Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec <p>A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é uma publicação da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações conduzidas na área de Educação em Ciências, com ética e eficiência, de forma a contribuir para a consolidação da área, para a formação de pesquisadores, e para a produção de conhecimentos em Educação em Ciências, que fundamentem o desenvolvimento de ações educativas responsáveis e comprometidas com a melhoria da educação científica e com o bem estar social.</p> <p>Atualmente, está classificada como A1 no QUALIS CAPES (2017-2020).</p> <p>e-ISSN: 1984-2686 ISSN:1806-5104</p> pt-BR <p>Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.</p><p>Os autores que publicam neste periódico <strong>concordam plenamente</strong> com os seguintes termos:</p><ul><li>Os autores atestam que <em>a contribuição é inédita</em>, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.</li><li>Os autores atestam que <em>não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico</em>.</li><li>Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.</li><li>Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.</li><li>Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</li></ul><p><strong>Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.</strong></p> rbpeceditoria@gmail.com (Equipe Editorial) rbpec.assistencia@gmail.com ( Jonathan Atkinson) Wed, 31 Jan 2024 20:16:41 -0300 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 SEGUIMOS, COM RESPEITO E ESPERANÇA, CONFIANTES NO FUTURO https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51436 <p>Em 2023, esteve à frente da RBPEC, como Editoras-Chefes, um coletivo feminino composto por Aline Andréia Nicolli (UFAC), Alice Alexandre Pagan (UFMS), Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN), Silvania Sousa do Nascimento (UFMG) e Suzani Cassiani (UFSC). Jonathan Atkinson, como Assistente Editorial de Produção, e Bárbara Altivo, como Gestora de Mídias, também atuaram para que, por meio do trabalho colaborativo, fossem sustentadas as diferentes ações/atividades da Revista.</p> Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani Copyright (c) 2024 Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51436 Mon, 04 Mar 2024 00:00:00 -0300 WE KEEP GOING, WITH RESPECT AND HOPE, CONFIDENT ABOUT THE FUTURE https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52088 <p>In 2023, there was a feminine group composed by Aline Andréia Nicolli (Federal University of Acre (UFAC)), Alice Alexandre Pagan (Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS)), Márcia Gorette Lima da Silva (Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)), Silvania Souza do Nascimento (Federal University of Minas Gerais (UFMG)) and Suzani Cassiani (Federal University of Santa Catarina (UFSC)) leading the way on Brazilian Journal of Research in Education and Science (RBPEC) as head-publishers. Jonathan Atkinson, as Editorial assistant of production, and Bárbara Altivo, as Media Manager, operated for, through the collaborated job, the different actions/activities of the Journal would be sustained.</p> Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani Copyright (c) 2024 Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/52088 Mon, 08 Apr 2024 00:00:00 -0300 A Prática de Docentes Universitários no Ensino de Botânica Para a Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46231 <p>A proposta deste trabalho foi identificar e avaliar as estratégias de ensino do docente universitário do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas a fim de capacitar o licenciando na transposição do conteúdo de botânica do Ensino Superior para a Educação Básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito docentes que ministram aulas de botânica. Foi realizada a Análise de Conteúdo com auxílio do software NVivo, e as respostas foram classificadas em quatro categorias. Algumas subcategorias foram definidas previamente, porém novas subcategorias emergiram da análise. Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados não costuma participar de formação continuada e baseia sua prática pedagógica no exemplo de seus professores e em sua própria experiência. A estratégia didática mais utilizada é a aula teórica expositiva seguida de aula prática. De forma geral, os entrevistados fazem adaptações parciais nas estratégias usadas em suas aulas pensando na licenciatura. Dentre as seis atividades propostas como Prática como Componente Curricular (PCC), quatro são focadas no conhecimento biológico ou científico do aluno e duas tratam explicitamente da transposição de conhecimentos para a Educação Básica. Os resultados desta pesquisa indicam que a inclusão das PCCs foi positiva para os licenciandos, mas ressalta que ainda é necessário investir na formação pedagógica dos docentes do Ensino Superior.