remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000400019S1415-2762(14)0180041910.5935/1415-2762.20140075Artigo ReflexivoDando voz às crianças: considerações sobre a entrevista qualitativa em pediatriaGiving voice to children: considerations on qualitative interviews in pediatricsDar voz a los niños: observaciones sobre la entrevista cualitativa en pediatríaVasquesRaquel Candido YlamasMendes-CastilloAna Márcia ChiaradiaBoussoRegina SzylitBorghiCamila AmaralSampaioPatrícia StellaSão PauloSPUSPEE NIPPELBrasilSão PauloSPCentro Universitário São CamiloBrasilUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem NIPPELSão PauloSPUniversidade PaulistaBrasilSão PauloSPUSPEE Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Perdas e LutoBrasil122014184101610211210201426092014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Ao considerar a criança como um sujeito de pesquisa e almejar compreender a sua perspectiva em relação a determinada experiência, deve-se levar em conta a necessidade de seguir criteriosos passos para garantir sua autonomia, bem como respeitar seu estágio de desenvolvimento e sua capacidade de compreensão. Este ensaio tem como objetivo tecer considerações acerca das questões metodológicas para a realização de entrevistas qualitativas com crianças, a partir de levantamento teórico, disponível na literatura atual. Trata-se de um resgate bibliográfico das questões mais relevantes ao se realizar uma entrevista qualitativa com crianças. Três aspectos principais são discutidos: desenvolvimento cognitivo da criança, estratégias de aproximação e critérios éticos para participação e inclusão de crianças, com ênfase no consentimento e confidencialidade.

When considering the child as a research subject and attempting to understand their perspective on specific experiences, one must take into account the need to follow meticulous steps to ensure children's autonomy, as well as respect their stage of development and their ability to comprehend. In this light, the present study aims to make considerations on methodological issues that arise when conducting qualitative interviews with children, based on theoretical research available in current literature. This study employed a bibliographic search for the most relevant questions used when conducting a qualitative interview with children. Three main aspects are discussed: cognitive development, strategies used to approach the children, and ethical criteria for the inclusion and participation of children, with emphasis on consent and confidentiality.

Al considerar al niño como sujeto de investigación y tratar de entender su punto de vista sobre una determinada experiencia, hay que tener en cuenta la necesidad de ser prudentes para garantizar su autonomía y respetar su etapa de desarrollo y su capacidad de comprensión. Este ensayo tiene como objetivo hacer consideraciones sobre las cuestiones metodológicas para la realización de entrevistas cualitativas con niños, a partir del relevamiento teórico disponible en la literatura actual. Se trata del rescate bibliográfico de los temas más importantes al realizar una entrevista cualitativa con niños. Se discuten tres aspectos principales: el desarrollo cognitivo, estrategias para enfocar el tema y criterios éticos para la inclusión y participación de niños, con énfasis en el consentimiento y la confidencialidad.

Qualitative ResearchChildMethodologyChild HealthInvestigación QualitativaNiñoMetodologíaSalud del NiñoPesquisa QualitativaCriançaMetodologiaSaúde da Criança
Metodologias de pesquisas com criançasRev Reflex Ação Santa Cruz do Sul2010828218Martins FilhoAJBarbosaMCSPesquisa envolvendo crianças: aspectos éticosRev Bioét200913546117GaivaMAMA experiência de sofrimento: histórias narradas pela criança hospitalizadaRev Esc Enferm USP20111229145VasquesRCYBoussoRSMendes-CastilloAMCAspectos éticos e estratégias para a participação voluntária da criança em pesquisaRev Esc Enferm USP200913426Esp 243SigaudCHSRezendeMAVeríssimoMDLORRibeiroMOMontesDCPiccoloJUsing puppetry to elicit children's talk for rese-archNurs Inq20084956115EpsteinIStevensBMcKeeverPBaruchelSJonesHAccessing children as research participants: examining the role of gatekeepersChild Care Health Develop20104524436CoyneIA entrevista nas pesquisas qualitativas de enfermagem pediátricaRev Bras Enferm20103006263OliveiraRBGSparapaniVCScochiCGSNascimentoLCLimaRAGThe child and reality1973PiagetJQualitative data collection with childrenAppl Nurs Res2012475325SpratlingRCokeSMinickPGiving children a voice: children's positioning in family therapyJ Fam Ther201127930133MooreLSeuIBA criança com diabetes mellitus tipo 1 e seus amigos: a influência dessa interação no manejo da doençaRev Latinoam Enferm201211725120SparapaniVCBorgesALVDantasIROPanRNascimentoLCEstratégias lúdicas de coleta de dados com crianças com câncer: revisão integrativaRev Gaúcha Enferm201318795334SpositoAMPSparapaniVCPfeiferLILimaRAGNascimentoLCUnderstanding Illness: using drawings as a research methodQual Health Res200427289214GuilleminMIntensive interviewing with children and adolescentWest J Nursing Res199818094210FauxASWalshMDeatrickJABioética na pesquisa com crianças e adolescentes em situação de risco: dilemas sobre o consentimento e a confidencialidadeDST J Bras Doenças Sex Transm20052016317Neiva-SilvaLLisboaCKollerSH