remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000400002S1415-2762(15)0190040210.5935/1415-2762.20150063PesquisasEstratégia do trabalho gerencial para alcance da acreditação hospitalarEstrategia de trabajo de gestión para alcanzar la acreditación del hospitalManagement strategies for hospital accreditationSimanAndréia GuerraCunhaSimone Graziele SilvaMartinsErick SimanBritoMaria José MenezesBelo HorizonteMGUFMGEscola de Enfermagem Programa de Pós-GraduaçãoBrasilViçosaMGUFVCurso de Ciências Sociais BrasilViçosaMGUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de Enfermagem e Medicina BrasilUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Programa de Pós-GraduaçãoUFMGEscola de Enfermagem 1220151948158221409201516102014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

OBJETIVO: analisar as estratégias do trabalho gerencial com vistas ao alcance da acreditação com excelência. MÉTODOS: trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado em um hospital privado localizado em Belo Horizonte, MG, acreditado em nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação. Participaram do estudo 12 gerentes. A coleta foi realizada em 2011 por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado e analisadas por meio da análise de conteúdo. RESULTADOS: três categorias temáticas foram construídas - a) gestão de pessoas, pilar da estratégia gerencial para obter a acreditação com excelência; b) formando e treinando pessoas; c) comunicação: favorecendo um serviço de qualidade. CONCLUSÃO: a maior estratégia do trabalho gerencial identificada foi a gestão de pessoas, trazendo benefícios como: mais autonomia no trabalho da equipe, envolvimento de todos nos processo de melhorias propostas; valorização, reconhecimento e recompensa; investimento na capacitação de todos os envolvidos no cuidado; além de comunicação clara e processo de feedback, com reuniões semanais e mais participação da equipe nas decisões organizacionais e nos resultados. Para a instituição alcançar a acreditação hospitalar foi necessário que as pessoas conhecessem os princípios e valores da acreditação e descentralização das informações.

El objetivo de este estudio fue analizar las estrategias del trabajo de gestión a fin de lograr la acreditación de excelencia. Se trata de un estudio de caso con enfoque cualitativo realizado en un hospital privado de Belo Horizonte, MG, acreditado en el nivel de excelencia por la Organización Nacional de Acreditación. Participaron 12 gerentes. La recogida de datos se realizó en 2011 a través de entrevistas con guión semiestructurado que se analizaron según su contenido. Se construyeron tres temas: a) gestión de personas, pilar de la estrategia de gestión para la acreditación con excelencia; b) formación y capacitación de las personas; c) comunicación: promoción del servicio de calidad. La principal estrategia identificada fue la gestión de las personas, que aporta beneficios como mayor autonomía en el trabajo en equipo, la participación de todos en los procesos de las mejoras propuestas; valorización, reconocimiento y recompensa; inversión en la capacitación de todos los involucrados en los cuidados; además de la comunicación clara y del proceso de retroalimentación con reuniones semanales y mayor participación del personal en las decisiones organizativas y en los resultados. Para que la institución logre la mencionada acreditación el personal debe conocer los principios y valores de la acreditación y la descentralización de la información.

This study aims to analyze management strategies in order to be awarded a Certificate of Excellence. This is a qualitative case study carried out at a private hospital in Belo Horizonte accredited as Centre of Excellence by the National Accreditation Body. The study included 12 managers. Data was collected in 2011 through semi-structured interviews and analyzed using content analysis. The study results identified three thematic categories: a) people management as the main principle for Accreditation with Excellence certification; b) education and training; c) communication: promoting quality services. People management was the most important strategy identified since it promotes autonomy within the team; widespread commitment to proposed improvements; appreciation, recognition and reward; investment in the training of all professionals involved in the care process; clear communication in the workplace and feedback during the weekly meetings; and more staff participation in organizational decisions and results. For the institution to get the accreditation award the staff had to be aware of the principles and values of accreditation and of the importance of decentralization of information.

