remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622015000200018S1415-2762(15)0190021810.5935/1415-2762.20150038Relato de ExperiênciaMonitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com estomia: relato de experiênciaPrácticas academicas y atención para personas ostomizadas: relato de la experienciaAcademic mentoring and care for a person with a stoma: experience reportFernandesNayara CavalcanteCunhaRegina RibeiroBrandãoArthur FerreiraCunhaLuciana Lima daBarbosaPérola DiasSilvaCassilene Oliveira daSilvaMaria Samara Alves daBelémPAUFPAGrupo de Pesquisa Enfermagem em Estomaterapia da Amazônia BrasilUniversidade do Estado do ParáBelémPAHospital Metropolitano de Urgência e EmergênciaBrasilBelémPAPrefeitura Municipal de AbaetetubaSecretaria de Saúde Programa Saúde na EscolaBrasil0620151922382413003201524072014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de monitoria do curso de graduação em Enfermagem com uma equipe de monitores que foi composta de cinco estudantes sobre o processo de cuidar no período pré-operatório de cirurgia geradora de estomia. MÉTODO: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no hospital universitário na cidade de Belém-PA, Brasil, no período de março de 2011 a dezembro de 2012, durante aulas práticas na Atividade Curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica, tomando como referência o processo de cuidar de pessoas com estomia. RESULTADOS: a monitoria é processo de ensino-aprendizagem que contribui para o desenvolvimento acadêmico concretamente. CONCLUSÃO: as atividades desenvolvidas na monitoria impulsionam o aprendizado dos demais estudantes sob a responsabilidade docente e, principalmente, as ações de educação em saúde frente ao processo de reabilitação de pessoas com estomia.

Este estudio tiene como objetivo describir una experiencia de monitoreo del curso de grado en Enfermería con un equipo de 5 monitores durante el período pre operatorio de cirugía de ostomía. Se trata de un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, desarrollado en el hospital universitario de la ciudad de Belém / PA / Brasil, entre marzo de 2011 y diciembre de 2012, durante las clases prácticas de la asignatura Enfermería Médico-quirúrgica, tomando como referencia el proceso de atención de pacientes ostomizados. El monitoreo es el proceso de ensehanza-aprendizaje que contribuye al desarrollo acadêmico específicamente. Estas prácticas impulsan el aprendizaje de los demás estudiantes bajo responsabilidad de los docentes y, principalmente, las acciones de educación en salud ante el proceso de rehabilitación de los pacientes ostomizados.

This study aimed to report an experience of academic mentoring of the care process in the perioperative period of ostomy surgery in an undergraduate nursing course, with a group of mentors consisting of five students. METHOD: A descriptive experience report study conducted at the university hospital in Belém/PA/Brazil, from March of 2011 to December of 2012, during clinical classes on curricular activity in medical-surgical nursing, taking as reference the process of caring for people with a stoma. RESULTS:Mentoring is a teaching-learning process that contributes to concrete academic development. CONCLUSION:The mentoring activities stimulate learning by other students under the teaching responsibility, along with the actions of health education across the rehabilitation process of people with a stoma.

Educación en EnfermeríaAtención PerioperativaEstomas QuirúrgicosAtención de EnfermeríaEducação em EnfermagemAssistência PerioperatóriaEstomas CirúrgicosCuidados de EnfermagemEducation, NursingPerioperative CareSurgical StomasNursing Education
Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagemRev Bras Enferm200821520261HaagGSKollingVSilvaEMeloSCBPinheiroMProjeto Pedagógico do Curso de Enfermagem2008O impacto da ostomia no processo de viver humanoTexto Contexto Enferm20071637116CascaisAFMVMartiniJGAlmeidaPJSCaracterização de pessoas estomizadas atendidas em Consulta de Enfermagem do Serviço de Estomaterapia do Município de Belém-PARev Estima2012129110SilvaACSilvaGNSCunhaRRCuidado perioperatório sob o olhar do cliente cirúrgicoRev Rene201013242311CallegaroGDBaggioMANascimentoKCErdmannALPortaria nº. 400, de 16 de novembro de 2009: Estabelece Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, a serem observadas em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. de 16 de novembro de 200911182009A importância da Consulta de Enfermagem em pré-operatório de Ostomias IntestinaisRev Bras Cancerol20074315453MendonçaRSValadãoMCastroLCamargoTCConhecimento do indivíduo ostomizado em relação ao autocuidadoRev Conexão UEPG200734712TosatoSRZimmermannMHAção educativa do enfermeiro no pré-operatório da confecção do Estoma Intestinal: revisão integrativaRev Enferm UFPE on line201362337esp7SchwartzMPSPCPlano de cuidados compartilhado junto a clientes estomizados: a pedagogia Freireana e suas contribuições à prática educativa da enfermagemTexto Contexto Enferm201228694221MartinsPAFAlvimNATO olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professorRev Cereus20115NascimentoFBBarlettaJB