.edu.br <p>Neste artigo, analisamos continuidades e mudanças na construção de práticas epistêmicas em dois contextos instrucionais distintos: investigativo (EnCI) e sociocientífico (QSC). Baseados na Etnografia em Educação, acompanhamos estudantes de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental ao longo de um ano em aulas de ciências. Selecionamos um evento para análise das práticas epistêmicas a partir de interações discursivas. Os resultados da análise deste evento, à luz de outros eventos ocorridos ao longo do ano, indicam relações complementares entre as abordagens EnCI e QSC. Atividades em contexto investigativo favoreceram o posicionamento consciente e justificado pelos estudantes em discussões sociocientíficas. Atividades em contexto sociocientífico, por sua vez, catalisaram a emergência de práticas epistêmicas mais complexas. Defendemos, portanto, as vantagens pedagógicas de articulações entre o EnCI e as QSC, entendidas como complementares, tendo em vista os objetivos da educação científica no século XXI.</p> 2024-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51371 Inquiry-based Science Teaching and Socioscientific Issues in the Classroom: Connections Based on the Analysis of Epistemic Practices 2024-02-26T16:48:08-03:00 Edyth Priscilla Campos Silva edythpriscilla@gmail.com Luiz Gustavo Franco luizgfs@ufmg.br Paula Cristina Cardoso Mendonça paulamendonca@ufop.edu.br <p>This paper analyzes continuities and changes in the constructing epistemic practices in two different instructional contexts: inquiry-based science teaching (IBST) and socioscientific issues (SSI). Based on Ethnography in Education, we followed students in an 8th-grade elementary school classroom for over a year in science lessons. We selected an event to analyze epistemic practices in discursive interactions. Considering other events over the year, the analysis of this event indicates reciprocal relationships between the IBST and SSI approaches. Inquiry-based activities fostered conscious and justified positioning by students in socio-scientific discussions. Socioscientific activities, in turn, catalysed the construction of more complex epistemic practices. Therefore, we defend the pedagogical advantages of articulations between IBST and SSI activities to support science education aims in the 21st century.</p> 2024-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46039 The Photon is Naked: The Role of Textbook in the Building of a Common World 2023-05-01T19:03:19-03:00 Pedro Antônio Viana Vazata profpedrovazata@gmail.com Paula Malcum Trein trein.paula@gmail.com Nathan Willig Lima nathan.lima@ufrgs.br Fernanda Ostermann fernanda.ostermann@ufrgs.br <p>Given the ontological plurality associated with Quantum Theory (i.e., the multiplicity of interpretations of the theory), we investigated the approaches of 22 undergraduate textbooks in the process of composing a possible common world about electromagnetic radiation. In the work, we align ourselves, on the one hand, with the proposals of Eduardo Viveiros de Castro, Bruno Latour and Isabelle Stengers, arguing that reality occurs through a cosmopolitical process in which non-transcendental multinatures negotiate to achieve common stabilization. These perspectives collide with a central metaphysics of modernism: a reality grounded in a unique and innate nature (called cosmopolitan). On the other hand, we started from Bakhtin’s Philosophy of Language to analyze the style of speech cited in the books. The main analysis of the text is to identify whether the books are cosmopolitan or cosmopolitical, and whether the boundaries of the cited discourse are explicit or erased. The results found in our analysis indicate that there is no ontologically stabilized electromagnetic radiation proposition when we consider all textbooks. However, as most of these same books hide the limits between propositions, it is evident that the authors simulate that there is a consensus in the scientific community regarding their ontology.</p> 2024-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pedro Antônio Viana Vazata, Paula Malcum Trein, Nathan Willig Lima, Fernanda Ostermann https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47737 Diabetes Tipo II en Poblaciones Vulnerables: Reflexiones en Torno al rol del Estado y la Formación Docente 2023-10-23T14:53:04-03:00 Andrea Revel Chion andrearevelchion@gmail.com <p>En este trabajo expongo la importancia del abordaje de la diabetes tipo II desde perspectivas complejas, que superen las miradas biologicistas de las asignaturas dedicadas a la enseñanza de la salud en los Institutos de Formación Docente de Biologia. Esbozo la relación entre la pobreza y la diabetes tipo II sin profundizar en los mecanismos metabólicos involucrados. Caracterizo el MMH (Modelo Médico Hegemónico), el paradigma empírico/funcional, la salud pública funcionalista y los modos de abordaje por parte del Estado de la diabetes tipo II en poblaciones vulnerables.</p> 2024-03-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Andrea Revel Chion https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51552 Diabetes Type II in Vulnerable Populations: Reflections on (Upon) the Role of the State and the Relevance of the Issue in Teacher Training College 2024-03-10T18:56:05-03:00 Andrea Revel Chion andrearevelchion@gmail.com <p>In this work I expose the importance of approaching diabetes type II from complex perspectives, which go beyond the biological perspectives of the subjects dedicated to health education in Biology Teacher Training Institutes. I outline the relationship between poverty and diabetes type II without delving into the metabolic mechanisms involved. I characterize the HMM (Hegemonic Medical Model), the empirical/functional paradigm, functionalist public health and the State approaches to type II diabetes in vulnerable populations.</p> 2024-03-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Andrea Revel Chion https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47645 A Escolha da Pesquisa em Epistemologia da Biologia: Diálogo Entre Mônadas de Professores Pesquisadores 2023-12-09T16:32:34-03:00 Maria Júlia Corazza mjcorazza@gmail.com Jéssica Laguilio Rodrigues jessica_laguilio@hotmail.com Lourdes Aparecida Della Justina lourdesjustina@gmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O artigo tem o objetivo de compreender, por meio de mônadas, os interesses, dificuldades e motivações de professores pesquisadores ao realizarem investigações em história e epistemologia da biologia, após estudos e discussões realizadas no contexto da pós-graduação. Os dados foram constituídos por meio da metodologia de pesquisa narrativa, utilizando como instrumentos o questionário e entrevistas narrativas. Os resultados foram apresentados por meio de mônadas, construídas com base em Walter Benjamin e sua análise possibilitou identificar sentidos, significados e emoções acerca das motivações, interesses e dificuldades na pesquisa histórica e epistemológica. Foram também identificadas concepções implícitas de ciência e sua epistemologia nas narrativas dos professores pesquisadores. Dentre as conclusões, destacamos que a leitura das mônadas revelou que a afinidade pela história e epistemologia da biologia emergiu, para a maioria dos narradores, durante os estudos preparatórios e no decorrer da pós-graduação, apesar de considerarem um trabalho desafiador e muitas vezes solitário.</p> </div> </div> </div> 2024-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51554 The Choice of Research in Epistemology of Biology: Dialogue Between Monads of Research Professors 2024-03-10T19:33:42-03:00 Maria Júlia Corazza mjcorazza@gmail.com Jéssica Laguilio Rodrigues jessica_laguilio@hotmail.com Lourdes Aparecida Della Justina lourdesjustina@gmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>The article has the objective of understanding, through monads, the interests, difficulties and motivations of research professors when carrying out investigations in the history and epistemology of biology, after studies and discussions carried out in the context of postgraduate studies. The data were constituted through the methodology of narrative research, using the questionnaire and narrative interviews as instruments. The results were presented through monads, constructed based on Walter Benjamin and their analysis made it possible to identify senses, meanings and emotions about the motivations, interests and difficulties in historical and epistemological research. Also were identified the implicit conceptions about science and their epistemology in the narratives of researcher professors. Between the conclusions, we contrast which reading the monads revealed that the affinity for the history and epistemology of biology emerged, for most narrators, during preparatory studies and postgraduate studies, despite considering it a challenging and often lonely work.