Administración de Personal en HospitalesGerenciaGestión de la CalidadAcreditación de HospitalesPlanificaciónAdministração de Recursos Humanos em HospitaisGerênciaGestão da QualidadeAcreditação HospitalarPlanejamentoPersonnel Administration, HospitalManagementQuality ManagementHospital AccreditationPlanning
Organização Nacional de Acreditação. Manual Brasileiro de Acreditação: Organizações prestadoras de serviços de saúde2014BrasilThe world health report 2000: health systems: improving performance2000Acreditação ou acreditações: Um estudo comparativo entre a acreditação na França, no Reino Unido e na CatalunhaRev Assoc Med Bras201123946257FortesMTMattosRABaptistaTWFO processo de acreditação dos serviços de saúdeRev Adm Saúde200713340379NovaesHMCharacteristics of clinical indicatorsQRB Qual Rev Bul198933091115As percepções dos profissionais de saúde sobre o processo de acreditação hospitalarRev Enferm UERJ20115716419ManzoBFRibeiroHCTCBritoMJMAlvesMAvaliação externa de organizações hospitalares no Brasil: podemos fazer diferente?Ciênc Saúde Coletiva20144229341019SchiesariLMCGerenciando dificuldades para acreditação hospitalar em hospital cardiovascularRev Rene20101928411KobayashiRMSilvaABVAyoubACProcesso de trabalho da equipe de enfermagem em unidades saúde da família em município baianoRev Baiana Enferm20131017227SantosSSBSSilvaLSCarneiroEKNSabackMAMCCarvalhoESSGestão de pessoas em uma unidade pediátrica na perspectiva do diagnóstico ONA e de profissionaisRev Eletrônica Enferm2012893902414PeixotoTCBritoMJMSantanaLCProcesso de acreditação: uma análise de organizações hospitalaresRAHIS20113545VianaMFSetteRSRezendeDCBotelhoDPolesKGestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações2008ChiavenatoIO estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superiorNuances: estudos sobre educação20133146324CoimbraMNCTMartinsAMOAnálise de conteúdo2011BardinLPolíticas de gestão de pessoas em uma organização sem fins lucrativos do estado do Paraná- BrasilRECAT2013293711SouzaJRibeiroIPolíticas de gestão de pessoas, valores pessoais e justiça organizacionalRev Adm Mackenzie20105581511FiuzaGDFelicidade no trabalho: relações com suporte organizacional e suporte socialRAC2010105472614PaschoalTTorresCVPortoJBAvaliação de desempenho por competências no setor público paulistaReFAE2014245425DutraJSZuppaniTSNascimentoFEstudo das não conformidades no trabalho da enfermagem: evidências relevantes para melhoria da qualidade hospitalarAquichan201458293414RibeiroHCTCCamposLIManzoBFBritoMJMAlvesMA sobrevivência de empresas nascentes no estado de São Paulo: um estudo sobre capital humano, capital social e práticas gerenciaisRev Adm201034355445MizumotoFMAartesRLazzariniSGHashimotoMBedêMAA enfermagem no processo de acreditação hospitalar: atuação e implicações no cotidiano de trabalhoRev Latino-Am Enferm20121518120ManzoBFRibeiroHCTCBritoMJMAlvesMValidação dos critérios de processo para avaliação do serviço de enfermagem hospitalarRev Latino-Am Enferm2013421FeldmanLBCunhaICKOD'InnocenzoMSignificado do processo de acreditação hospitalar para enfermeiros de um hospital público estadualRev Eletrônica Enferm20131219115MazieroVGSpiriWCRendimiento en el proceso de acreditación de hospitales públicos de Minas Gerais/Brasil: influencias para la calidad asistencialEnferm Glob2015286973714Martins SobrinhoFRibeiroHCTCAlvesMManzoBFNunesSMVInfluências da comunicação no processo de acreditação hospitalarRev Bras Enferm20134651166ManzoBFBritoMJMAlvesM