</p> Rafaella Migliavacca Marchioretto, Maria Cecilia de Chiara Moço Copyright (c) 2024 Rafaella Migliavacca Marchioretto, Maria Cecilia de Chiara Moço http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46231 Wed, 31 Jan 2024 00:00:00 -0300 Plataformização da Verdade: Os Grupos Discursivos Sobre Vacinação Contra COVID-19 no Twitter https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47798 <p>Este trabalho discute a relação entre vontade de verdade sobre vacinação contra COVID-19 e os diferentes grupos discursivos na dita sociedade da plataforma no Twitter. Especificamente, realiza-se essa pesquisa a partir da (1) compreensão da estrutura da rede a partir da Análise de Redes Sociais e (2) da avaliação de falas dos grupos a partir da proposição do conceito analítico “plataformização da verdade”. Tanto a proposição deste conceito quanto a contextualização desta pesquisa parte de ferramentas de Michel Foucault. São utilizados métodos mistos para analisar dados coletados sobre vacinação de dezembro de 2020 até 17 de janeiro de 2021 no Twitter. Se utilizou a Análise de Redes Sociais para avaliar a composição dos retweets sobre a temática, sendo capaz de identificar os grupos antagônicos na rede. Em seguida, o conceito de plataformização da verdade é exercitado para qualificar o conteúdo de um recorte da amostra coletada. Os resultados apontam que foram evidenciados dois grupos discursivos na plataforma de rede social, sendo apontado um cluster com caráter antivacina e dois clusters formadores da ala pró-vacina. A ala pró-vacina apresenta diferentes maneiras de disseminar a vontade de verdade a favor da vacinação, sendo um grupo utilizador de humor e memes e outro grupo de uma linguagem majoritariamente científica, jornalística e/ou política. No caso do grupo antivacina, o discurso é de desconfiança com as vacinas que combatem o coronavírus, especialmente a CoronaVac. Como limitação, tem-se que a coleta de dados é feita a partir de um recorte da mídia social sobre determinado assunto, o que não retrata a totalidade do conteúdo presente na plataforma sobre tal.</p> Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio Copyright (c) 2024 Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47798 Fri, 16 Feb 2024 00:00:00 -0300 Platformization of Truth: Covid-19 Vaccination Discursive Groups on Twitter https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51266 <p>This work discusses the relationship between the will for truth regarding COVID-19 vaccination and the different discursive groups in the so-called society of platform on Twitter. Specifically, this research is conducted through (1) understanding the network structure through Social Network Analysis and (2) evaluating the discourses of the groups based on the analytical concept of ‘plataformization of truth.’ Both the proposition of this concept and the contextualization of this research are rooted in Michel Foucault’s tools. Mixed methods are used to analyze the data collected on vaccination from December 2020 to January 17, 2021, on Twitter. Social Network Analysis was used to assess the composition of retweets on the topic, enabling the identification of antagonistic groups in the network. Subsequently, the concept of platformzation of truth is applied to qualify the content of a subset of the collected sample. The results indicate that two discursive groups were evident on the social network platform, with one cluster displaying an anti-vaccine stance and two clusters forming the pro-vaccine wing. The pro-vaccine wing employs different methods to disseminate the will for truth in favor of vaccination, with one group using humor and memes, and another group using predominantly scientific, journalistic, and/or political language. In the case of the anti-vaccine group, the discourse revolves around distrust of vaccines combating the coronavirus, especially CoronaVac. As a limitation, it should be noted that data collection is carried out from a segment of social media on a specific subject, which does not portray the entirety of the content present on the platform regarding that subject.</p> Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio Copyright (c) 2024 Bárbara Tauffner de Souza, Rochele de Quadros Loguercio http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51266 Fri, 16 Feb 2024 00:00:00 -0300 A Ecologia na Disciplina Escolar Biologia no Ensino Secundário em Pernambuco: Do Currículo Mínimo ao Novo Ensino Médio https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46456 <p>O objetivo deste estudo foi o de estabelecer a trajetória do componente Ecologia no currículo do ensino secundário de Pernambuco entre 1943 e 2023. Esta pesquisa documental e historiográfica utilizou como fontes livros didáticos, atas e relatórios da Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), programas de ensino e notícias publicadas em jornais. Para a elaboração da trajetória e análise desse componente, as informações foram organizadas a partir de duas perspectivas: (1) percepção da ciência Ecologia como área da Biologia e (2) percepção relacionada aos movimentos Ambientalistas e de Educação Ambiental. Entre 1940 e 1960, a Ecologia no ensino secundário foi apresentada como um conteúdo descritivo e pautado na História Natural. Em 1965, a Ecologia se atualizou a partir da modernização da ciência de referência e da utilização dos currículos estadunidenses utilizados nos cursos do CECINE. Na década de 1970, serviu como interlocutora para as questões ambientais e foi utilizada para justificar o discurso do desenvolvimento regional. Entre os anos de 1980 e 1990, disputou espaço com o Ambientalismo e a Educação Ambiental. Entre os anos 2000 e 2010, os conteúdos foram apresentados sempre no final do ensino médio e com uma nítida separação hierárquica entre a Ecologia e os temas socioambientais. Em 2023, a arquitetura escolar do Novo Ensino Médio em Pernambuco se estabeleceu como uma ameaça ao desenvolvimento dos conteúdos de Ecologia e fragilizou os debates sobre as questões socioambientais.