</p> </div> </div> </div> 2024-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/45554 Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura 2023-11-27T09:31:23-03:00 Joselaine Setlik joselainesw@gmail.com Lucas Barbosa Pelissari lucasbp@unicamp.br <p>Este estudo relata algumas das atuais discussões e investigações acerca da popularização da ciência pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de uma revisão sistemática de literatura. A sistematização foca em 53 artigos publicados na última década em quatro bases de dados (Scielo, Scopus, Web of Science e DOAJ). Metodologicamente, foram utilizados parâmetros e procedimentos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), buscando identificar, por um lado, temas e debates em torno da popularização da ciência e, por outro, investigações práticas a respeito da questão. Os descritores utilizados nas buscas levaram em conta, centralmente, a abordagem CTS. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver políticas públicas de formação e incentivo para estudantes e pesquisadores se envolverem em ações de popularização da ciência. Além disso, a consideração do papel epistêmico das assimetrias na comunicação científica pode ajudar a superar a discussão rasa em torno de modelos deficitários e o desenvolvimento de modelos participativos deliberativos. Ainda mostra-se necessário maior número de estudos em torno do desenvolvimento de modelos de comunicação participativa que enfatizem a justiça social pela valorização da diversidade de conhecimentos, métodos e práticas comunicativas.</p> 2024-03-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51863 Science Popularization in the Science, Technology and Society Perspective: A Literature Review 2024-03-29T15:50:19-03:00 Joselaine Setlik joselainesw@gmail.com Lucas Barbosa Pelissari lucasbp@unicamp.br <p>This study presents some of the current discussions and research on the topic of science popularization from the perspective of Science, Technology, and Society (STS), based on a systematic review of the literature. The systematization focuses on 53 articles published in the last decades in four databases (Scielo, Scopus, Web of Science and DOAJ). Methodologically, the parameters and procedures of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) are used, seeking to identify issues and debates around the popularization of science and also practical investigations regarding the issue. The descriptors used in the searches took the STS approach centrally into account. The results indicate the need to develop public policies to train and encourage students and researchers to get involved in popularizing science. Furthermore, considering the epistemic role of asymmetries in scientific communication can help to overcome the shallow discussion around deficit models and the development of deliberative participatory models. There is still a need for more studies on the development of participatory communication models that emphasize social justice by valuing the diversity of knowledge, methods, and communication practices.</p> 2024-03-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46907 Viés Alternativo Para a Compreensão do Mundo? Uma Análise da Percepção de Graduandos em Ciências Biológicas Sobre Pseudociência 2023-12-09T17:04:57-03:00 Matheus Lau Damasceno matheuslaau@gmail.com Luciana Sedano lssouza@uesc.br <p>A pseudociência é capaz de ludibriar até mesmo os indivíduos mais céticos devido à sua tática de mimetizar os processos das Ciências, desde simular uma metodologia e uma linguagem científica até induzir uma racionalidade. Diante disso, considerando essa artimanha das pseudociências, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas sobre as características gerais da pseudociência, visto que esses discentes estão em processo de formação e poderão atuar no combate à frente anticiência. Para alcançar nosso objetivo, foi aplicado um questionário de concordância com uma escala do tipo Likert, e seus resultados foram analisados a partir do Ranking médio das respostas obtidas. Ao total, participaram 56 licenciandos e 32 bacharelandos. Os resultados da pesquisa demonstram que os discentes não diferenciam negacionismo científico de pseudociência e permanecem em um campo de neutralidade, ao lidar com o critério de falseabilidade para caracterizar as Ciências.</p> 2024-03-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/48965 Manifestações de Sexismo em Aulas de Ciências em Decorrência do Humor Como Estratégia Pedagógica 2023-11-30T09:24:37-03:00 Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz barbaraecarvalho@hotmail.com Silvania Sousa do Nascimento silvania.nascimento@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é compreender como as relações de poder se constituem na emergência do sexismo em aulas de Ciências do Ensino Fundamental a partir do uso do humor como estratégia pedagógica. A metodologia consistiu em uma bricolagem engendrada por elementos da etnografia educacional e da análise de discurso. As ferramentas da etnografia utilizadas foram a observação imersiva, a descrição densa e a entrevista semiestruturada. Uma turma de oitavo ano foi acompanhada por dez meses e, em dezoito aulas, o/a docente lançou mão do humor como estratégia pedagógica reverberando em acontecimentos marcados pelo sexismo. A descrição densa dessas aulas passou por uma leitura frisada por princípios da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Observou-se que, uma vez instaurado nas aulas, o sexismo promove uma série de afetações sobre os sujeitos e relações de poder marcadas pelo dimorfismo sexual, a rivalidade entre o feminino e masculino e a superioridade do masculino sobre o feminino. As condições inerentes a manifestações do sexismo estão atrelados à ação docente e os efeitos produzidos nos sujeitos escapam do controle do/ professor/a, podendo produzir, por exemplo, constrangimentos. Desse modo, o artigo contribui para o debate sobre a desnaturalização das questões de gênero na presença do humor como estratégia pedagógica em aulas de Ciências.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz, Silvania Sousa do Nascimento https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52484 Manifestations of Sexism in Science Classes as a Result of Humor as a Pedagogical Strategy 2024-04-30T18:08:12-03:00 Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz barbaraecarvalho@hotmail.com Silvania Sousa do Nascimento silvania.nascimento@gmail.com <p>This article aims to understand how relations are constituted in the emergence of sexism in Elementary School Science classes through humor as a pedagogical strategy. The methodology consisted of a bricolage engendered by educational ethnography and discourse analysis elements. The ethnographic tools used were immersive observation, dense description and semi-structured interviews. An eighth-grade class was followed for ten months, and, in eighteen classes, the teacher used humor as a pedagogical strategy, reverberating in events marked by sexism. The dense description of these classes underwent a reading highlighted by principles of discourse analysis inspired by Foucault. It was observed that, once established in classes, sexism promotes a series of effects on subjects and power relations marked by sexual dimorphism, the rivalry between the feminine and masculine and the superiority of the masculine over the feminine. The conditions inherent to manifestations of sexism are linked to teaching action, and the effects produced on subjects are beyond the teacher’s control and can cause, for example, embarrassment. In this way, the article contributes to the debate on the denaturalization of gender issues in the presence of humor as a pedagogical strategy in Science classes.