Biblioteca em programas de alfabetização e educação de adultos

Autores

  • ETELVINA LIMA

Resumo

A biblioteca pública brasileira, tal como ensinada e aprendida nas Escolas de Biblioteconomia, vem perdendo a visão objetiva de sua missão de educar, pois parte de uma concepção de biblioteca moldada em uma sociedade cujas características e exigências são inteiramente diversas da nossa. A reflexão sobre os pontos em comum entre a filosofia do método Paulo Freire e os problemas das bibliotecas públicas conduz a um modelo de biblioteca popular. Por analogia, as bibliotecas populares seriam a biblioteca do oprimido — instituições nas quais a prática educativa levasse os leitores/edu- candos à busca de conhecimentos e de instrumentos que aumentassem seu poder de intervenção sobre a realidade. A biblioteca popular seria resultante de vontade de um grupo, manifestada no decorrer de reuniões, onde se discutam problemas comuns, sob a coordenação de alguém com experiência de trabalho social. Seu acervo pode ser desenvolvido a partir de um trabalho editorial de publicações gerais e específicas sobre assuntos que constituam preocupação prioritária dos grupos a serem atendidos. A seleção de obras de ficção será feita de acordo com o valor literário e a accessibilidade da linguaguem e poderá utilizar a coleção de textos do Mobral. Os recursos audiovisuais também podem ser gerados das discussões dos próprios grupos. O bibliotecário não será o único profissional a agilizar a biblioteca popular: ele integrará um grupo de especialistas envolvidos no processo. Para a promoção especializada do bibliotecário poderá ser viável o recurso da especialização, após a graduação, em programas apoiados por órgãos nacionais, ou sob o patrocínio de associações de classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Artigos