NÍVEL DE ESTRESSE PERCEBIDO EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL
Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem, Ensino Superior, Educação em Enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar os níveis de estresse percebido em estudantes de graduação em Enfermagem em uma universidade pública no Sul do Brasil. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre dezembro de 2018 e março de 2019, por meio de escala tipo Likert. Resultados: participaram do estudo 164 estudantes de Enfermagem de diferentes fases da graduação de uma instituição pública do Sul do país. Projetaram-se domínios a partir das questões da PSS-10, confluindo sentimentos positivos e negativos. Os estudantes, em geral, alcançaram nível médio de estresse percebido (25,4). Nos domínios positivos a média estabelecida foi de 1,8 e nos negativos foi de três. Os estudantes da segunda, quarta e sexta fases alcançaram níveis mais elevados na comparação com a média geral. Já os estudantes da nona fase obtiveram a menor média de estresse. Conclusão: a universidade não é a única fonte de estresse para os acadêmicos de Enfermagem, porém há de se considerar que os estressores estão presentes durante a formação. O nível de estresse é um indicador importante de saúde mental entre os acadêmicos.Downloads
Referências
Silva RM, Goulart CT, Guido LA. Historical evolution of the stress concept. Rev Cient Sena Aires. 2018[citado em 2020 ago. 25];7(2):148-56. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/viewFile/316/225
Macedo ABT, Antoniolli L, Dornelles TM, Hansel LA, Tavares JP, Souza SBC. Estresse psicossocial e resiliência: um estudo em profissionais da Enfermagem. Rev Enferm UFSM. 2020[citado em 2020 ago. 25];10(250):1-17. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/212391/001114886.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Vieira MTS, Lessa IS, Luiz FS, Santos KB, Matos FAPS, Carbogim FC. Distresse e bem-estar psicológico em estudantes da graduação em Enfermagem do Brasil e Portugal. Rev Enferm Centro-Oeste Min. 2019[citado em 2020 ago. 25];9(3453):1-8. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/ view/3453/2270
Labrague L, Petitte DMM, Papathanasiou LV, Edet OB, Tsaras K, Christos KF, et al. A cross-country comparative study on stress and quality of life in nursing students. Perspect Psychiatr Care. 2017[citado em 2020 ago. 25];54(4):469-76. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ppc.12248
Simonelli-Muñoz AJ, Balanza S, Caravaca JMR, Vera-Catalán T, Lorente AM, Galego-Gómez JL. Reliability and validity of the student stress inventory-stress manifestations questionnaire and its association with personal and academic factors in university students. Nurse Educ Today. 2018[citado em 2020 ago. 25];64:156-60. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0260-6917(18)30091-1
Suen WQ, Lim S, Wang We, Kowitlawakul Y. Stressors and expectations of undergraduate nursing students during clinical practice in Singapore. Int J Nursing Practice. 2016[citado em 2020 ago. 25];22:574-83. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ijn.12473
Luft CDB, Sanches SO, Mazo GZ, Andrade A. Brazilian version of the Perceived Stress Scale: translation and validation for the elderly. Rev Saúde Pública. 2007[citado em 2020 ago. 25];41(4):606-15. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v41n4/5932.pdf
Fernandez R, Ham-Baloyi WT, Mutair AA, Lapkin S, Moxham L, Tapsell A. Similarities and differences in well-being between Australian, Saudi Arabian and South African pre-registration nursing students. Collegian. 2020[citado em 2020 ago. 25];27(4):416-21. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1322769619303877
Ahn YH, Choi J. Incivility experiences in clinical practicum education among nursing students. Nurse Educ Today. 2019[citado em 2020 ago. 25];73:48-53. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691718302272?via%3Dihu
Hoek CV, Portzky M, Franck E. The influence of socio-demographic factors, resilience and stress reducing activities on academic outcomes of undergraduate nursing students: A cross-sectional research study. Nurse Education Today. 2019[citado em 2020 agosto 25];72:90-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691718308797?via%3Dihub.
Goleman D. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva; 1997.
Mussi FC, Pires CGS, Carneiro LS, Costa ALS, Ribeiro FMSS, Santos AF. Comparison of stress in freshman and senior nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2019[citado em 2020 ago. 25];53:e03431. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v53/1980-220X-reeusp-53-e03431.pdf
Universidade Federal de Santa Catarina. Plano Pedagógico Enfermagem. Florianópolis: UFSC; 2018[citado em 2020 ago. 25]. Disponível em: https://enfermagem.ufsc.br/plano-pedagogico-do-curso/
Cestari VRF, Barbosa IV, Florencio RS, Pessoa VLMP, Moreira TMM. Stress in nursing students: study on sociodemographic and academic vulnerabilities. Acta Paul Enferm. 2017[citado em 2020 ago. 25];30(2):190-6. Disponível em: https://media.proquest.com/media/hms/PFT/1/n7L12?_s=j2ubDL9YtMclGTv8swei9wqwwKU%3D
Bosso LO, Silva RM, Costa ALS. Biosocial-academic profile and stress in first- and fourth-year nursing students. Invest Educ Enferm. 2017[citado em 2020 ago. 25];35(2):131-8. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v35n2/2216-0280-iee-35-02-00131.pdf
Costa MAR, Oliveira JLC, Souza VS, Inoue KC, Reis GAX, Matsuda LM. Associação entre estresse e variáveis sociodemográficas em estudantes de Enfermagem de uma Instituição do Paraná. Rev Enferm UFJF. 2016[citado em 2020 ago. 25];2(1):9-19. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/3837/1592
Carvalho EC, Oliveira-kumakura ARS, Morais SCRV. Clinical reasoning in nursing: teaching strategies and assessment tools. Rev Bras Enferm. 2017[citado em 2020 ago. 25]; 70(3):662-8. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/pt_0034-7167-reben-70-03-0662.pdf
Hirsch CD, Barlem ELD, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Oliveira ACC. Preditores do estresse e estratégias de coping utilizadas por estudantes de Enfermagem. Acta Paul Enferm. 2015[citado 2020 maio 28];28(3):224-9. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ape/v28n3/1982-0194-ape-28-03-0224.pdf
Brito MCC, Araújo RMVC, Dias MCA, Silva LCC, Rodrigues PV, Moita MP. Análise da ocorrência de estresse entre estudantes de Enfermagem. Enferm Foco. 2019[citado em 2020 ago. 25];10(6):70-8. Disponível: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/An%C3%A1lise-da-ocorr%C3%AAncia-de-estresse-entre-estudantes-de-enfermagem.pdf
Silva KKM, Martino MMF, Bezerra CMB, Souza AML, Silva DM, Nunes JT. Estresse e qualidade do sono em alunos de graduação em Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020[citado em 2020 ago. 25];73(Suppl.1):e20180227. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v73s1/pt_0034-7167-reben-73-s1-e20180227.pdf
Sahu M, Gandhi S, Sharma MK, Marimuthu P. Perceived stress and resilience and their relationship with the use of mobile phone among nursing students. Invest Educ Enferm. 2019[citado em 2020 ago. 25];37(7):e05. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmid/31830403/