</p> 2024-05-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz, Silvania Sousa do Nascimento https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51177 O Estágio Supervisionado e a (Trans)Formação do Conhecimento Didático do Conteúdo de Docentes de Química em Formação 2024-03-12T17:15:03-03:00 Charlene Barbosa de Paula charlenebarbosadepaula@gmail.com Fábio André Sangiogo fabiosangiogo@gmail.com Bruno dos Santos Pastoriza bspastoriza@gmail.com <p>O estudo parte da perspectiva de que os professores apresentam conhecimentos únicos e próprios da profissão docente em Química, logo, a pesquisa tem o objetivo de identificar e evidenciar como ocorrem as (trans)formações dos componentes do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC), por parte de licenciandos em Química, no contexto do estágio de regência em uma Universidade Federal. A pesquisa envolve um estudo de caso, a observação e o registro (gravado e em diário de bordo) de aulas, a realização de questionários, o acompanhamento de atividades desenvolvidas em aula, as orientações e as discussões sobre os planos de aula, a elaboração dos relatórios de estágio, das atividades extraclasse e das socializações. Os dados foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva, a partir de quatro categorias <em>a priori</em>, cada uma abordando um componente do CDC, referentes ao conhecimento do: contexto, disciplinar, metadisciplinar e psicopedagógico. Em cada categoria são evidenciadas as mobilizações e as (trans)formações do CDC no estágio de regência. Os resultados permitem evidenciar o potencial do referencial, ao identificar a presença dos componentes e as (trans)formações do CDC dos professores em formação durante a análise dos saberes provenientes da docência, a partir de processos de ação e reflexão, no intuito de formar um docente crítico e reflexivo, capaz de avaliar suas próprias ações e, a partir disso, se (re)construir.</p> 2024-04-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Charlene Barbosa de Paula, Fábio André Sangiogo, Bruno dos Santos Pastoriza https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/49070 Não Tem Saída Fácil: Tensão Entre Autonomia Epistêmica e Confiança na Ciência Como Caminho Para a Educação em Ciências Contemporânea 2024-02-20T12:41:22-03:00 Eduardo Gois goisfisica@gmail.com Nathan Willig Lima 00182656@ufrgs.br Andreia Guerra de Moraes andreia.guerra96@gmail.com <p>Neste artigo, apresentamos um estudo empírico que tem como objetivo geral problematizar a tensão entre autonomia epistêmica e confiança na ciência, bem como os compromissos epistêmico-políticos de diferentes correntes sociológicas, partindo de noções do campo da Cosmopolítica. Para tanto, os pesquisadores analisaram o problema do aquecimento global antropogênico a partir de argumentos apresentados em documentários sobre o tema. Na sequência, tais argumentos foram mobilizados em uma disciplina de licenciatura em Física em uma unidade que culminou em um júri simulado. Foram analisadas, além dos documentários, respostas a questionários além da transcrição do júri simulado. Os resultados indicam que ambos os documentários mobilizam argumentos naturais, sociais e discursivos (no sentido atribuído por Latour). Não é possível, ademais, se posicionar sobre o tema somente com os dados dos documentários. Portanto, a decisão de qual lado apoiar demanda algum nível de confiança nos dados que são encontrados ao longo da consulta sobre o tema. No júri simulado, os principais resultados apontam que (1) o domínio de conceitos científicos é fundamental para a ocorrência do debate — ainda que não faça sentido definir um currículo mínimo para Educação em Ciências, (2) a confiança na ciência tem um papel crucial no resultado final ainda que seja necessário o desenvolvimento da autonomia epistêmica (3) há necessidade de criação de espaços interinstitucionais para debate de questões sociocientíficas.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Eduardo Gois, Nathan Willig Lima, Andreia Guerra de Moraes https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47885 Princípios Epistemológicos, Sociopolíticos e Psicopedagógicos do Ensino de Ciências por Investigação 2024-03-15T12:11:53-03:00 Rafael Pedroso de Morais rp-morais@hotmail.com Amadeu Moura Bego amadeu.bego@unesp.br <p>A ação educacional é o ato de socialização dos saberes humanos historicamente produzidos. Para que essa ação ocorra de modo organizado, sistemático e consciente, é fundamental que seja planejada para esse fim. Nesse contexto, é possível constatar na literatura acadêmico-científica diversos tipos de planejamento que possuem como principal elemento a metodologia de ensino. Apesar disso, estudos têm demonstrado que o termo metodologia de ensino é polissêmico e que seu ensino em disciplinas pedagógicas ocorre sem critérios consensuais. Diante dessa problemática, faz-se premente uma definição precisa e criteriosa para o elemento metodologia de ensino. O objetivo deste artigo é apresentar uma definição para o termo e um instrumento de caracterização e qualificação de propostas metodológicas para o Ensino de Ciências. Para a consecução desses objetivos, apresentamos uma definição para o elemento metodologia de ensino e propomos um instrumento de análise. Com isso, analisamos a proposta de Ensino de Ciências por Investigação e constatamos que ela abarca os princípios epistemológicos, sociopolíticos e psicopedagógicos e os articulam com uma estratégia técnico-operacional de organização do processo de ensino e aprendizagem. Diante dos dados analisados foi possível inferir que o Ensino de Ciências por Investigação é, de fato, uma proposta de metodologia de ensino de Ciências e, ainda, destacamos o potencial do instrumento de análise para contribuir com as problemáticas existentes com relação à temática apresentada.</p> 2024-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rafael Pedroso de Morais, Amadeu Moura Bego https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/48505 Integração de Conhecimentos de Ensino de Ciências Naturais Para uma Educação em Saúde Planetária: Estudo em uma Comunidade Ribeirinha da Amazônia 2024-03-05T20:11:56-03:00 Paula Regina Humbelino de Melo paulinharhmelo@gmail.com Pericles Vale Alves periclesmat@ufam.edu.br Tatiana Souza de Camargo tatiana@decamargo.com <p>Esta pesquisa tem como objetivo investigar a integração dos conhecimentos prévios de estudantes do ensino fundamental em uma comunidade ribeirinha na Amazônia, no contexto de cinco domínios cruciais para a Educação em Saúde Planetária. A coleta de dados foi conduzida por meio de um questionário com nove perguntas abertas, aplicado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na região sudoeste do Amazonas, Brasil. As análises foram realizadas utilizando o <em>software</em> Nvivo 1.5, juntamente com a frequência relativa. Os resultados indicaram que os estudantes ribeirinhos possuem uma forte identificação com a natureza que os cerca, sendo fundamental essa inserção no ensino de ciências. Além disso, eles identificaram e relataram os principais desafios ambientais enfrentados pela comunidade local. Foi observado que um pouco mais da metade dos estudantes compreende a relação direta entre os impactos ambientais e a saúde humana. Eles também expressaram consciência dos seus direitos e sugeriram mudanças necessárias para minimizar os impactos ambientais locais. A partir dos dados discutidos dentro do contexto da Saúde Planetária, destaca-se a necessidade de direcionar atenção especial a esses estudantes que vivem em ambientes rurais por meio da alfabetização científica. Muitos deles ainda não têm plena compreensão dos impactos ambientais que afetam o futuro, seus direitos e a grande importância de considerar um planeta interconectado.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paula Regina Humbelino de Melo, Pericles Vale Alves, Tatiana Souza de Camargo https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52805 Integrating Natural Science Teaching Knowledge for Planetary Health Education: A Study in a Riverside Community in the Amazon 2024-05-28T20:58:36-03:00 Paula Regina Humbelino de Melo paulinharhmelo@gmail.com Pericles Vale Alves periclesmat@ufam.edu.br Tatiana Souza de Camargo tatiana@decamargo.com <p>This research aims to investigate the integration of prior knowledge among elementary school students in a riparian community in the Amazon, within the context of five crucial domains for Planetary Health Education. Data collection was conducted through a questionnaire comprising nine open-ended questions, administered to 9th-grade students in the southwest region of Amazonas, Brazil. Analyses were performed using Nvivo 1.5 software, in conjunction with relative frequency. The results indicated that the students from the riverside communities have a strong identification with the nature that surrounds them, and that this inclusion in science teaching is fundamental. Furthermore, they identified and reported the main environmental challenges faced by the local community. It was observed that slightly over half of the students understand the direct relationship between environmental impacts and human health. They also expressed awareness of their rights and proposed necessary changes to mitigate local environmental impacts. Based on the data discussed within the context of Planetary Health, the need to pay special attention to these students living in rural environments through scientific literacy is highlighted. Many of them still lack a full understanding of the environmental impacts affecting their future, their rights, and the crucial importance of considering an interconnected planet.