remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000200004S1415-2762(15)0190020410.5935/1415-2762.20150024PesquisasAvaliação de tecnologia digital educacional "sinais vitais e anatomia" por estudantes da educação profissionalizante em enfermagemEvaluación de la tecnología digital educativa "senales vitales y anatomía" por estudiantes de grado en enfermeríaAssessment of the digital educational technology "vital signs and anatomy" by students of vocational nursing educationGóesFernanda dos Santos Nogueira deCamargoRosangela Andrade Aukar deFonsecaLuciana Mara MontiOliveiraGustavo Faria deHaraCristina Yuri NakataFelipeHelena RecheCaldasNélida BeatrizRibeirão PretoSPUSPEERP Programa de Pós Graduação em Enfermagem FundamentalBrasilRibeirão PretoSPUSPEERP BrasilRibeirão PretoSPUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto BrasilRibeirão PretoSPUSPEERP curso de Bacharelado e Licenciatura em EnfermagemBrasil06201519237432903201523042014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Estudo metodológico, o qual seguiu os preceitos éticos acerca da tecnologia digital educacional "sinais vitais e anatomia". A tecnologia foi avaliada por estudantes da educação profissionalizante em Enfermagem quanto à qualidade do conteúdo, interface e usabilidade do sistema. Participaram do estudo 21 estudantes da educação profissionalizante em Enfermagem que já tinham completado 50% do curso. Todos os itens foram considerados adequados por mais de 90% dos avaliadores. Os estudantes expressaram algumas sugestões, as quais foram consideradas para a melhoria da tecnologia. Considera-se que o produto desenvolvido está adequado para ser disponibilizado no ensino de Enfermagem inserido no referencial pedagógico da problematização e da aprendizagem significativa, a partir das avaliações dos principais usuários, os estudantes de Enfermagem.

Estudio metodológico que siguió los preceptos éticos sobre la tecnologia digital educativa "Sehales vitales y Anatomia'. Los estudiantes de grado en enfermería con el 50% del curso completo evaluaron la calidad del contenido, la interfaz y la usabilidad del sistema. Todos los puntos fueron considerados adecuados por más del 90% de los alumnos; hubo también sugerencias para mejorar la tecnologia. Según la evaluación de los principales usuarios (los estudiantes de enfermería) el producto desarrollado es apropiado para la ensehanza de enfermería en el referente pedagógico de la problematización y del aprendizaje significativo.

This is a methodological study on the evaluation of the digital educational technology, "Vital Signs and Anatomy", by students of vocational nursing education as regards the quality of the content, interface, and usability of the system. Twenty-one students enrolled in vocational nursing education, who had already completed 50% of the course, participated in this study All items were regarded as suitable for more than 90% of the evaluators. Students expressed some suggestions, which were considered for the improvement of this technology It can be concluded that the developed product is suitable to be made available for use in nursing education, inserted in the pedagogical framework of problematization and meaningful learning stemmingfrom the evaluation of the technology's main users, the nursing student.

EnfermeríaTecnologia EducacionalEducación ProfesionalSignos VitalesEnfermagemTecnologia EducacionalEducação ProfissionalizanteSinais VitaisNursingEducational TechnologyProfessional EducationVital Signs
Enfermagem em dados: inscrições de profissionais de Enfermagem por categoria no Brasil em 20112012O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle socialPhysis20044165114CeccimRBFeuerwerkerLCMA aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel1982AusubelDPEnhancing intergenerational communication in the classroom: recommendations for successful teacher-student relationshipNursing Educ Perspect200837930GibsonSEducação como prática da liberdade2007FreirePAprendizagem de alunos de curso técnico e suas interfaces no processo de formação do docente em enfermagem2012OliveiraMCSGóesFSNEngenharia de software2006PressmanRSNursing research: methods, critical appraisal, and utilization2013LoBiondo-WoodGHaberJWeb-based simulation: a tool for teaching critical care nursingRev Latino-Am Enferm2009713117BarbosaSFFMarinHFEducational WWW sites evaluation instrumentReevesTCHarmonS.Ferramentas para usabilidade: checklists de usabilidade segundo os critérios ergonômicos de Bastien e Scapin2008Desenvolvimento e avaliação de um software como recurso auxiliar ao ensino de imunologia básicaBerçotFFAvaliação do objeto virtual de aprendizagem "Raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao prematuro"Rev Latino-Am Enferm2011894901419GóesFSNFonsecaLMMFurtadoMCCLeiteAMScochiCGSEvaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newbornsRev Latino-Am Enferm201336370121FonsecaLMMAredesNDLeiteAMSantosCBLimaRAPScochiCGSConstrução de uma tecnologia educacional para o ensino de enfermagem sobre punção venosa periféricaRev Gaúcha Enferm20132936234FrotaNMBarrosLVAraújoTMCaldiniLNNascimentoJCCaetanoJFAprendizagem na educação online: análise de conceitoRev Bras Enferm201340611366HolandaVRPinheiroAKBPagliucaLMFUsing cognitive tools to represent problemsJ Res Techonol Educ200336281335JonassenDHEducação profissional em enfermagem: necessidades, desafios e rumosREME - Rev Min Enferm201210610116LessmannJCLanzoniGMMGubertEMendesPXGPradoMLBackesVMComputer-based learning objects in healthcare: the student experienceInt J Nurs Educ Scholarship201011517BlakeHA educação profissionalizante em enfermagem no Brasil: desafios e perspectivasRev Enferm UERJ20113116219LimaECAppolinárioRSRevisão e aplicabilidade de um software de sistematização da assistência no ensino de enfermagemREME - Rev Min Enferm200917782213AndradeCRTadeuLFRDutraIRAlvarengaAWCarvalhoWSOliveiraAGUsing a computer assisted learning for clinical skills education in nursing: integrative reviewJ Adv Nurs200822235363BloomfeldJGWhileAERobertsJDIntegrating technology ofr meaninful learning2004GrabeMGrabeC