TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Mônica Maria de Jesus Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4532-3992
  • Marislei Sanches Panobianco Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2619-8740
  • Maria José Clapis Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2896-3808

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2021.44517

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Educação a Distância, Tecnologia da Informação, Pandemias, Infecções por Coronavírus.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial de pós-graduação em Enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Método: relato de experiência no ensino de pós-graduação stricto sensu em disciplina de um Programa de Enfermagem de uma universidade pública do interior de São Paulo. Foram utilizados dados secundários do processo de avaliação da disciplina, discutidos conforme referencial sobre o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Resultados: a experiência na modalidade de ensino remoto emergencial envolveu o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem e seleção das estratégias de ensino, planejamento, operacionalização e avaliação da disciplina. Foram utilizadas as plataformas Moodle® e Hangouts Meet® e o aplicativo Google Forms®. Considerações finais: o uso de estratégias de ensino não presenciais mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação, com a utilização de plataformas e ferramentas online, demonstrou ser uma experiência desafiadora e bastante satisfatória no ensino remoto emergencial de pós-graduação de Enfermagem.

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Publicado

16-08-2021

Como Citar

1.
Silva MM de J, Panobianco MS, Clapis MJ. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 16º de agosto de 2021 [citado 29º de maio de 2024];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44517

Edição

Seção

Relato