remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000400013S1415-2762(15)0190041310.5935/1415-2762.20150074PesquisasCursos de enfermagem do estado de São Paulo frente às diretrizes curricularesCursos de enfermeria del estado de San Pablo ante las directrices curricularesState nursing courses in São Paulo forward the curriculum guidelinesSorianoElaine Cristina lacidaPeresCássia Regina Fernandes BiffeMarinMaria Jose SanchesTonhomSilvia Franco da RochaTupãSPCentro Paula SouzaEscola Técnica Estadual Professor Massuyuki Kawano Núcleo de Gestão PedagógicaBrasilUnespFaculdade de Medicina de Botucatu MaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaCurso de Enfermagem Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde BrasilMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaPrograma de Mestrado Profissional em Ensino e Saúde BrasilMaríliaSPFaculdade de Medicina de MaríliaBrasil1220151949659721611201510092015This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

OBJETIVO: este estudo propõe-se à analise dos cursos de graduação em Enfermagem no estado de São Paulo quanto a avanços e desafios frente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), considerando modelo de gestão, perfil profissional, estrutura curricular, concepção pedagógica e articulação ensino/serviço. MÉTODO: estudo qualitativo, a partir de análise documental e entrevistas com os coordenadores de dois cursos de instituições públicas e três de instituições privadas. RESULTADOS: descrevem-se um perfil que se aproxima das DCNs e a utilização do referencial pedagógico problematizador na tentativa de promover inovações. Em contradição a tal direcionamento, observam-se matrizes curriculares conformadas por disciplinas, dificuldades de inserção nos cenários de prática, além de contratação e capacitação docente incompatíveis com as propostas inovadoras. CONCLUSÃO: depreende-se que as instituições caminham entre o proposto e o possível, em contextos marcados por contradições.

El estudio propone analizar cursos de grado en enfermería del estado de San Pablo en cuanto al avance de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN), teniendo en cuenta el modelo de gestión, el perfil profesional, el plan de estudios, el diseno instruccional y la coordinación entre la ensenanza y la práctica. Se trata de un estudio cualitativo a partir del análisis de documentos y entrevistas a dos coordinadores de dos cursos de instituciones públicas y a tres de instituciones privadas. Se describe un perfil que se acerca a las DCN y se observa el empleo de un marco pedagógico basado en problemas, en un intento de promover innovaciones. En contradicción a dicha dirección, se observan matrices curriculares formadas por disciplinas, dificultades de integración en la práctica, además de contratación y capacitación docente incompatibles con las propuestas innovadoras. Las institucionesfuncionan entre lo propuesto y lo posible, en contextos llenos de contradicciones.

OBJECTIVE: This study aims to analyze the advances and challenges of five undergraduate nursing courses in the state of São Paulo, as they try to meet the National Curriculum Guidelines. We considered their model of institutional management, professional profile, curriculum, pedagogical design and the relationship between teaching and service. METHOD: Qualitative study, from documental analysis and interviews with directors of two public institutions and three private ones. RESULTS: The profile is close to what is proposed by the guidelines, and the use of a questioning pedagogical model are attempts to promote innovations. In contradiction we observed rigid curricula, obstacles in insertion in practical scenarios, and a model of faculty hiring that is incompatible with innovations. CONCLUSION: We understand that the institutions are between the what is proposed and what is possible, within a context that is itself contradictory.

EnfermagemEducação em EnfermagemSistema Único de SaúdeCurrículoEnfermeríaEducación en EnfermeríaSistema Único de SaludCurriculumNursingEducation, NursingUnified Health SystemCurriculum
Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem11200109Sistema Único de Saúde e a graduação em enfermagem no ParanáRev Bras Enferm20106672163SilvaRPGRodriguesRMUm olhar sobre as avaliações dos cursos de enfermagemRev Bras Enferm20084653161Lopes NetoDTeixeiraEValeEGCunhaFSXavierIMFernandesJDTrajetória e tendências dos cursos de enfermagem no BrasilRev Bras Enferm200647987459TeixeiraEValeEGFernandesJDSordiMRLA empregabilidade de egressos de um curso de graduação em enfermagemRev Enferm UERJ200735663315ArrijoCISBezerraALQMunariDBMedeirosMExpansion of undergraduate courses in nursing: dilemmas and contradictions facing the labor marketRev Esc Enferm USP201312118547SilvaKLSenaRRGrilloMJCGandraECSilveiraMRInstituições de educação superior e cursos cadastrados2012Resolução CNE/CES nº 4, de 6 de abril de 2009: Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial04200909O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2010MinayoMCSProfessor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito2002PimentaSGGhedinEResolução nº 1, de 17 de junho de 2010: Normatiza o núcleo docente estruturante e dá outras providências2010Colective and decentralized management model in public hospitals: perspective of the nursing teamRev Latino-Am Enferm2011100310419BernardesACecilioLCOEvoraYDMGabrielCSCarvalhoMBA enfermagem no Brasil no contexto da força de trabalho em saúde: perfil e legislaçãoRev Bras Enferm20097717562PereiraMJBFortunaCMFMishimaSMAlmeidaCPMatsumotoSNexos e desafios na formação profissional do enfermeiroRev Bras Enferm201055560463CorbelliniVLSantosBRLOjedaBSGerhartLMEidtORSteinSCA formação ético-humanista do enfermeiro: um olhar para os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem de Goiânia, BrasilInterface Comunic Saúde Educ20111111253915LimaJOREsperidiãoEMunariDBBrasilVVProfessor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito2002201BorgesRCMBPimentaSGhedinEComo pensamos1989DeweyJO trabalho de equipe em enfermagem: revisão sistemática da literaturaRev Bras Enferm20052037258AbreuLOMunariDBQueirozALBFernandesCNSA pedagogia da escola do trabalho e a formação integral do trabalhadorRev Bras Estud Pedag20075163022088LaudaresJBQuaresmaAGOs cenários de aprendizagem: espaço de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiroRev Port Educ201017389223SilvaCMSLMDSantosNMPAspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicosRev Bras Educ Med20135018437MarinMJSOliveiraMACCardosoCPOtaniMAPMoravcikMYADConternoLO