Da catalogação à organização da informação: um paradigma para o currículo básico

Autores

  • LING HWEY JENG

Resumo

O currículo tradicional de biblioteconomia e ciência da informação trabalha com um paradigma de catalogação, construído com base em conceitos e teorias desenvolvidas não apenas através da história da catalogação, como também através da prática de aplicação de padrões e sistemas desenvolvidos especificamente no trabalho de catalogação. Entretanto, os que defendem a reforma curricular salientam que este paradigma deve ser substituído pelo conhecimento dos recursos e gerenciamento de sistemas, com o objetivo de dar, aos graduados em biblioteconomia e ciência da informação, o conhecimento necessário em uma sociedade de informação. Com base na comparação entre currículos tradicionais e não tradicionais da área de organização da informação, este artigo propõe um paradigma para a organização da informação, no qual a informação é definida no contexto de cinco atributos, e a catalogação é considerada uma forma de comportamento organizacional. Sugerem-se algumas implicações deste paradigma sobre o currículo básico da organização da informação.

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Publicado

2022-02-10

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Artigos