Natureza da Ciência e Filosofia da Ciência no Ensino: um Diálogo a partir dos Livros Didáticos de Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u459489

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Filosofia da Ciência, Ensino de Filosofia, Livro Didático

Resumo

A compreensão da natureza da ciência (NdC) é amplamente aceita como componente fundamental da alfabetização científica e dos objetivos centrais do ensino de ciências. Ao mesmo tempo, o ensino de Filosofia (incluindo a Filosofia da ciência) está presente na educação básica em diferentes países, entre eles o Brasil. Contudo, pouco tem se discutido sobre os possíveis intercâmbios entre essas duas áreas e suas implicações. O presente trabalho investiga os temas de filosofia da ciência abordados nos livros didáticos de Filosofia do PNLD 2018 por meio da análise de conteúdo. As convergências e divergências no que diz respeito às imagens de ciência veiculadas pelos livros e a literatura em NdC são discutidas. Aponta-se a necessidade de maior diálogo entre as áreas de ensino de ciências e ensino de Filosofia, tanto no ensino quanto na pesquisa.

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Publicado

2022-05-26

Como Citar

Nagayoshi, C. S., & Scarpa, D. L. (2022). Natureza da Ciência e Filosofia da Ciência no Ensino: um Diálogo a partir dos Livros Didáticos de Filosofia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35170, 1–31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u459489

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Artigos