</p> 2024-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paula Regina Humbelino de Melo, Pericles Vale Alves, Tatiana Souza de Camargo https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51171 Design Thinking Como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Química Sustentável no Ensino Médio 2024-03-12T19:48:45-03:00 Rhaysa Myrelle Farias do Nascimento rhaysa.farias@ufrpe.br Bruno Silva Leite brunoleite@ufrpe.br <p>O <em>Design Thinking</em> (DT) é uma metodologia ativa que traduzida livremente significa pensamento de <em>Design</em>. O DT é apresentado neste trabalho como uma estratégia de ensino e aprendizagem que tem a possibilidade de desenvolver habilidades como pensamento crítico, empatia e engajamento. Esta pesquisa teve como objetivo aplicar e avaliar o desenvolvimento do DT ao conteúdo de Química com estudantes do ensino médio. De natureza exploratória e qualitativa, o trabalho foi realizado em dois passos: (1) Levantamento das possibilidades de implementação do DT; (2) Elaboração e avaliação da estratégia didática do DT atrelado ao conteúdo de química ambiental e sustentável. Os resultados indicam que sua aplicação pode favorecer a interação entre estudantes e professores tendo os estudantes como agentes principais do seu processo de aprendizagem. Por fim, a utilização do <em>Design Thinking</em> contribuiu para o ensino de Química de forma criativa e empática, permitindo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.</p> 2024-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Rhaysa Myrelle Farias do Nascimento, Bruno Silva Leite https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/48118 Contribuições Freireanas Sobre Conhecimentos Científicos e Tecnológicos Para a Educação em Ciências da Natureza 2024-03-27T18:15:30-03:00 William Rossani dos Santos william_rossani@hotmail.com Isabela Custódio Talora Bozzini ictbozzini@ufscar.br Anselmo Calzolari anselmo@ufscar.br <p>O referencial freireano vem sendo empregado em investigações de diferentes campos da educação, incluindo pesquisas na área do Ensino de Ciências. Com o objetivo de identificar as contribuições de Paulo Freire em relação aos conhecimentos científicos e tecnológicos para a educação em ciências da natureza, foram analisadas fontes primárias por meio de uma pesquisa bibliográfica. Dentre os livros mais citados do autor, dez foram selecionados para a análise, incluindo: I) Pedagogia do Oprimido; II) Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido; III) Pedagogia da Autonomia; IV) Educação como prática da liberdade; V) A importância do ato de ler; VI) Educação e mudança; VII) Extensão ou comunicação; VIII) Política e educação; IX) Conscientização; X) Pedagogia da Indignação. O tratamento analítico se deu por meio da enumeração, categorização e decodificação oriundas das técnicas de análise de conteúdo de Bardin. As unidades de análise foram selecionadas a partir dos seguintes termos e radicais: <em>Ciência</em>; <em>Científic</em>-; <em>Tecno</em>; e <em>Técnic</em>-. Os resultados identificados e analisados pelo estudo buscam ampliar o conhecimento da comunidade de pesquisadores e de professores acerca da contribuição da obra do autor para o ensino de ciências da natureza, além de propiciar debates e futuras investigações sobre a dimensão instrumental do conhecimento científico por meio de uma perspectiva dialógica, humanista e igualitária.</p> 2024-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 William Rossani dos Santos, Isabela Custódio Talora Bozzini, Anselmo Calzolari https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51277 Avanços, Desafios e Potencialidades: A Trajetória dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências no Olhar da Pesquisa 2024-04-03T09:51:05-03:00 Douglas Grando de Souza douglas.grando@ufrgs.br Ives Solano Araujo ives@if.ufrgs.br Eliane Angela Veit eav@if.ufrgs.br <p>Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências (MPEC) ocupam espaço relevante no conjunto de iniciativas de Formação Continuada de Professores na área de Ciências da Natureza. Passadas duas décadas de sua criação, ainda são centrais nos debates educacionais. De modo a contribuir com tais discussões, realizamos uma metassíntese através da análise de conteúdo de asserções de valor (críticas, receios, apreciações e expectativas) sobre aspectos dos MPEC expressos em artigos científicos e editoriais, publicados entre 2002 e 2022 em periódicos classificados no Sistema Qualis/Periódicos nos estratos A1, A2 e A3 (2013–2016) e A1 e A2 (2017–2020). Organizamos os resultados em torno dos seguintes aspectos dos MPEC: Currículo e Ensino; Pesquisa Científica; e Produção Científica. Entre outros elementos, destacam-se discussões sobre asserções de valor positivas, como a indissociabilidade entre prática profissional e formação, e negativas, como a dificuldade na difusão de produtos e/ou processos educacionais. As asserções de valor identificadas em nossa investigação permitem subsidiar debates sobre a modalidade, qualificando posicionamentos e orientando potenciais pesquisas sobre os MPEC.</p> 2024-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Douglas Grando de Souza, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51066 A Inclusão de Estudantes no Espectro Autista em Aulas de Ciências: Uma Análise a Partir da Perspectiva Histórico-Cultural 2024-03-25T23:19:19-03:00 Joanna de Paoli joannadepaoli@gmail.com Patrícia Fernandes Lootens Machado plootens@unb.br <p>Alicerçados na Teoria Histórico-Cultural, objetivamos analisar as contribuições de intervenções em aulas de ciências no ensino de estudantes autistas em processos inclusivos. Em nossa investigação, no período de 1943 até 2022, identificamos 19 trabalhos (oito nacionais e 11 internacionais) que desenvolveram ações pedagógicas na Educação Básica em aulas de ciências com estudantes autistas em escolas comuns. A partir das contribuições dos artigos e referenciais teóricos, defendemos que a organização de atividades de estudos, em aulas de ciências, articuladas em projetos de inclusão escolar que integram o(a) estudante autista em múltiplas experiências sociais, pode se beneficiar de conhecimentos científicos como uma ferramenta importante para promover a ampliação da comunicação, com ou sem fala, e para fomentar o desenvolvimento da consciência do mundo e de si, além de aprimorar a compreensão do que significa ser autista e assumir protagonismos. Convidamos as pesquisas da área a aprofundarem e ampliarem as contribuições.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Joanna de Paoli, Patrícia Fernandes Lootens Machado https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51504 Fundamentos Anticoloniais da Didática Histórico-Crítica Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas Aulas de Química: Abrindo Caminhos 2024-03-26T22:35:24-03:00 Pedro Magalhães droomagalhaes@gmail.com Hélio da Silva Messeder Neto helioneto@ufba.br <p>O grande número de trabalhos que apresentam propostas didáticas aliada à queixa atemporal de docentes sobre a falta de preparo teórico para lidar com história e cultura afro-brasileira dentro das aulas de química constituem as principais motivações para essa pesquisa teórica. De base marxista, este trabalho objetivou produzir um princípio pedagógico anticolonial para orientar, no nível da didática, o processo de seleção de conteúdos, formas e procedimentos para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química. O percurso deste trabalho parte de uma análise teórica das contribuições da academia e do movimento negro para este tema a partir das categorias de forma, conteúdo e destinatário, até chegar ao princípio pedagógico anticolonial. Nele, fizemos a defesa de que a história e cultura africana e afro-brasileira é o objeto de um ensino anticolonial de química, desde que seja na sua forma clássica: considerando a base material e os interesses coletivos do proletariado negro. Além disso, o princípio oferece indicações metodológicas sobre como ensinar essa forma clássica da história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química, numa tentativa de superar o lugar comum das propostas didáticas tão frequentes nesta área. Assim, em que pese o fato de questões empíricas carecerem de investigação, este princípio começa a encaminhar orientações a respeito da seleção de conteúdos, formas, indicativos de planejamentos e outros aspectos procedimentais do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química.