A retenção de alunos por infreqüência, aproveitamento e trancamento de matrícula no Curso de Graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • MARIA AUGUSTA DA NÓBREGA CESARINO
  • JEANNETTE MARGUERITE KREMER
  • MARCIA MILTON VIANNA DUMONT
  • ELIEDIR MARCELINA DOS SANTOS SIMÕES

Resumo

No 2° semestre de 1984, o curso de Biblioteconomia apresentava um índice de 39% de retenção, causado por falta de aproveitamento, por infreqüência ou trancamento de matrícula e concentrado, sobretudo, nos períodos iniciais do curso. A análise do aluno retido mostra que ele vem de uma classe social pouco privilegiada, com baixa renda familiar, trabalhando por necessidade econômica. A incompatibilidade de horário e a rigidez dos currículos acentuam sua permanência no curso. A maioria dos alunos tem uma imagem positiva do curso e da profissão, embora muitos apresentem grande desinteresse ou queixa em relação às disciplinas. Os resultados do estudo devem servir como referência para o processo de avaliação do currículo de Biblioteconomia, implantado em 1985.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Edição

Seção

Artigos