remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000200005S1415-2762(15)0190020510.5935/1415-2762.20150025PesquisasTípico ideal de acadêmicos de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagemEl ideal típico de estudiantes de enfermería acerca de la sistematización de la atención de enfermeríaIdeal type of nursing students regarding nursing care systematizationSalvadorPétala Tuani Candido de OliveiraSantosViviane Euzébia PereiraZeferinoMaria TerezinhaTourinhoFrancis Solange VieiraVítorAllyne FortesNatalRNUniversidade Federal do Rio Grande do NorteEscola de Enfermagem de Natal BrasilNatalRNUFRNEscola de Enfermagem de Natal Departamento de Enfermagem e Pós-Graduação em EnfermagemBrasilFlorianópolisSCUFSCDepartamento de Enfermagem LABTECBrasilNatalRNUFRNDepartamento de Enfermagem e PGENF grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica-NEPECBrasilFlorianópolisSCUniversidade Federal de Santa CatarinaDepartamento de Enfermagem Grupo de Estudos em Atenção Psicossocial e Drogas-APISBrasil06201519251580904201504072014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

Trata-se de uma investigação fenomenológica utilizando o método fenomenológico compreensivo de Alfred Schutz, objetivando compreender o típico ideal de acadêmicos de Enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). A coleta de dados ocorreu por grupo focal, de acordo com a Pedagogia vivencial humanescente, com oito acadêmicas de Enfermagem de uma universidade pública norte-riograndense. A análise das falas, juntamente com a contemplação dos cenários e das descrições escritas, permitiu desvelar o típico ideal das participantes a partir de três eixos: benefícios da SAE; problemas vivenciados; e possibilidades de melhoria. Ao final, o típico ideal é traçado, desvelando o fenômeno investigado - a implementação da SAE na visão de acadêmicos de enfermagem - ao lado de seus motivos-para e de seus motivos-por que, elucidando, ainda, o boneco típico do acadêmico de Enfermagem que acredita na consolidação da SAE.

Investigación fenomenológica que utiliza el método de comprensión fenomenológica de Alfred Schutz, realizada con el objetivo de entender el ideal típico de estudiantes de enfermería acerca de la sistematización de la atención de enfermería (SAE). La recogida de datos se produjo a través del grupo focal, llevado a cabo según la pedagogia vivencial humanescente, con ocho estudiantes de enfermería de una universidad pública de Rio Grande do Norte. El análisis de los discursos, la observación de los escenarios y las descripciones escritas permitieron revelar el ideal típico de los participantes a partir de tres ejes: beneficios de la SAE, problemas vividosy posibilidades de mejora. Al final se traza el ideal típico, se revela el fenómeno investigado - la implementación de la SAE desde el punto de vista de los estudiantes de enfermería - junto con sus motivos-para y de sus motivos-por qué, elucidando, además, el muneco típico del estudiante de enfermería que confía en la consolidación de la SAE.

This study is a phenomenological investigation, using Alfred Schutz's comprehensive phenomenological method, aimed at understanding the ideal type of nursing students regarding Nursing Care Systematization (NCS). Data collection occurred through a focus group, conducted according to humanistic experiential learning with eight nursing students from a public university of Rio Grande do Norte, Brazil. The speech analysis from the nursing students, along with the contemplation of their scenarios and written descriptions, in light of Alfred Schutz, allowed us to unveil the participants' ideal type from three main themes: benefits of NCS, problems experienced, and possibilities for improvement. In the end, the ideal type is described, outlining the investigated action - NCS - alongside its reasonsfor and its reasons-why, as well as elucidating the nursing students typical doll that believes in NCS consolidation.

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A enfermagem no contexto das mudanças paradigmáticasDiálogos e Ciência - Rev Rede Ensino FTC20097989911SoaresDAEntre o êxito e a frustração com a sistematização da assistência de enfermagemEsc Anna Nery Rev Enferm201331321217CasafusKCUDell'AcquaMCQBocchiSCMSistematização da assistência: aproximando o saber acadêmico, o saber-fazer e o legislar em saúdeActa Paul Enferm200744651420KoerichMSBackesDSNascimentoKCErdmannALResolução n.272, de 27 de agosto de 2002: Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE - nas Instituições de Saúde Brasileiras2002Resolução n.358, de 15 de outubro de 2009: Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências2009Sobre fenomenologia e relações sociais2012SchutzAMundo-vida de caminhoneiros: uma abordagem compreensiva para a enfermagem na perspectiva de Alfred SchutzZeferinoMTFenomenologia del mundo social: introducción a la sociologia comprensiva1972SchutzACompreensão típico ideal da prática profissional do enfermeiro em hospitais públicosBandaMZO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2010MinayoMCSPedagogia Vivencial Humanescente: para sentir pensar os sete saberes na educação2010CavalcantiKBQualidade na assistência de enfermagem hospitalar: visão de alunos de graduaçãoRev Gaúcha Enferm201052935331GabrielCSGabrielABBernardesARochaFLRMiassoAISistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): Teoria comunicacional aplicada ao processo universitário de ensino-aprendizagemCuidArte Enferm2007112011ReisFRArreguy-SenaCStuchiRAGBodevanECSaberes e verdades acerca da enfermagem: discursos de alunos ingressantesRev Bras Enferm20087884161OjedaBSEidtORCanabarroSCorbelliniVLCreutzbergMHorta's benchmark as a tool of Nursing teaching- learning: assistential convergent researchOnline Braz J Nurs200918MontezeliJHVenturiKKPeresAMLambroniciLMMaftumMAWolffLDGImplementation of the nursing process in clinical practice: learning experienceRev Enferm UFPE on line201024SilvaMBMenegheteMCFontanaRTSistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia IntensivaRev Bras Enferm20092217262TruppelTCMeierMJCalixtoRCPeruzzoASCrozetaKSistematização da assistência de enfermagem como fenômeno interativo e multidimensionalRev Latino-Am Enferm200897985616BackesDSKoerichMSNascimentoKCErdmannALAnálise da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma unidade de reabilitaçãoRev Bras Enferm20102229263NevesRSShimizuHECompetencies in the education of Nursing Technicians to implemente the Nursing Care SystematizationRev Esc Enferm USP20109206444CruzAMPAlmeidaMA