Saberes necessários à prática docente no ensino superior

olhares dos professores dos cursos de bacharelado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2051

Palavras-chave:

Saberes docentes, Docência no ensino superior, Profissionalidade

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que focou a articulação da experiência docente com o saber ensinar dos professores dos cursos de bacharelado no ensino superior, considerando sua concretização na prática profissional dos entrevistados. Os cursos envolvidos foram: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Sistemas de Informação, todos de uma instituição privada do Ceará. O interesse foi discutir acerca dos saberes docentes e profissionais dos professores do ensino superior que não tinham formação formal para ensinar e acerca das percepções deles sobre os saberes necessários à docência. Com fundamento na abordagem qualitativa e utilização de pesquisa colaborativa como instrumento de formação docente, foram realizados entrevistas e encontros formativos. Neste texto, serão apresentados dados coletados em entrevistas semiestruturadas, que apontam os saberes necessários à prática, conforme os olhares dos professores. Destaca-se a junção da pesquisa com a formação como mecanismo de desenvolvimento profissional. As análises apontaram que os saberes são advindos dos percursos pessoal, acadêmico e profissional, e a mobilização desses saberes vai sendo tecida por meio de troca de experiências entre os pares e com os estudantes, indicando a efetiva profissionalidade à medida que se reconstroem saberes inerentes à profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicologia Educacional pela PUC Minas. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora de Gestão dos Processos Educacionais no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UECE. Pesquisa nas áreas de docência do ensino superior, formação, prática de ensino e didática.

Downloads

Publicado

07-01-2016

Como Citar

LACERDA, C. R. Saberes necessários à prática docente no ensino superior: olhares dos professores dos cursos de bacharelado. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 79–100, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2051. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2051. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos