Reflexões em torno da Formação e da Educação Continuada do Profissional Bibliotecário

Autores

  • NICE MENEZES DE FIGUEIREDO

Resumo

Apresentação dos resultados gerais da pesquisa que fez avaliação do uso de material didático em dez cursos de graduação em Biblioteconomia/Ciência da Informação, com o objetivo de analisar a bibliografia utilizada, identificando disciplinas com cobertura insuficiente de material bibliográfico e fazendo recomendações de prioridade para produção de literatura especializada. As descobertas feitas, comparativamente com resultados de investigação anterior, mostraram: 1. grande maioria de material em português; 2. reforço significativo nas disciplinas de Administração de Bibliotecas e Metodologia Científica; 3. aumento substancial no número de disciplinas optativas de caráter sócio- histórico-cultural. Como aspecto negativo salientou-se o alto grau de obsolescência das bibliografias das disciplinas profissionalizantes. Partindo-se do principio de que, provavelmente, os bibliotecários estão recebendo melhor formação desde a implantação do novo currículo, são feitas reflexões em torno de como aperfeiçoar a atuação do pessoal formado antes da implantação do novo currículo, recomendando oferecimento de cursos diferenciados de educação continuada. Levantam-se também outros aspectos da carreira/profissão no país que podem influenciar esta melhoria pretendida.

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

Artigos