Contextualização histórica dos conceitos de emaranhamento quântico e não-localidade

um estudo piloto

Autores

  • Rafaelle da Silva Souza Instituto Federal da Bahia (IFBA), Seabra, BA, Brasil. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6713-2292
  • Indianara Lima Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2124-6435
  • Elder Sales Teixeira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6013-2043

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15992

Palavras-chave:

Mecânica Quântica, História e Filosofia da Ciência, Licenciatura em Física

Resumo

O artigo traz reflexões sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência para auxiliar a aprendizagem da Mecânica Quântica, com foco nos conceitos de emaranhamento quântico e não-localidade, para alunos de licenciatura em Física. Uma proposta didática foi elaborada a partir da perspectiva da Engenharia Didática de Artigue que estabelece algumas fases de elaboração de um conteúdo a ser ministrado. Propõe-se uma contextualização histórica como forma de facilitar o ensino da Mecânica Quântica com aulas mediadas pela professora-pesquisadora e uso de textos originais de cientistas através dos quais buscou-se estabelecer momentos dialógicos e de análise textual. As atividades realizadas pelos estudantes tornaram-se instrumentos de análise e são observados via Taxonomia de Bloom Revisada. Como resultado da implementação, a contextualização histórica é percebida como passo importante para o ensino da Mecânica Quântica. Os estudantes, embora tenham apresentado lacunas na compreensão conceitual, mostram-se interessados na História e Filosofia da Ciência, uma vez que ela possibilita ricas trocas histórico-conceituais fundamentais para que se prossiga com aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rafaelle da Silva Souza, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Seabra, BA, Brasil. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Professora de Física no Instituto Federal da Bahia, campus Seabra.

 

Indianara Lima Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, 2013. Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Elder Sales Teixeira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, 2010. Professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

SOUZA, R. da S.; SILVA, I. L. .; TEIXEIRA, E. S. . . Contextualização histórica dos conceitos de emaranhamento quântico e não-localidade: um estudo piloto. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15992. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15992. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos