ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA LEIGOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Tainá Vilhar Siqueira
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento
  • Daniela da Silva Garcia Regino
  • Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira
  • Larissa Andrade Pereira
  • Maria Celia Barcellos Dalri

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Reanimação Cardiopulmonar, Estratégias, Enseñanza, Aprendizaje, Reanimación cardiopulmonar, Estrategias de Salud, Teaching, Learning, Cardiopulmonary Resuscitation, Health Strategies

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01-01-2021

Como Citar

1.
Siqueira TV, Nascimento J da SG, Regino D da SG, Oliveira JLG de, Pereira LA, Dalri MCB. ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA LEIGOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2021 [citado 2º de outubro de 2023];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44537

Edição

Seção

Revisão