APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Paula Sales Rodrigues ;
  • Maria José Sanches Marin ;
  • Aline Pereira Souza
  • Gabriela Martins Grandin
  • Karina Roberta Vieira de Almeida
  • Carolina Saab Rocha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2021.44541

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação a Distância, Educação em Enfermagem, Infecções por Coronavírus, Aprendizaje Basado en Problemas, Educación a Distancia, Educación en Enfermería, Infecciones por Coronavirus, Problem-Based Learning, Education, Distance, Education, Nursing, Coronavirus Infections

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos estudantes de Enfermagem frente ao processo tutorial remoto no período de isolamento social decorrente da COVID-19. Método: trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da hermenêutica dialética, a qual busca contextualizar o discurso dos atores, as suas compreensões e autenticidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 22 estudantes da segunda série do curso de Enfermagem de uma instituição pública do interior de São Paulo, Brasil, de setembro a dezembro de 2020. Resultados: dos 22 estudantes entrevistados, 21 se identificaram como sendo do sexo feminino, com idades entre 19 e 24 anos e, em sua maioria, residindo com familiares no período da pandemia. Identificaram-se quatro temáticas na análise da percepção desses estudantes frente ao processo tutorial remoto: a dinâmica do processo tutorial remoto; as limitações impostas às atividades no domicílio; os incômodos da pandemia; e a falta de recursos institucionais e de momentos de convivência. Conclusão: o processo tutorial remoto configura-se como essencial para a continuidade da aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Identificou-se, porém, a falta de efetiva integração com a prática profissional e entre os integrantes do processo e a inadequação dos recursos do domicílio. Depreende-se que a repentina alteração da ordem estabelecida levou ao enfrentamento dos desafios e contribuiu para novas aprendizagens.

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Publicado

01-01-2021

Como Citar

1.
Rodrigues PS, Marin MJS, Souza AP, Grandin GM, Almeida KRV de, Oliveira CSR de. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA COVID-19. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2021 [citado 24º de julho de 2024];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44541

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