</p> 2024-06-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Pedro Magalhães, Hélio da Silva Messeder Neto https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51085 A Curadoria do Museu Game Ciência Para Divulgação Científica na Dimensão Sociocultural 2024-06-10T09:35:25-03:00 Genildo Viana do Nascimento genildo.viana@ufma.br Hawbertt Rocha Costa hawbertt.costa@ufma.br <p>A curadoria em museus se refere a um conjunto de ações pautadas na construção de um discurso expositivo, naquilo que o visitante percebe através dos seus sentidos e que dá significado às experiências vivenciadas nestes espaços. A literatura nos indica poucos estudos que se debruçam sobre a concepção das exposições em si, carecendo de bases teóricas sólidas dentro desse processo de constituição. Por isso, por se tratar de um espaço novo, o Museu Game Ciência teve essa preocupação enquanto campo de pesquisa voltado à Divulgação Científica num contexto sociocultural por meio dos jogos digitais e dos próprios consoles (aparelhos de videogames) como objetos a serem musealizados. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o discurso expositivo do Museu Game Ciência, frente à sua constituição de curadoria na perspectiva da Divulgação Científica em um contexto sociocultural. Como questão de pesquisa, buscou-se identificar de que maneira a concepção de um museu de games pode ser estruturada a partir de uma dimensão sociocultural da aprendizagem no ensino de ciências. Essa caracterização pautou-se nos estudos de Martha Marandino em relação à noção de discurso expositivo e na Teoria da Ação Mediada de James Wertsch para o planejamento de atividades museológicas na vertente sociocultural da aprendizagem. Frente ao campo de pesquisa explorado, as ações de curadoria desenvolvidas para o Museu Game Ciência carregam em si elementos substanciais possivelmente capazes de despertar nos visitantes a tomada de decisão, a dialogicidade, a interação social, posicionamentos críticos e a reflexão sobre os impactos sociais da ciência.</p> 2024-07-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Genildo Viana do Nascimento, Hawbertt Rocha Costa https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/48227 Mulheres Cientistas nos Livros Didáticos de Ciências do Brasil no Século XXI 2024-02-15T16:36:09-03:00 Hylio Lagana Fernandes hyliol@ufscar.br Angélica Felício Costa angelica.felicio.costa@gmail.com <p>A ciência moderna foi historicamente estabelecida como atividade masculina, concepção mantida até o século XX, a despeito da crescente participação das mulheres nas atividades científicas. Considerando a importância dos livros didáticos na educação escolar, este trabalho investiga como os livros didáticos de ciências apresentam as mulheres nas ciências no recorte temporal 1980–2022. Foram contabilizadas em coleções didáticas de três grandes editoras brasileiras todas as citações textuais e imagéticas de mulheres e homens cientistas, e analisadas via semiótica peirceana as imagens das cientistas mulheres. Resultados apontaram incremento nas referências de mulheres cientistas a partir dos anos 2000, porém sempre em número muito menor que as citações de homens. A análise semiótica das imagens permitiu identificar quatro categorias de representação de mulheres cientistas: reais (imagens de cientistas devidamente identificadas); anônimas (fotografias sem identificação); fictícias (representações figurativas de personagens criadas) e ocultadas (imagens fotográficas/pictóricas de cientistas reais sem identificação nominal). Cerca de metade das imagens situa-se na categoria reais (49%); as demais distribuem-se em: anônimas (31%), fictícias (15%) e ocultadas (5%). Apesar da crescente presença de mulheres cientistas nos livros didáticos do século XXI, o baixo número de citações, assim como as formas como são apresentadas, colabora para a manutenção da concepção masculina da ciência.</p> 2024-07-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Hylio Lagana Fernandes, Angélica Felício Costa https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51464 Sob uma Perspectiva Decolonial: Análise de Unidades de História e Natureza da Ciência de Livros Didáticos do PNLD 2021 2024-04-03T09:56:27-03:00 Luely Miguel Pereira luelymp@gmail.com Stefannie de Sá Ibraim sibraim.ufmg@gmail.com <p>A educação brasileira está vinculada ao projeto colonial. Assim, é necessário adotar abordagens pedagógicas que busquem superar essa realidade. Este trabalho propõe uma reflexão sobre como três coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza, do Ensino Médio, nas unidades referentes à história e natureza da ciência, atuam na preservação da colonialidade e/ou como age para superá-la. Para isso, questionamos: quais traços de colonialidade/decolonialidade estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021? Como esses traços são manifestados? Realizamos uma Análise de Conteúdo sob uma perspectiva decolonial. Observamos a presença dos seguintes traços de colonialidade: hierarquização e silenciamento de conhecimentos; caracterização da ciência moderna ocidental como universal e único conhecimento válido para ser propagado na educação formal. Salientamos evidências de pequenos progressos, como a citação de povos não-europeus. Concluímos que não há livro totalmente alinhado às discussões propostas por uma educação científica decolonial, apesar de ser possível observar alguns avanços em determinadas coleções. Reconhecer tais traços é um importante passo rumo à construção e estabelecimento de uma educação científica decolonial, pois a partir disso é possível escrever novas histórias e almejar outros futuros possíveis. Logo, fomentamos discussões sobre como os LD estão lidando com elementos decoloniais.</p> 2024-07-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luely Miguel Pereira, Stefannie de Sá Ibraim https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51094 Da Leitura da Realidade à Ação Problematizadora: Uma Análise do Nível de Consciência no Desenvolvimento do Pensamento Crítico 2024-04-02T18:35:31-03:00 Marcia Gorette Lima da Silva marciaglsilva@yahoo.com.br Anna Marbà-Tallada anna.marba@uab.cat Conxita Marquez Bargalló conxita.marquez@uab.cat <p>Um dos temas investigados, recentemente, é o Pensamento Crítico e uma forma de promovê-lo é organizar o ensino desde uma perspectiva freireana tendo os estágios de consciência como parte da tomada de consciência crítica da realidade e a disposição para a transformação social. Esta investigação objetivou caracterizar estágios de consciência de estudantes desde a leitura do problema real à materialização da ação problematizadora. Propomos atividades para identificar, eleger o problema e uma sequência de atividades para fomentar o Pensamento Crítico. O estudo foi desenvolvido com 42 estudantes em uma disciplina de química de uma escola pública e a coleta dos dados realizada por meio de questionários, notas de campo e gravações em áudio. Os discursos foram caracterizados por meio de uma pauta de análise, considerando as dimensões da noção de Pensamento Crítico. Ao eleger o problema da falta de saneamento básico observamos um trânsito da consciência ingênua à transitivo-ingênua, com leituras simplistas da realidade e argumentos frágeis com posições, muitas vezes, individualistas, sem expressar disposição para mudança. A partir do tema foi planejada e analisada uma sequência de 4 atividades desenvolvidas em 4 meses. Nesta etapa observamos um avanço para um nível de consciência crítica, uma vez que se passou a reconhecer o acesso ao saneamento básico e à água potável como um direito, e o não acesso a água pode ser considerado uma forma de opressão. O instrumento de análise se mostrou adequado para acompanhar o processo de desenvolvimento do Pensamento Crítico e as bases teóricas foram coerentes do ponto de vista epistemológico.