Doctor of nursing practice: reflexões sobre educação doutoral em enfermagem

Autores

  • Cibele Leite Siqueira Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas SP , Brazil, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de Enfermagem. Campinas, SP- Brasil; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC Minas, Campus Poços de Caldas, Departamento de Enfermagem. Poços de Caldas, MG - Brasil. In memoriam. http://orcid.org/0000-0003-0999-6943
  • Gisele Hespanhol Dorigan Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas SP , Brazil, UNICAMP, Faculdade de Enfermagem. Campinas, SP- Brasil; Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO/Uniararas, Enfermagem. Araras, SP -Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7610-3637
  • Maria Giovana Borges Saidel Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas SP , Brazil, UNICAMP, Faculdade de Enfermagem. Campinas, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3259-1760
  • Marcia Raquel Panunto Dias Cunha Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas SP , Brazil, UNICAMP, Faculdade de Enfermagem. Campinas, SP - Brasil; UNICAMP, Colégio Técnico - COTUCA, Departamento de Enfermagem. Campinas, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7895-4910
  • Ana Paula de Brito Rodrigues Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas SP , Brazil, UNICAMP, Faculdade de Enfermagem. Campinas, SP - Brasil; UNICAMP, Colégio Técnico - COTUCA, Departamento de Enfermagem. Campinas, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4831-9718
  • Dalila Bertanha Uhlmann Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas SP , Brazil, UNICAMP, Faculdade de Enfermagem. Campinas, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4357-6045

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49820

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem

Resumo

O Doctor of Nursing Practice apresenta-se como uma proposta de formação doutoral de enfermeiros que atuam na prática. O programa é uma realidade do cenário internacional, pois na literatura nacional as publicações são escassas e o programa ainda inexistente. O objetivo foi refletir sobre o Doctor of Nursing Practice, explorando as potencialidades e fragilidades do programa. Trata-se de um estudo reflexivo que teve como base publicações indexadas nas bases de dados eletrônicas Scielo, BDENF, SCOPUS, MEDLINE e Web of Science. Foi realizada busca combinada utilizando-se os descritores controlados Nursing e Advanced Practice Nursing e o descritor não controlado Doctor of Nursing Practice. As reflexões que emergiram são os aspectos relacionados ao contexto histórico e às características do programa, as potencialidades e fragilidades desta proposta e sua inserção no cenário internacional. Considera-se que este estudo apresenta um panorama sobre o assunto, de modo que subsidie a reflexão e discussão acerca de uma possível formação doutoral no cenário nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Association of Colleges of Nursing. The Essentials of Doctoral Education for Advanced Nursing Practice. Washington (DC): AACN; 2006[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: http://www.aacnnursing.org/Portals/42/Publications/DNPEssentials.pdf

Cabete DG. Perspectivas de formação avançada em Enfermagem: um olhar para o panorama internacional. Pensar Enferm. 2008[citado em 2017 out. 22];12(1):48-52. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266327370

Sampieri RH. Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratoria, descritiva, correlacional ou explicativa. In: Metodologia de pesquisa. 5a ed. Porto Alegre: Penso; 2013. p. 99-110.

Dunbar-Jacob J, Nativio DG, Khalil H. Impact of Doctor of Nursing Practice Education in shaping health care systems for the future. J Nurs Educ. 2013[citado em 2017 out. 22];52(8):423-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23875726

American Association of Colleges of Nursing. The Doctor of Nursing Practice: Current Issues and Clarifying Recommendations Report from the Task Force on the Implementation of the DNP. Washington (DC): AACN; 2015[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: http://www.aacnnursing.org/Portals/42/DNP/DNP-Implementation.pdf?ver=2017-08-01-105830-517

The National Academies, Institute of Medicine. The future of nursing: leading change, advancing health. Washington (DC): The National Academies Press; 2011[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: https://www.nap.edu/read/12956

DeWitty VP, Tabloski PA, Millett MM, Hambrick ME, Shreffler MB, Downing CU, et al. Diversifying the Pipeline Into Doctoral Nursing Programs: developing the doctoral advancement readiness self-assessment. J Professional Nursing. 2016[citado em 2017 out. 22];32 (5):S68-S75. Disponível em: http://www.professionalnursing.org/article/S8755-7223(16)00055-7/fulltext

Cronenwett L, Dracup K, Grey M, McCauley L, Meleis A, Salmon M. The Doctor of Nursing Practice: a national workforce perspective. Nurs Outlook. 2011[citado em 2017 Out 22];59(1):9-17. Disponível em: http://www.nursingoutlook.org/article/S0029-6554(10)00438-0/fulltext

American Association of Colleges of Nursing. Fact Sheet: the doctor of nursing practice (DNP). Washington (DC): AACN; 2017[citado em 2017 out. 22]. Disponível em: http://www.aacnnursing.org/Portals/42/News/Factsheets/DNP-Factsheet-2017.pdf

Lindell D, Hagler D, Poindexter K. PhD or DNP? Defining the path to your career destination. Am Nurse Today. 2017[citado em 2017 out. 22];12(2):36-9. Disponível em: https://www.americannursetoday.com/wp-content/uploads/2016/12/ant2-Focus-on-Education-121.pdf

Grey M. The Doctor of Nursing Practice: defining the next steps. J Nurs Educ. 2013[citado em 2017 out. 22];52(8):462-5. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23875725

Bellini S, Cusson RM. The Doctor of Nursing Practice for entry into advanced practice: the controversy continues as 2015 Looms. Newborn Infant Nurs Rev. 2012[citado em 2017 out. 22];12(1):12-6. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1527336911001929

Miller JE. The Doctor of Nursing Practice: recognizing a need or graying the line between doctor and nurse? Medscape J Med. 2008[citado em 2017 out. 22];10(11):253. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2605113/?report=classic

Kirkpatrick JM, Weaver T. The Doctor of Nursing Practice Capstone Project: consensus or confusion? J Nurs Educ. 2013[citado em 2017 out. 22];52(8):435-41. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pubmed/23909563

Ribeiro A, Oliveira MAA, Vilela RB. Contribuições do Mestrado Profissional em ensino na saúde na trajetória profissional de seus egressos: uma visão qualitativa. Investig Qualitat Educ. 2017[citado em 2017 out. 22];1:17-25. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/viewFile/1314/1273

Publicado

25-11-2019

Como Citar

1.
Siqueira CL, Dorigan GH, Saidel MGB, Cunha MRPD, Rodrigues AP de B, Uhlmann DB. Doctor of nursing practice: reflexões sobre educação doutoral em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 25º de novembro de 2019 [citado 8º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49820

Edição

Seção

Artigo de Reflexao

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.