Doctor of nursing practice: reflexões sobre educação doutoral em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49820Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em EnfermagemResumo
O Doctor of Nursing Practice apresenta-se como uma proposta de formação doutoral de enfermeiros que atuam na prática. O programa é uma realidade do cenário internacional, pois na literatura nacional as publicações são escassas e o programa ainda inexistente. O objetivo foi refletir sobre o Doctor of Nursing Practice, explorando as potencialidades e fragilidades do programa. Trata-se de um estudo reflexivo que teve como base publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas Scielo, BDENF, SCOPUS, MEDLINE e Web of Science. Foi realizada busca combinada utilizando-se os descritores controlados Nursing e Advanced Practice Nursing e o descritor não controlado Doctor of Nursing Practice. As reflexões que emergiram são os aspectos relacionados ao contexto histórico e às características do programa, as potencialidades e fragilidades desta proposta e sua inserção no cenário internacional. Considera-se que este estudo apresenta um panorama sobre o assunto, de modo que subsidie a reflexão e discussão acerca de uma possível formação doutoral no cenário nacional.
Downloads
Referências
American Association of Colleges of Nursing. The Essentials of Doctoral Education for Advanced Nursing Practice. Washington (DC): AACN; 2006[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: http://www.aacnnursing.org/Portals/42/Publications/DNPEssentials.pdf
Cabete DG. Perspectivas de formação avançada em Enfermagem: um olhar para o panorama internacional. Pensar Enferm. 2008[citado em 2017 out. 22];12(1):48-52. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266327370
Sampieri RH. Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratoria, descritiva, correlacional ou explicativa. In: Metodologia de pesquisa. 5a ed. Porto Alegre: Penso; 2013. p. 99-110.
Dunbar-Jacob J, Nativio DG, Khalil H. Impact of Doctor of Nursing Practice Education in shaping health care systems for the future. J Nurs Educ. 2013[citado em 2017 out. 22];52(8):423-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23875726
American Association of Colleges of Nursing. The Doctor of Nursing Practice: Current Issues and Clarifying Recommendations Report from the Task Force on the Implementation of the DNP. Washington (DC): AACN; 2015[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: http://www.aacnnursing.org/Portals/42/DNP/DNP-Implementation.pdf?ver=2017-08-01-105830-517
The National Academies, Institute of Medicine. The future of nursing: leading change, advancing health. Washington (DC): The National Academies Press; 2011[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: https://www.nap.edu/read/12956
DeWitty VP, Tabloski PA, Millett MM, Hambrick ME, Shreffler MB, Downing CU, et al. Diversifying the Pipeline Into Doctoral Nursing Programs: developing the doctoral advancement readiness self-assessment. J Professional Nursing. 2016[citado em 2017 out. 22];32 (5):S68-S75. Disponível em: http://www.professionalnursing.org/article/S8755-7223(16)00055-7/fulltext
Cronenwett L, Dracup K, Grey M, McCauley L, Meleis A, Salmon M. The Doctor of Nursing Practice: a national workforce perspective. Nurs Outlook. 2011[citado em 2017 Out 22];59(1):9-17. Disponível em: http://www.nursingoutlook.org/article/S0029-6554(10)00438-0/fulltext
American Association of Colleges of Nursing. Fact Sheet: the doctor of nursing practice (DNP). Washington (DC): AACN; 2017[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: http://www.aacnnursing.org/Portals/42/News/Factsheets/DNP-Factsheet-2017.pdf
Lindell D, Hagler D, Poindexter K. PhD or DNP? Defining the path to your career destination. Am Nurse Today. 2017[citado em 2017 out. 22];12(2):36-9. Disponível em: https://www.americannursetoday.com/wp-content/uploads/2016/12/ant2-Focus-on-Education-121.pdf
Grey M. The Doctor of Nursing Practice: defining the next steps. J Nurs Educ. 2013[citado em 2017 out. 22];52(8):462-5. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23875725
Bellini S, Cusson RM. The Doctor of Nursing Practice for entry into advanced practice: the controversy continues as 2015 Looms. Newborn Infant Nurs Rev. 2012[citado em 2017 out. 22];12(1):12-6. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1527336911001929
Miller JE. The Doctor of Nursing Practice: recognizing a need or graying the line between doctor and nurse? Medscape J Med. 2008[citado em 2017 out. 22];10(11):253. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2605113/?report=classic
Kirkpatrick JM, Weaver T. The Doctor of Nursing Practice Capstone Project: consensus or confusion? J Nurs Educ. 2013[citado em 2017 out. 22];52(8):435-41. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pubmed/23909563
Ribeiro A, Oliveira MAA, Vilela RB. Contribuições do Mestrado Profissional em ensino na saúde na trajetória profissional de seus egressos: uma visão qualitativa. Investig Qualitat Educ. 2017[citado em 2017 out. 22];1:17-25. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/viewFile/1314/1273
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.