remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000400004S1415-2762(14)0180040410.5935/1415-2762.20140060PesquisasAcolhimento: triagem ou estratégia para universalidade do acesso na atenção à saúde?Acogida: ¿triaje o estrategia para la universalidad de acceso a los servicios de salud?Welcoming services: triage or strategy for universal health access?PennaCláudia Maria de MattosFariaRoberta Souto RochaRezendeGabrielli Pinho deBelo HorizonteMGUniversidade José do Rosário VellanoBrasilUFMGEscola de Enfermagem Belo HorizonteMGUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem BrasilBelo HorizonteMGUFMGEscola de Enfermagem Brasil1220141848158233110201406112013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

O presente artigo apresenta o acolhimento como uma das estratégias para o acesso a partir dos discursos de profissionais, considerado como uma tecnologia leve que otimiza e organiza o processo de cuidado nas unidades de saúde. Constitui-se em um estudo de caso qualitativo com objetivo de caracterizar o acolhimento como uma das estratégias para a concretização do acesso na concepção dos profissionais da ESF. Participaram da pesquisa 13 profissionais de saúde de um município de Minas Gerais e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo e foram organizados em duas categorias: a "(in) existência" do acolhimento no cotidiano do cuidado em saúde e a construção de vínculo profissional-usuário. Foram identificados aspectos contraditórios acerca da eficácia do acolhimento que, apesar de estratégia reconhecida para o cuidado integral, não se constitui como tal na prática do serviço, delimitando-se como simples triagem, o que pode ser um dificultador da universalidade do acesso. Entretanto, o acolhimento pode ser uma estratégia de cuidado integral que propicia aproximação entre profissionais e usuários, com a criação de vínculo, e facilita, portanto, o acesso ao serviço. Concluiu-se, porém, que se concretizado na prática cotidiana dos serviços, o acolhimento pode se tornar capaz de construir mudanças no fazer cotidiano da saúde, pautadas na integralidade do cuidado tanto para uma assistência diferenciada como para a organização dos serviços, com vistas à qualidade de vida dos usuários.

Este artículo presenta la acogida como tecnología ligera que optima y organiza el proceso de atención en los servicios de salud. Se trata de un estudio de caso cualitativo que estima caracterizar la acogida como una de las estrategias para la concreción del acceso desde el punto de vista de los enfermeros del programa Estrategia Salud de la Familia. En la investigación participaron trece profesionales de un municipio de Minas Gerais; la recogida de datos se realizó a través de entrevistas semi-estructuradas; los datos se analizaron según el análisis de contenido y organizaron en las categorías:" (in)existencia de acogida en la atención diaria de salud y "construcción del vínculo profesional - usuario". Se identificaron aspectos contradictorios sobre la eficacia de la acogida: a pesar de ser una estrategia reconocida para la atención integral, no lo es en la práctica, siendo utilizada apenas para el triaje, lo cual podría ser un obstáculo para la universalidad del acceso a los servicios de salud. La acogida podría ser la estrategia de atención integral para aproximar profesionales y usuarios, creando vínculos entre ellos y facilitando, luego, el acceso a los servicios. Llegamos a la conclusión que si la acogida se pudiera concretarse en la práctica diaria de los servicios, podría tornarse capaz de construir cambios en las tareas cotidianas basadas en la integralidad de la atención, tanto para la atención diferenciada como para la organización de los servicios, con miras a mejorar la calidad de vida de los usuarios.

This is a qualitative case study that aims at understanding people's access to healthcare services from the point of view of both service users and professional staff. It characterizes welcoming as a low technology tool that optimizes and organizes health care processes in health units. Data was collected through semi-structured interviews to thirteen health care professionals and afterwards analysed using content analysis. Two categories were identified: 1) the (in) existence of a daily welcoming service in health care; and 2) creation of links between professionals and users. The study questioned the effectiveness of the welcoming process: despite being a comprehensive care practice, it was not used on a daily basis being reduced to simple triage. This context may hinder the universal access to health care. Welcoming as a comprehensive care strategy can enable the establishment of bonds between professionals and users and facilitate the access to the service. The study concluded that the implementation of a welcoming service can contribute to change everyday health care practices, guided by a comprehensive approach geared towards differentiated care and to the improvement of the users' quality of life.