</p> Gilmar Beserra de Farias Copyright (c) 2024 Gilmar Beserra de Farias http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46456 Sun, 25 Feb 2024 00:00:00 -0300 Ensino de Ciências por Investigação e Questões Sociocientíficas em Sala de Aula: Conexões a Partir da Análise de Práticas Epistêmicas https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47892 <p>Neste artigo, analisamos continuidades e mudanças na construção de práticas epistêmicas em dois contextos instrucionais distintos: investigativo (EnCI) e sociocientífico (QSC). Baseados na Etnografia em Educação, acompanhamos estudantes de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental ao longo de um ano em aulas de ciências. Selecionamos um evento para análise das práticas epistêmicas a partir de interações discursivas. Os resultados da análise deste evento, à luz de outros eventos ocorridos ao longo do ano, indicam relações complementares entre as abordagens EnCI e QSC. Atividades em contexto investigativo favoreceram o posicionamento consciente e justificado pelos estudantes em discussões sociocientíficas. Atividades em contexto sociocientífico, por sua vez, catalisaram a emergência de práticas epistêmicas mais complexas. Defendemos, portanto, as vantagens pedagógicas de articulações entre o EnCI e as QSC, entendidas como complementares, tendo em vista os objetivos da educação científica no século XXI.</p> Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça Copyright (c) 2024 Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47892 Mon, 26 Feb 2024 00:00:00 -0300 Inquiry-based Science Teaching and Socioscientific Issues in the Classroom: Connections Based on the Analysis of Epistemic Practices https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51371 <p>This paper analyzes continuities and changes in the constructing epistemic practices in two different instructional contexts: inquiry-based science teaching (IBST) and socioscientific issues (SSI). Based on Ethnography in Education, we followed students in an 8th-grade elementary school classroom for over a year in science lessons. We selected an event to analyze epistemic practices in discursive interactions. Considering other events over the year, the analysis of this event indicates reciprocal relationships between the IBST and SSI approaches. Inquiry-based activities fostered conscious and justified positioning by students in socio-scientific discussions. Socioscientific activities, in turn, catalysed the construction of more complex epistemic practices. Therefore, we defend the pedagogical advantages of articulations between IBST and SSI activities to support science education aims in the 21st century.</p> Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça Copyright (c) 2024 Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paula Cristina Cardoso Mendonça http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51371 Mon, 26 Feb 2024 00:00:00 -0300 The Photon is Naked: The Role of Textbook in the Building of a Common World https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46039 <p>Given the ontological plurality associated with Quantum Theory (i.e., the multiplicity of interpretations of the theory), we investigated the approaches of 22 undergraduate textbooks in the process of composing a possible common world about electromagnetic radiation. In the work, we align ourselves, on the one hand, with the proposals of Eduardo Viveiros de Castro, Bruno Latour and Isabelle Stengers, arguing that reality occurs through a cosmopolitical process in which non-transcendental multinatures negotiate to achieve common stabilization. These perspectives collide with a central metaphysics of modernism: a reality grounded in a unique and innate nature (called cosmopolitan). On the other hand, we started from Bakhtin’s Philosophy of Language to analyze the style of speech cited in the books. The main analysis of the text is to identify whether the books are cosmopolitan or cosmopolitical, and whether the boundaries of the cited discourse are explicit or erased. The results found in our analysis indicate that there is no ontologically stabilized electromagnetic radiation proposition when we consider all textbooks. However, as most of these same books hide the limits between propositions, it is evident that the authors simulate that there is a consensus in the scientific community regarding their ontology.