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marcia Gorette Lima da Silva, Anna Marbà-Tallada, Conxita Marquez Bargalló https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/54106 Desde la Lectura de la Realidad a la Acción Problematizadora: Una Análisis del Nível de Consciencia en el Desarrollo del Pensamiento Crítico 2024-08-22T13:30:48-03:00 Marcia Gorette Lima da Silva marciaglsilva@yahoo.com.br Anna Marbà-Tallada anna.marba@uab.cat Conxita Marquez Bargalló conxita.marquez@uab.cat <p>Uno de los temas investigados recientemente es el pensamiento crítico y una forma de promoverlo es organizar la enseñanza desde una perspectiva freireana, tomando las etapas de la conciencia como parte de la conciencia crítica de la realidad y la voluntad de transformación social. Esta investigación tuvo como objetivo caracterizar las etapas de la conciencia de los estudiantes desde la lectura del problema real hasta la materialización de la acción problematizadora. Proponemos actividades para identificar, elegir el problema y una secuencia de actividades para fomentar el pensamiento crítico. El estudio se desarrolló con 42 estudiantes de la disciplina de química en una escuela públicay la recolección de datos se realizó a través de cuestionarios, notas de campo y grabaciones de audio. Los discursos fueron caracterizados mediante um instrumento de análisis, considerando las dimensiones de la noción de pensamiento crítico. Al elegir el problema de la falta de saneamiento básico, observamos un tránsito de una conciencia ingenua a una transitiva-ingenua, con lecturas simplistas de la realidade y argumentos frágiles con posiciones individualistas, sin expresar voluntad de cambio. A partir de la temática se planificó y analizó una secuencia de 4 actividades desarrolladas al largo de 4 meses. En esta etapa observamos un avance hacia un nivel de conciencia crítica, reconociendo el acceso al saneamiento básico y la agua potable como un derecho. No tener esse acceso puede considerarse una forma de opresión. El instrumento de análisis resultó adecuado para monitorear el proceso de desarrollo del pensamiento crítico y las bases teóricas fueron coherentes desde el punto de vista epistemológico.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marcia Gorette Lima da Silva, Anna Marbà-Tallada, Conxita Marquez Bargalló https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52275 Aspectos Científicos Implícitos na Obra O Quinze de Rachel de Queiroz: Aplicações na Educação em Ciências 2024-05-04T08:47:17-03:00 Camila de Farias Vieira camiladfv97@gmail.com Natália Pereira de Almeida Nogueira natty.nogueira@gmail.com Magui Aparecida Vallim da Silva mvallim@yahoo.com.br Andréa Carla de Souza Góes acgoes@uerj.br <p>Em meio a uma sociedade cada vez mais rápida e efêmera, a inserção da leitura de clássicos da literatura entre os jovens é desafiadora, porém é um estímulo para o desenvolvimento de cidadãos críticos. Assim, considera-se a literatura como aliada ao processo de ensino-aprendizagem por promover o desenvolvimento cognitivo e social. Este estudo teve como objetivo identificar os aspectos científicos implícitos na obra de Rachel de Queiroz, <em>O Quinze</em>, para utilizá-la na educação em ciências no Ensino Médio, com vistas à alfabetização científica. Para tal, foi analisado se o livro possuía conteúdos científicos de acordo com as três esferas do conhecimento científico sistematizado, por meio da análise de conteúdo da obra. Na esfera conceitual-fenomenológica, foram identificados temas pertencentes às categorias saúde, meio ambiente e bioquímica. A esfera histórico-metodológica permite uma discussão epistemológica. Por fim, a esfera sociopolítica exibiu temas relacionados à Ciência e Sociedade. Conclui-se que a obra apresenta um extenso potencial para a educação científica.</p> 2024-08-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Camila de Farias Vieira, Natália Pereira de Almeida Nogueira, Magui Aparecida Vallim da Silva, Andréa Carla de Souza Góes https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51221 A Investigação Temática Como Caminho Para a Alteridade na Educação em Ciências 2024-06-12T16:23:40-03:00 Patrícia de Jesus Santos patriciasantos.jesus@hotmail.com Andresa de Jesus dos Santos andresa.dejesus@outlook.com Polliane Santos de Sousa polliane.sousa@ufrb.edu.br Simoni Tormöhlen Gehlen stgehlen@uesc.br <p>Este estudo tem por objetivo identificar e analisar manifestações da alteridade na perspectiva freireana, em um processo formativo de professores realizado em uma escola da rede pública. O processo formativo foi realizado com professores de uma escola da rede estadual localizada em Ilhéus-BA, sendo os encontros videogravados, transcritos e analisados pela Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados em duas categorias: (i) alteridade como denúncia da invasão cultural e (ii) alteridade como anúncio da síntese cultural, e indicam que embora os professores reconheçam a importância de trabalhar com a realidade dos alunos, isso nem sempre ocorre na perspectiva da alteridade freireana, podendo caracterizar-se como invasão cultural. Além disso, o processo formativo aprofundou o entendimento dos professores sobre as condições de vida dos alunos, culminando na proposição de Estações dos Saberes para problematizar e transformar a realidade, indicando potencial para o desenvolvimento da ação como síntese cultural. Conclui-se que a prática educativa fundamentada na alteridade freireana contribui para a síntese cultural ao reconhecer, respeitar e integrar diversas formas de conhecimento presentes na comunidade.</p> 2024-08-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Patrícia de Jesus Santos, Andresa de Jesus dos Santos, Polliane Santos de Sousa, Simoni Tormöhlen Gehlen https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52649 Actitudes Relacionadas con el Consumo Sustentable de Estudiantes de Secundaria: Una Revisión Sistemática 2024-07-12T11:24:51-03:00 Isabel Lara-Espinosa isabel.lespinosa@cinvestav.mx <p>El constante aumento del consumo de bienes y servicios por parte de la población mundial ha desencadenado impactos negativos en el ambiente, por lo que es necesario formar ciudadanos con actitudes que los impulsen a consumir sustentablemente, pues estas pueden ayudar a garantizar recursos para las próximas generaciones. Este trabajo tuvo como objetivo hacer una revisión sistemática de los estudios publicados sobre la exploración y promoción de actitudes relacionadas con el consumo sustentable (ACS) en estudiantes de secundaria durante el periodo 2010-2022. Para ello, se ejecutó la búsqueda en siete bases de datos relevantes en la comunidad científica, y una vez identificada la muestra de 14 artículos se realizó el análisis de contenido. Los resultados indican que existe un número reducido de publicaciones sobre las ACS en dicho nivel educativo, y son los países europeos quienes están realizando esfuerzos en este sentido. También, se identificó que las actitudes más estudiadas han sido las actitudes hacia el consumo sustentable de diversos productos y alimentos producidos de forma sustentable. Y que la promoción de ACS se ve afectada favorablemente cuando se incluyen estrategias que permiten que los estudiantes amplíen sus conocimientos sobre el medio ambiente y el consumo sustentable, interactúen con escenarios reales locales fuera del aula, y puedan tomar decisiones.</p> 2024-08-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Isabel Lara-Espinosa https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51099 Abordagens da Diferença Cultural na Pesquisa em Educação em Ciências 2024-07-03T14:47:05-03:00 Flavia Rezende flaviarezende@uol.com.br Fernanda Ostermann fernanda.ostermann@ufrgs.br <p>Esta pesquisa teve como objeto de estudo as abordagens da diferença cultural no currículo de ciências pela pesquisa em educação em ciências, tomando como referência os conceitos de multiculturalismo, de interculturalidade e as perspectivas pós-coloniais. Buscamos artigos que contivessem esses termos no título e/ou no resumo, publicados em quatro periódicos consolidados, cobrindo todo o período de publicação, o que resultou em um total de 33 artigos. Procuramos compreender, a partir do nosso quadro teórico, como os estudos concebem ou analisam abordagens curriculares que envolvem a ciência e outras culturas em função dos objetivos, referenciais teóricos e dos autores mobilizados, destacando como é entendida a relação entre a diversidade cultural e o currículo. Nossa análise permitiu descrever quatro tipos de relação: diálogos harmônicos entre culturas, diálogos interculturais, abordagens críticas da interculturalidade e abordagens pós-estruturalistas da diferença cultural. Pelo número inexpressivo de trabalhos encontrados sobre esses temas, foi possível supor que a pesquisa em educação em ciências ainda privilegia a ciência moderna ocidental como cultura pretensamente universal. O conjunto majoritário e polissêmico de abordagens interculturais mostrou que encontros da ciência com outras culturas enfrentam desafios para o ensino de ciências que são resolvidos de diferentes formas. Quando esse encontro se dá com base em paradigmas pós-estruturalistas, a ciência é colocada em igualdade com perspectivas heterodoxas e soluções precisam ser inventadas. Este exercício pode causar estranhamento e desconforto, mas também pode nos levar a lugares nos quais as relações entre a humanidade e o mundo natural tenham mais chances.</p> 2024-09-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Flavia Rezende, Fernanda Ostermann https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52165 A Tematização da Prática na Formação Continuada de Professores de Ciências de uma Escola de Ensino Integral 2024-05-28T13:49:57-03:00 Miriam Dal Bello Barbosa Gaiarin miriam_db21@hotmail.com Thaís Gimenez da Silva Augusto thais.gimenez@unesp.br <p align="justify">A formação continuada é um direito dos profissionais da educação, inserido à cultura escolar com objetivo de assegurar a qualidade de ensino e de aprendizagem. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a Tematização da Prática Pedagógica como estratégia de formação continuada e verificar seus efeitos na prática pedagógica dos professores de Ciências de uma escola de ensino integral. A pesquisa adotou caráter qualitativo, se caracterizou como uma pesquisa de natureza interventiva, à medida que a pesquisadora foi a própria formadora. Os dados foram coletados por meio de questionário diagnóstico e entrevista com o coordenador da área de Ciências da Natureza, filmagem e posterior transcrição do processo de Tematização da Prática e respostas ao questionário final. Na interface das três etapas foi possível constatar que a Tematização da Prática Pedagógica, a partir da reflexão sobre a própria prática, possibilita compreender e aprimorar a mesma, isto é, ponderar o que aconteceu durante as aulas, constatando acertos/erros e intervindo de forma a melhorar o ensino e a aprendizagem. Em relação aos limites dessa estratégia formativa, o resultado permite afirmar que a ampliação de tempo de permanência dos professores na escola proposto pelo Programa Ensino Integral, ainda, não é suficiente para realização e apropriação da formação continuada pelos profissionais, uma vez que as atividades da sua função são muitas.</p> 2024-09-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Miriam Dal Bello Barbosa Gaiarin, Thaís Gimenez da Silva Augusto https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/54843 The Thematization of Practice in the Continuos Training of Science Teachers at a Full-Time School 2024-09-25T22:21:48-03:00 Miriam Dal Bello Barbosa Gaiarin miriam_db21@hotmail.com Thaís Gimenez da Silva Augusto thais.gimenez@unesp.br <p class="western">Continuous training is a right given to the education professional who is teaching in schools aiming to ensure the quality of teaching and learning. This way, the present research aims to analyze the Thematization of Pedagogical Practice as a continuous education strategy and verify its effects on the pedagogical practice of Science teachers at a full-time school. The research is of qualitative character, it was characterized as an interventional research because the researcher was her own trainer. Data was collected through a diagnostic questionnaire together with an interview with the Natural Sciences area coordinator. Video recording and subsequent transcription of the Practice Thematization Process and the answers to the final questionnaire were part of the collected data as well. In the interface of the three stages, it was possible to verify that the Thematization of Pedagogical Practice, based on the analysis of the teacher’s practice, makes it possible to understand and improve it. In other words, to consider what happened during classes, observing the successes or mistakes to further intervene in the process to improve teaching and learning. Considering the limits of this training strategy, the result allows us to state that a longer time spent by teachers at school proposed by the Full-time Education Program is still not enough to carry out an adequate continuous training by professionals because their responsibilities are many.</p> 2024-09-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Miriam Dal Bello Barbosa Gaiarin, Thaís Gimenez da Silva Augusto https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51491 Expectativas Sócio-Geográficas dos Professores Sobre Alunos em Aulas de Química em Escolas do Programa de Ensino Integral Paulista 2024-04-13T11:03:53-03:00 Matheus dos Santos Barbosa da Silva matheus.santos.barbosa@usp.br Linda Rodrigues Alves linda_r@usp.br Ana Cláudia Kasseboehmer claudiaka@iqsc.usp.br <p>O Programa Ensino Integral (PEI) paulista introduziu um conjunto de reformas educacionais em escolas públicas, alterando a cultura institucional e a relação professor-aluno. Embora a literatura tenha indicado as consequências sociais da reforma, como a amplificação de desigualdades socioespaciais e a alteração das relações de trabalho docente, permanece como lacuna de investigação de qual modo o programa influenciou as práticas pedagógicas em disciplinas de ciências da natureza em escolas de periferia. O presente artigo visa compreender a relação entre os discursos e as representações dos professores de Química acerca dos alunos e das reformas introduzidas pelo PEI em escolas da periferia urbana. Este é um estudo guiado pela abordagem bourdieusiana, especialmente o conceito de poder simbólico, com o objetivo de explorar as práticas de classificação dos alunos e suas consequências para práticas pedagógicas em aulas de Química. Para a condução deste estudo, empregamos os princípios da etnografia crítica, com o uso dos métodos qualitativos, observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que a busca por um perfil ideal de estudantes, alinhado aos princípios do PEI, está relacionada à exclusão dos alunos e à elaboração de discursos de déficit, que associam a origem sócio-geográfica dos estudantes a obstáculos de aprendizagem nas aulas de Química. Conclui-se que os discursos dos docentes emergem por meio de processos classificatórios encapsulados por representações sobre raça, classe e espaço geográfico.</p> 2024-09-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Matheus dos Santos Barbosa da Silva, Linda Rodrigues Alves, Ana Cláudia Kasseboehmer https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52124 A Reforma do Ensino Médio em Consonância com as Mudanças do PNLD: A Desarticulação de Conceitos Científicos na Disciplina de Química 2024-08-08T23:55:04-03:00 Angela Daiane de Lima Rodrigues daianelimar@hotmail.com.br Josivânia Marisa Dantas josivania.dantas@ufrn.br <p>No âmbito do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, os livros concernentes à área de Ciências da Natureza eram divididos por disciplinas: Química, Física e Biologia. Após a reforma do Novo Ensino Médio (NEM), o PNLD de 2021 prevê a junção dessas disciplinas em um único livro didático. Assim, examinou-se, de modo articulado, a disposição de conceitos científicos presentes nos livros de Química do PNLD do ano 2018 (pré-reforma), em comparação com os livros de Ciências da Natureza aprovados pelo PNLD em 2021 (pós-reforma), no intuito de evidenciar as mudanças decorrentes do NEM para a área e as possíveis implicações dessas alterações no Ensino de Química, resultantes dessa nova organização curricular. Como opção metodológica, foi utilizada a abordagem qualitativa de cunho documental, perfazendo um estudo de natureza exploratória. Para isso, foram selecionadas, para análise, duas coleções de livros aprovadas pelo PNLD em 2018 e 2021. A análise de conteúdo foi utilizada como método analítico. Utilizaram-se quatro categorias como parâmetros, sendo duas <em>a priori</em>, abordagem conceitual simples e abordagem conceitual ampla; e duas <em>a posteriori</em>, abordagem parcialmente simples e abordagem parcialmente ampla. A predominância da categoria conceitual ampla no ano 2018, contrastada com a notável redução dessa categoria nos exemplares de 2021, sugere a necessidade de investigações mais aprofundadas em outras unidades temáticas e coleções de Ciências da Natureza. Tais estudos poderiam reunir evidências adicionais sobre a falta de conceitos científicos fundamentais, os quais podem ter impacto na formação cidadã dos estudantes no contexto do Novo Ensino Médio.</p> 2024-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Angela Daiane de Lima Rodrigues, Josivânia Marisa Dantas https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/55810 The Reform of High School in Line With the Changes of the PNLD: The Disarticulation of Scientific Concepts in the Discipline of Chemistry 2024-11-10T21:43:11-03:00 Angela Daiane de Lima Rodrigues daianelimar@hotmail.com.br Josivânia Marisa Dantas josivania.dantas@ufrn.br <p>Within the scope of the 2018 National Textbook Plan (PNLD), books concerning the field of Natural Sciences were divided into disciplines: Chemistry, Physics, and Biology. Following the reform of the New High School (NEM), the 2021 PNLD predicts the amalgamation of these disciplines into a single textbook. Thus, an articulated examination of the arrangement of scientific concepts present in the Chemistry books of the 2018 PNLD (pre-reform) was compared with the books in the Natural Sciences area approved by the PNLD in 2021 (post-reform). The aim was to highlight the changes resulting from the NEM in Natural Sciences textbooks and the possible implications of these alterations on Chemistry Education, resulting from this new curriculum organization. As a methodological option, a qualitative documentary approach was used, constituting an exploratory study. For this purpose, two collections of books approved by the PNLD in 2018 and 2021 were selected for analysis. Content analysis was used as the analytical method. Four categories were used as parameters, two a priori, simple conceptual approach and broad conceptual approach; and two a posteriori, partially simple conceptual approach and partially broad conceptual approach. The predominance of the broad conceptual category in the 2018 PNLD, contrasted with the notable reduction in this category in the 2021 editions, suggests the need for further investigations into other thematic units and collections of Natural Sciences. Such studies could gather additional evidence regarding the lack of fundamental scientific concepts, which may impact students’ civic education in the context of the New High School.