AcogimientoAtención integral de SaludAtención Primaria de la SaludTriajeAtención de EnfermeríaAcolhimentoAssistência Integral à SaúdeAtenção Primária à SaúdeTriagemCuidados de EnfermagemWelcomingComprehensive Health CarePrimary Health AttentionTriageNursing Care
Acesso no contexto da ESF em um município do Vale Jequitinhonha - MGFariaRSRRelações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúdeTrab Educ Saúde201147950339SchimithMDSimonBSBrêtasACPBudóMLDPercepções sobre necessidades de saúde na Atenção Básica segundo usuários de um serviço de saúdeRev Esc Enferm USP20111925145MoraesPABertolozziMRHinoPPolítica Nacional de Humanização2009O vínculo como diretriz para a construção da integralidade na Estratégia Saúde da FamíliaRev Rede Enferm Nordeste201237585213ViegasSMFPennaCMMA construção da integralidade no trabalho cotidiano da equipe de saúde da famíliaEsc Anna Nery Rev Enferm201313341117ViegasSMFPennaCMMHumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS2006Acesso a serviços de saúde: olhar de usuários de uma unidade de saúde da famíliaRev Gaúcha Enferm20114517332CorrêaAACPFerreiraFCruzGSPPedrosaICFEstudo de caso: planejamento e método2010YinRKAnálise de conteúdo2011BardinLImpacto da implementação do acolhimento com classificação de risco para o trabalho dos profissionais de uma unidade de pronto atendimentoREME - Rev Min Enferm201314856117OliveiraKKDAmorimKKPFernandesAPNMonteiroAIAcolhimento com classificação de risco: o processo vivenciado por profissional enfermeiroREME - Rev Min Enferm20085816412SousaRSBastosMARConstituição, 1988: Constituição da República Federativa do Brasil. Título VIII, Capítulo II, Seção II, Artigos 196-2001988O acolhimento sob a ótica de profissionais da equipe de saúde da famíliaREME - Rev Min Enferm20082717212FreireLAMStorinoLPHortaNCMagalhãesRPLimaTAcolhimento: qualidade de vida em saúde públicaBol Saúde20023051216SantosDLCSupertiLMacedoMSAcolhimento como dispositivo de humanização: percepção do usuário e do trabalhador em saúdeRev APS201049113FalkMLRFalkJWOliveiraFAMottaMSTrabalho em saúde e a implantação do acolhimento na atenção primária à saúde: afeto, empatia ou alteridade?Interface Comunic Saúde Educ2009303143113ScholzeASJúniorCFDSilvaYFAcolhimento com classificação de risco na Atenção Primária: percepção dos profissionais de enfermagemREME - Rev Min Enferm201222531216SilvaPMMoraisKPTorresHCAcolhimento na atenção básica: reflexões éticas sobre a atenção à saúde dos usuáriosCiênc Saúde Coletiva2010356978315BrehmerLCFVerdiMDemandas cotidianas na atenção primária: o olhar de profissionais da saúde e usuáriosTexto Contexto Enferm201314956122SantosTVCPennaCMMA Estratégia Saúde da Família: motivação, preparo e trabalho segundo médicos que atuam em três distritos do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, BrasilSaúde Soc201015969119Alves e SilvaACMVillarMAMCardosoMHCAWuillaumeSMAcolhimento aos usuários: uma revisão sistemática do atendimento no Sistema Único de SaúdeArq Ciênc Saúde2008935215CarvalhoCAPMarsicanoJACarvalhoFSSales-PeresABastosJRMSales-PeresSHCConceitos e práticas de integralidade no município de Catas Altas-MGREME - Rev Min Enferm2011629115QueirózESPennaCMM