Resolução de Problemas: Uma Análise Realizada com Estudantes do Ensino Médio de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182669

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Escrita, Ensino de Ciências.

Resumo

Este estudo foi fundamentado na teoria da Resolução de Problemas e teve como objetivo investigar as atitudes/ações empregadas por estudantes do ensino médio quando resolvem problemas abertos, apresentando uma análise das soluções fornecidas por eles. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 25 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas localizadas em um município do estado do Paraná, sendo uma escola urbana e uma escola do campo. Foram fornecidos aos estudantes três problemas abertos, hipotéticos, que apresentavam situações do cotidiano relativas a um vazamento de gás de cozinha, ao descarte de embalagens em um rio e à prevalência de cáries dentárias numa população. A partir desses problemas, os estudantes tinham de descrever formas de resolução e justificá-las. Para analisar as respostas fornecidas pelos estudantes foi utilizado a Análise de Conteúdo, proposta pela pesquisadora francesa Laurence Bardin. Os resultados apontam para o fato de que a maioria dos estudantes pesquisados tomam decisões que não solucionariam os problemas propostos e essas decisões carecem de justificativas.

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Biografia do Autor

Glessyan de Quadros Marques, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste (2014) e mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (2017) pela mesma Universidade. No momento realiza o Doutoradoem Educação em Ciências e Educação Matemática Unioeste/PPGECEM/Cascavel. 

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino da Unioeste. Membro do Núcleo de Ensino de Ciências, NECTO, Unioeste.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Marques, G. de Q., & da Cunha, M. B. (2018). Resolução de Problemas: Uma Análise Realizada com Estudantes do Ensino Médio de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 669–697. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182669

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