</p> Pedro Antônio Viana Vazata, Paula Malcum Trein, Nathan Willig Lima, Fernanda Ostermann Copyright (c) 2024 Pedro Antônio Viana Vazata, Paula Malcum Trein, Nathan Willig Lima, Fernanda Ostermann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46039 Wed, 28 Feb 2024 00:00:00 -0300 Diabetes Tipo II en Poblaciones Vulnerables: Reflexiones en Torno al rol del Estado y la Formación Docente https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47737 <p>En este trabajo expongo la importancia del abordaje de la diabetes tipo II desde perspectivas complejas, que superen las miradas biologicistas de las asignaturas dedicadas a la enseñanza de la salud en los Institutos de Formación Docente de Biologia. Esbozo la relación entre la pobreza y la diabetes tipo II sin profundizar en los mecanismos metabólicos involucrados. Caracterizo el MMH (Modelo Médico Hegemónico), el paradigma empírico/funcional, la salud pública funcionalista y los modos de abordaje por parte del Estado de la diabetes tipo II en poblaciones vulnerables.</p> Andrea Revel Chion Copyright (c) 2024 Andrea Revel Chion http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47737 Sun, 10 Mar 2024 00:00:00 -0300 Diabetes Type II in Vulnerable Populations: Reflections on (Upon) the Role of the State and the Relevance of the Issue in Teacher Training College https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51552 <p>In this work I expose the importance of approaching diabetes type II from complex perspectives, which go beyond the biological perspectives of the subjects dedicated to health education in Biology Teacher Training Institutes. I outline the relationship between poverty and diabetes type II without delving into the metabolic mechanisms involved. I characterize the HMM (Hegemonic Medical Model), the empirical/functional paradigm, functionalist public health and the State approaches to type II diabetes in vulnerable populations.</p> Andrea Revel Chion Copyright (c) 2024 Andrea Revel Chion http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51552 Sun, 10 Mar 2024 00:00:00 -0300 A Escolha da Pesquisa em Epistemologia da Biologia: Diálogo Entre Mônadas de Professores Pesquisadores https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47645 <div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O artigo tem o objetivo de compreender, por meio de mônadas, os interesses, dificuldades e motivações de professores pesquisadores ao realizarem investigações em história e epistemologia da biologia, após estudos e discussões realizadas no contexto da pós-graduação. Os dados foram constituídos por meio da metodologia de pesquisa narrativa, utilizando como instrumentos o questionário e entrevistas narrativas. Os resultados foram apresentados por meio de mônadas, construídas com base em Walter Benjamin e sua análise possibilitou identificar sentidos, significados e emoções acerca das motivações, interesses e dificuldades na pesquisa histórica e epistemológica. Foram também identificadas concepções implícitas de ciência e sua epistemologia nas narrativas dos professores pesquisadores. Dentre as conclusões, destacamos que a leitura das mônadas revelou que a afinidade pela história e epistemologia da biologia emergiu, para a maioria dos narradores, durante os estudos preparatórios e no decorrer da pós-graduação, apesar de considerarem um trabalho desafiador e muitas vezes solitário.</p> </div> </div> </div> Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina Copyright (c) 2024 Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/47645 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 The Choice of Research in Epistemology of Biology: Dialogue Between Monads of Research Professors https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51554 <div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>The article has the objective of understanding, through monads, the interests, difficulties and motivations of research professors when carrying out investigations in the history and epistemology of biology, after studies and discussions carried out in the context of postgraduate studies. The data were constituted through the methodology of narrative research, using the questionnaire and narrative interviews as instruments. The results were presented through monads, constructed based on Walter Benjamin and their analysis made it possible to identify senses, meanings and emotions about the motivations, interests and difficulties in historical and epistemological research. Also were identified the implicit conceptions about science and their epistemology in the narratives of researcher professors. Between the conclusions, we contrast which reading the monads revealed that the affinity for the history and epistemology of biology emerged, for most narrators, during preparatory studies and postgraduate studies, despite considering it a challenging and often lonely work.