remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000300010S1415-2762(15)0190031010.5935/1415-2762.20150050PesquisasFatores de proteção para a redução da vulnerabilidade à saúdeFactores de protección para reducir la vulnerabilidad de la saludProtective factors to reduce vulnerability to healthSilvaMarta Angélica lossiNunesMarilene RivanyPriottoElis Maria Teixeira PalmaBragaIara FalleirosSantosSilas Daniel dosPatos de MinasMGUNIPAM Patos de MinasCurso de Enfermagem BrasilFoz do IguaçuPRUniversidade Estadual do Oeste do ParanáBrasilUSPEERP Programa de Pós Graduação Enfermagem Saúde PúblicaRibeirão PretoSPUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde PúblicaBrasilRibeirão PretoSPUSPEERP Programa de Pós Graduação Enfermagem Saúde PúblicaBrasil0920151936536582707201526012015This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

Estudo de natureza qualitativa, fundamentado na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, que objetivou conhecer os fatores de proteção para a redução da vulnerabilidade à saúde, a partir da percepção de adolescentes. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com adolescentes, em uma escola de um município do interior do estado de São Paulo. A partir da análise temática dos dados, foi possível identificar quatro eixos temáticos: conhecer para se proteger; valores humanos como fatores de proteção; proteção familiar; e melhora nos atendimentos dos serviços públicos. Apreende-se que esses fatores refletem aspectos pessoais, processuais, contextuais e temporais vivenciados pelos adolescentes no seu cotidiano e nas suas relações sociais ou entre pares, na família ou na comunidade. Devem ser considerados os fatores de proteção vislumbrados pelos adolescentes e fortalecê-los para a busca de espaço que garanta uma participação efetivamente protagônica, para gerir grandes e promissores caminhos de promoção de processos de enfrentamento às situações de vulnerabilidade.

Estudio cualitativo, basado en la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano, que tiene por objeto identificar los factores de protección para reducir la vulnerabilidad de la salud, a partir de la percepción de los adolescentes. Se llevaron a cabo 14 entrevistas semi-estructuradas a adolescentes de una escuela del estado de São Paulo. A partir del análisis temático de los datos se identificaron cuatro temas: conocer para protegerse; valores humanos como factores de protección; protección de la familia y mejor atención en los servicios públicos. Se deduce que estos factores reflejan aspectos personales, procesales, contextuales y temporales vividos por los adolescentes en su vida cotidiana y en sus relaciones sociales o entre pares, en la familia o en la comunidad. Deben considerarse los factores de protección mencionados por los adolescentes y fortalecerlos para buscar el espacio que garantice una participación verdaderamente protagónica con miras a promover procesos para enfrentar las situaciones de vulnerabilidad.

This is a qualitative study based on the Bioecological Theory of Human Development. It aimed at identifying protective factors to reduce adolescent vulnerability to health from the perception of adolescents. Fourteen semi-structured interviews were conducted with adolescents at a school in the state of São Paulo. Thematic analysis identified four main themes: knowledge as protective factor; human values as protective factor; family protection and improvement in public health services. Results demonstrated that these factors reflect personal, procedural, contextual and temporal experiences undergone by adolescents in their daily lives and in their social relations (amongst peers, family or community). Protective factors projected by adolescents should be identified and strengthened in order to define spaces that ensure their leading participation, to administer coping strategies in situations of vulnerability.

AdolescenteVulnerabilidad en SaludProtecciónPolitica SocialEnfermeríaSalud PúblicaAdolescenteVulnerabilidade em SaúdeProteçãoPolítica SocialEnfermagemSaúde PúblicaAdolescentHealth VulnerabilityProtectionPublic PolicyNursingPublic Health
Adolescence: Resignify it to understand it and act (editorial)Rev Enferm UFPE on line03201236SilvaMAIVulnerabilidade na saúde do adolescente: questões contemporâneasCiênc Saúde Coletiva201461927219SilvaMAIMelloFCMMelloDFFerrianiMGCSampaioJMCOliveiraWAAs vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervençãoRev Paul Pediatr201325864231FonsecaFFSenaRKRSantosRLADiasOVCostaSMVulnerabilidad de mujeres Viviendo con VIH / SIDARev Latino-Am Enferm20146875122DuarteMTCParadaCMGLSouzaLRMapa da rede social de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantilRev Esc Enferm USP20122729246AlexandreAMCLabroniciLMMaftumMAMazzaVAHandbook of child psychology1998BronfenbrennerUMorrisPADamonWMaking human beingshuman: Bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks,2004BronfenbrennerUPesquisa qualitativa em saúde2014RomeuGEducação ambiental comunitária: uma experiência coma técnica de pesquisa snowball (bola de neve)Rev Eletrônica Mestr Educ Ambient2011466027BaldinNMunhozEMBEstatuto da criança e do adolescente1990Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teóricaCad Saúde Pública201138994227FontanellaBJBLuchesiBMSaidelMGBRicasJTuratoERMeloDGPesquisa Social: teoria, método e criatividade2011MinayoMCSDeslandesSFGomesRAnálise qualitativa: teoria, passos e fidedignidadeCiênc Saúde Coletiva20126216317MinayoMCSPerceived injustice and school violence: an application of General Strain TheoryYouth Violence Juvenile Justice201516989213JamesKBBunchJClay-WarnerJ(Re)conhecendo conhecendo o território escolar e mapeando o sentido do ser-jovem: contribuições dos programas e projetos intersetoriais para superação das vulnerabilidades do escolarCiênc Saúde Coletiva201030235215MollJRabeloMKOTeias do adolescer: (re) pensando o processo de cuidar do adolescente2013BitencourtAOMSantanaRMSilvaECBorgesMASFRelationships and interactions in healthy process to be an adolescentRev Gaúcha Enferm201013642131AraújoACLunardiVLSilveiraRSThofehrnMBPortoAR