TRAÇOS DO ENSINO NIGHTINGALEANO NA FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA CEARENSE

Autores

  • Roberlandia Evangelista Lopes
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien
  • Perpétua Alexsandra Araújo
  • Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo
  • Michelle Alves Vasconcelos Ponte
  • Mariza da Costa Pereira
  • Thais Gomes Falcão

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, História da Enfermagem, Memória, Enfermería, Educación en Enfermería, Historia de la Enfermería, Memoria, Nursing, Education, Nursing, History of Nursing, Memory

Resumo

Objetivo: descrever os traços do ensino Nightingaleano na formação da enfermeira cearense. Métodos: este estudo histórico é de natureza qualitativa. A história cultural foi o referencial teórico e metodológico do estudo. As fontes primárias foram constituídas de documentos escritos, arquivados no Núcleo de Documentação Informação História e Memória da Enfermagem no Ceará e a entrevista oral teve a participação de três professoras enfermeira/egressas da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo-Ceará. A análise dos documentos escritos foi guiada por Luchese. Já os documentos sonoros apoiaram-se em Albert. Resultados: a Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo teve influência da Escola Anna Nery, configurando-se com a adoção do modelo anglo-americano, sendo um desdobramento Nightingaleano, distinguindo-se do modelo americano apenas neste quesito: escolas funcionando anexas a hospitais, demonstrando um ensino que privilegiava estágios hospitalares. Conclusão: o estudo em questão avança na origem do ensino cearense e acredita-se que reconhecer essa premissa contribuirá para ampliar o olhar da Enfermagem cearense, assim como refletir seu papel, sua imagem, sua identidade profissional perpassada ao longo da história da profissão.

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Publicado

01-01-2021

Como Citar

1.
Lopes RE, Nóbrega-Therrien SM, Araújo PA, Araújo CR de C e, Ponte MAV, Pereira M da C, Falcão TG. TRAÇOS DO ENSINO NIGHTINGALEANO NA FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA CEARENSE. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2021 [citado 25º de setembro de 2023];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44548

Edição

Seção

Pesquisa