</p> </div> </div> </div> Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina Copyright (c) 2024 Maria Júlia Corazza, Jéssica Laguilio Rodrigues, Lourdes Aparecida Della Justina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51554 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 -0300 Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/45554 <p>Este estudo relata algumas das atuais discussões e investigações acerca da popularização da ciência pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de uma revisão sistemática de literatura. A sistematização foca em 53 artigos publicados na última década em quatro bases de dados (Scielo, Scopus, Web of Science e DOAJ). Metodologicamente, foram utilizados parâmetros e procedimentos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), buscando identificar, por um lado, temas e debates em torno da popularização da ciência e, por outro, investigações práticas a respeito da questão. Os descritores utilizados nas buscas levaram em conta, centralmente, a abordagem CTS. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver políticas públicas de formação e incentivo para estudantes e pesquisadores se envolverem em ações de popularização da ciência. Além disso, a consideração do papel epistêmico das assimetrias na comunicação científica pode ajudar a superar a discussão rasa em torno de modelos deficitários e o desenvolvimento de modelos participativos deliberativos. Ainda mostra-se necessário maior número de estudos em torno do desenvolvimento de modelos de comunicação participativa que enfatizem a justiça social pela valorização da diversidade de conhecimentos, métodos e práticas comunicativas.</p> Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari Copyright (c) 2024 Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/45554 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 Science Popularization in the Science, Technology and Society Perspective: A Literature Review https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51863 <p>This study presents some of the current discussions and research on the topic of science popularization from the perspective of Science, Technology, and Society (STS), based on a systematic review of the literature. The systematization focuses on 53 articles published in the last decades in four databases (Scielo, Scopus, Web of Science and DOAJ). Methodologically, the parameters and procedures of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) are used, seeking to identify issues and debates around the popularization of science and also practical investigations regarding the issue. The descriptors used in the searches took the STS approach centrally into account. The results indicate the need to develop public policies to train and encourage students and researchers to get involved in popularizing science. Furthermore, considering the epistemic role of asymmetries in scientific communication can help to overcome the shallow discussion around deficit models and the development of deliberative participatory models. There is still a need for more studies on the development of participatory communication models that emphasize social justice by valuing the diversity of knowledge, methods, and communication practices.</p> Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari Copyright (c) 2024 Joselaine Setlik, Lucas Barbosa Pelissari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51863 Fri, 29 Mar 2024 00:00:00 -0300 Viés Alternativo Para a Compreensão do Mundo? Uma Análise da Percepção de Graduandos em Ciências Biológicas Sobre Pseudociência https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46907 <p>A pseudociência é capaz de ludibriar até mesmo os indivíduos mais céticos devido à sua tática de mimetizar os processos das Ciências, desde simular uma metodologia e uma linguagem científica até induzir uma racionalidade. Diante disso, considerando essa artimanha das pseudociências, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de graduandos em Ciências Biológicas sobre as características gerais da pseudociência, visto que esses discentes estão em processo de formação e poderão atuar no combate à frente anticiência. Para alcançar nosso objetivo, foi aplicado um questionário de concordância com uma escala do tipo Likert, e seus resultados foram analisados a partir do Ranking médio das respostas obtidas. Ao total, participaram 56 licenciandos e 32 bacharelandos. Os resultados da pesquisa demonstram que os discentes não diferenciam negacionismo científico de pseudociência e permanecem em um campo de neutralidade, ao lidar com o critério de falseabilidade para caracterizar as Ciências.</p> Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano Copyright (c) 2024 Matheus Lau Damasceno, Luciana Sedano http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/46907 Sun, 31 Mar 2024 00:00:00 -0300 Sobrevivemos a Pandemia de COVID-19: Alguns Apontamentos Para Não Esquecermos https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51842 Fábio Augusto Rodrigues e Silva Copyright (c) 2024 Fábio Augusto Rodrigues e Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/51842 Mon, 08 Apr 2024 00:00:00 -0300