</p> 2024-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Angela Daiane de Lima Rodrigues, Josivânia Marisa Dantas https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52710 Um Professor Indígena a Menos nas Ciências da Natureza: Uma Análise Antirracista das Razões do Abandono de Um Curso de Licenciatura em Biologia 2024-09-16T16:57:49-03:00 Regiane Lopes dos Santos regianels@ifto.edu.br Paulo Lima Junior limajr@unb.br Adriano Dias Gomes Karajá adrianoindio17@hotmail.com <p>O racismo estrutural e o projeto moderno-colonizador em curso na América Latina não seriam os mesmos sem as contribuições da ciência moderna ocidental. Contraditoriamente, é também por meio das ciências — sobretudo das ciências sociais — que as colonialidades têm sido contestadas. Inspirados pela crítica decolonial, contamos a história de vida de Waxihô Karajá, um homem indígena Karajá Xambioá que ingressou e abandonou um curso de Biologia. Os resultados ilustram como a educação indígena Iny contribuiu para o desenvolvimento do interesse de Waxihô Karajá por Biologia. Nossa análise também revela que a baixa qualidade da educação básica ofertada em comunidades indígenas; o despreparo das instituições de educação superior para receber a diversidade; as dificuldades experimentadas por jovens oriundos de realidades de baixa escolarização e a energia dispensada por minorias culturais para combater uma miríade de violências coloniais por meio do ativismo estudantil podem comprometer o sucesso acadêmico. Os resultados indicam que a aproximação e o afastamento de cursos de ciências da natureza por jovens indígenas parecem ter motivos ora similares ora distintos daqueles elencados pela pesquisa com jovens da sociedade envolvente. Urge reorientar as políticas de permanência universitária para fomentar o sucesso acadêmico de estudantes indígenas em cursos de ciências da natureza.</p> 2024-10-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Regiane Lopes dos Santos, Paulo Lima Junior, Adriano Dias Gomes Karajá https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/55491 One Less Indigenous Teacher in the Natural Sciences: An Anti-Racist Analysis of the Reasons for Abandoning an Undergraduate Course in Biology 2024-10-24T20:21:47-03:00 Regiane Lopes dos Santos regianels@ifto.edu.br Paulo Lima Junior limajr@unb.br Adriano Dias Gomes Karajá adrianoindio17@hotmail.com <p>Structural racism and the ongoing modern-colonizing project in Latin America would not be the same without the contributions of Modern Western Science. Contradictorily, it is also through the sciences — especially social sciences — that colonialities have been challenged. Inspired by decolonial criticism, we tell the life story of Waxihô Karajá, an indigenous Karajá Xambioá man who entered and abandoned a Biology course. The results illustrate how Iny indigenous education contributed to the development of Waxihô Karajá's interest in Biology. Our analysis also reveals that the low quality of basic education offered in indigenous communities; the unpreparedness of higher education institutions to receive diversity; the difficulties experienced by young people with low-education backgrounds and the energy expended by cultural minorities to combat a myriad of colonial violences through student activism can compromise academic success. Results indicate that the approach and the departure from natural science courses by young indigenous people seem to have reasons that are sometimes similar and sometimes different from those listed in the research with young people from the national society. There is an urgent need to reorient university retention policies to promote the academic success of indigenous students in natural sciences courses.</p> 2024-10-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Regiane Lopes dos Santos, Paulo Lima Junior, Adriano Dias Gomes Karajá https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51768 Água e Vida no Sertão Nordestino: Narrativas (Auto)Biográficas e Literatura das Secas Como Caminhos Decoloniais na Educação em Ciências 2024-06-13T20:55:42-03:00 Alessandro Tomaz Barbosa alessandrobarbosa@uft.edu.br <p>O presente artigo objetivou compreender a literatura das secas e as narrativas (auto)biográficas sobre a migração de um vivente do sertão nordestino como caminhos decoloniais na Educação em Ciências. Para isso, metodologicamente, pesquisou-se obras literárias que retratam a seca no Nordeste brasileiro e foram produzidas narrativas (auto)biográficas que evidenciam memórias como vivente do sertão nordestino.Em seguida, buscou-se discutir os resultados com base no dispositivo do pensamento decolonial e nas obras de Paulo Freire. Os resultados estão organizados em dois episódios articulados. No primeiro, “Narrativas (auto)biográficas da migração nordestina: os retirantes”, são apresentados os desafios dos fluxos migratórios de um vivente do sertão nordestino e as diferentes formas de leitura de mundo, de relacionar-se com o mundo e de estar no mundo. No segundo episódio, “A literatura das secas: caminhos decoloniais na educação em ciências”, são expostas passagens de obras literárias que denunciam a colonialidade do saber, poder e ser. Além de denúncias, considera-se que anúncios emergem ao perceber que as articulações entre as narrativas (auto)biográficas e a literatura das secas permitem construir pedagogias decoloniais na Educação em Ciências, tornando possíveis muitas outras maneiras de ser, estar, pensar, saber, sentir, existir e viver.</p> 2024-10-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Alessandro Tomaz Barbosa https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51436 SEGUIMOS, COM RESPEITO E ESPERANÇA, CONFIANTES NO FUTURO 2024-03-01T12:40:40-03:00 Aline Andréia Nicolli aanicolli@gmail.com Márcia Gorette Lima da Silva marciaglsilva@yahoo.com.br Silvania Sousa do Nascimento silnascimento@ufmg.br Suzani Cassiani suzanicassiani@gmail.com <p>Em 2023, esteve à frente da RBPEC, como Editoras-Chefes, um coletivo feminino composto por Aline Andréia Nicolli (UFAC), Alice Alexandre Pagan (UFMS), Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG) e Suzani Cassiani (UFSC). Jonathan Atkinson, como Assistente Editorial de Produção, e Bárbara Altivo, como Gestora de Mídias, também atuaram para que, por meio do trabalho colaborativo, fossem sustentadas as diferentes ações/atividades da Revista.</p> 2024-03-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52088 WE KEEP GOING, WITH RESPECT AND HOPE, CONFIDENT ABOUT THE FUTURE 2024-04-08T16:02:31-03:00 Aline Andréia Nicolli aanicolli@gmail.com Márcia Gorette Lima da Silva marciaglsilva@yahoo.com.br Silvania Sousa do Nascimento silnascimento@ufmg.br Suzani Cassiani suzanicassiani@gmail.com <p>In 2023, there was a feminine group composed by Aline Andréia Nicolli (Federal University of Acre (UFAC)), Alice Alexandre Pagan (Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS)), Márcia Gorette Lima da Silva (Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)), Silvania Souza do Nascimento (Federal University of Minas Gerais (UFMG)) and Suzani Cassiani (Federal University of Santa Catarina (UFSC)) leading the way on Brazilian Journal of Research in Education and Science (RBPEC) as head-publishers. Jonathan Atkinson, as Editorial assistant of production, and Bárbara Altivo, as Media Manager, operated for, through the collaborated job, the different actions/activities of the Journal would be sustained.</p> 2024-04-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51842 Sobrevivemos a Pandemia de COVID-19: Alguns Apontamentos Para Não Esquecermos 2024-03-28T13:11:02-03:00 Fábio Augusto Rodrigues e Silva fabogusto@gmail.com 2024-04-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fábio Augusto Rodrigues e Silva