Sobre a atividade dos pareceristas

Os pareceristas contribuem na avaliação dos trabalhos que são submetidos pelos autores.

Para ser parecerista neste periódico, é necessário possuir mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento, pois o periódico recebe submissões oriundas de todas as áreas – sempre textos relacionados à docência no ensino superior.

Esta revista adota a avaliação duplo-cega, ou seja, o parecerista avalia sem saber quem são os autores do texto, e os autores não sabem quais pareceristas avaliaram o seu manuscrito.

Cada texto é avaliado por pelo menos dois pareceristas.

A avaliação consiste em leitura atenta e cuidadosa do texto na íntegra e, seguindo um roteiro de critérios, cada parecerista escreve um parecer, com sua avaliação e argumentação sobre cada aspecto. Ao final do parecer, deve explicitar se recomenda a aprovação ou reprovação do texto, justificando essa escolha.

A avaliação deve considerar, entre outros aspectos, desde a adequação do título, a estruturação do resumo, dos objetivos e do próprio texto, até as contribuições, a originalidade e a relevância do trabalho.

Neste periódico cada parecerista pode receber até dois textos por ano para avaliar.

A solicitação de parecer é encaminhada quando há demanda de avaliação de um texto relacionado com a área de conhecimento e interesse do parecerista.

A atividade de parecerista não é remunerada. Após a elaboração de cada parecer, será encaminhada a Declaração de Parecerista em nome do/a avaliador/a.

Se você cumpre os requisitos acima, está de acordo com todos os critérios mencionados e deseja ser parecerista na Revista Docência do Ensino Superior, clique aqui para se cadastrar.