remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27621998000100006S1415-2762(98)00200106Artigos OriginaisEspecialização em enfermagem de saúde pública: uma estratégia para participação do enfermeiro no sistema único de saúdeEspecialización de enfermeria en salud pública: una estratégia para la participación de enfermeria en el sistema local de saludNursing especialization in public health: a strategy to nurses participation in the only sistem of healthChompréRoseni RosângelaAraújoMaria Rizoneide Negreiros deCoelhoSueleneUFMGEscola de Enfermagem 061998212732This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)

Descreve a experiência de ensino sustentada na concepção pedagógica problematizadora. Apresenta os aspectos históricos da implantação do Curso de Especialização de Enfermagem em Saúde Pública na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Informa sobre os antecedentes e o modelo curricular do curso, enfatizando o propósito de ampliar a cobertura do programa e facilitar o acesso de enfermeiros dos serviços básicos de saúde. Destaca a modalidade de descentralização do curso e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas. Apresenta os resultados quantitativos dos egressos no período de 1988 a 1998. Conclui reafirmando a importância do curso enquanto uma estratégia de capacitação de enfermeiros para atuarem na Rede de Serviços Básicos de Saúde.

El trabajo es una descripción de una experiencia de enseñanza que se sustenta en la concepción pedagógica problematizadora. Presenta los aspectos históricos de la implantación del Curso de Especialización de Enfermeria en Salud Pública en la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais. Informa los antecedentes y el modelo curricular del curso, enfatizando el propósito de ampliación de la cobertura del curso y los mecanismos para facilitar el acceso de los enfermeros de los servicios ambulatoriales. Destaca la modalidad de descentralización del curso, informando las metodologias de enseñanza utilizadas en el desarrollo de la propuesta y los resultados obtenidos en el período de 1988 a 1996. Concluye sobre la importancia del curso como una estrategia de capacitación de los enfermeros de la Rede de Servícios Básicos de Salud.

This work describes the sustained teaching experience in the problematical pedagogic concept. Presents the historic aspects of the Nursing Especialization Course in Public Health implant in the UFMG Nursing School. Informs about the antecedents and the curricular model of the course, giving emphasis on the propose of program's conjecture ampliation and facilitates the access to nurses from the basic services of health. Gives attention to the descentralization modality of the course and to the teaching-learning's methodologies given. Shows the quantitative results of the students to 1988 until 1986. Concludes with a reaffirmation of the importancy of the course as a strategy to capacitate nurses to act in the Basis Services of Health.

Enfermeria en Salud Publica/educacíonEspecializacionEnfermagem em Saúde Pública/educaçãoEspecialidadePublic Health Nursing/educationSpecialism
Conselho Federal de Enfermagem: O exercício de enfermagem nas instituições de saúde no Brasil. 1982/19831995Leis e Decretos. Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990: Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providênciasDiário Oficial da União, Brasília09201990180559Projeto de Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública1988AmaralMSPResolução n. 04, de 25 de fevereiro de 1972: Estabelece o currículo mínimo de enfermagem e obstetrícia1972Enfermagem Profissional: análise crítica1986SilvaGBDinâmica do mercado de trabalho em saúde no Brasil, 1970-19831986NogueiraRPRecursos humanos em saúde no Brasil: problemas crônicos e desafios agudos1994PaimJ. S.