Formação cidadã de pedagogas

vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24139

Palavras-chave:

Formação de professores, Transdisciplinaridade., Justiça social, Educação para a cidadania

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar os alcances do projeto de ensino “Numeramento, cidadania e práticas sociais” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Diante do crime socioambiental ocorrido na cidade de Brumadinho/MG em janeiro de 2019, organizou-se um processo de formação embasado em autores que articulam conhecimento transdisciplinar às práticas sociais e à democracia. Realizou-se, também, visita técnica ao Acampamento Pátria Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e à Aldeia Naô Xohã, da etnia indígena Pataxó Hã-hã-hãe, que dividem área ocupada na região afetada pela lama de rejeitos que escorreu pelo Rio Paraopeba. Como resultado, destaca-se que as experiências do projeto possibilitaram aos participantes um processo formativo crítico, questionador e sensível com os problemas sociais.

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Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Ibirité, no Departamento de Educação e Ciências Humanas, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Mestre em Educação e Docência (FAE/UFMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e bacharel em Administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É autor de diversos livros e artigos sobre a área da educação no Brasil.

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Publicado

14-04-2021

Como Citar

SILVA, O. H. F. da . Formação cidadã de pedagogas: vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–22, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24139. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos