Objetivou-se identificar a percepção dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde sobre sua atuação na avaliação para excesso de peso em adolescentes nas escolas. Estudo descritivo, qualitativo, realizado em Natal-RN com quatro enfermeiras de unidades básicas de saúde cujo território abrangia escolas estaduais. Os dados foram colhidos por entrevista e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Foram identificados quatro temas que representam as percepções das enfermeiras sobre a atividade: dificuldade no acompanhamento do adolescente na Atenção Primária em Saúde; causas do crescimento do excesso de peso na adolescência; ações de saúde nas escolas; e prevenção/identificação/intervenção no excesso de peso em adolescentes nas escolas. Existiam lacunas na atuação dessas enfermeiras junto aos adolescentes, especialmente na promoção da saúde, prevenção e tratamento do excesso de peso, uma vez que se isentavam de agir e transferiam a responsabilidade para outros profissionais. A falta de articulação entre os serviços de saúde e as instituições educacionais constitui um fator limitante para a assistência ao adolescente na atenção primária em saúde.
El objetivo del presente estudio fue identificar la percepción de los enfermeros de unidades primarias de salud sobre su actuación en las escuelas en la evaluación del exceso de peso en adolescentes. Se trata de un estudio descriptivo cualitativo llevado a cabo en Natal/RN con cuatro enfermeras de unidades primarias de salud cuya área de alcance incluía escuelas estatales. Los datos fueron recogidos en entrevistas y analizados según la técnica de análisis de contenido. Fueron identificados cuatro temas que representan las percepciones de las enfermeras sobre su tarea: dificultad en el seguimiento del adolescente en la atención primaria; causas de aumento de sobrepeso en la adolescencia; acciones de salud en las escuelas; y acciones de prevención/identificación/intervención en las escuelas en el sobrepeso en adolescentes. Hay lagunas en la actuación de las enfermeras con los adolescentes, especialmente en promoción de la salud, prevención y tratamiento del sobrepeso pues evitaban intervenir y le pasaban la responsabilidad a otros profesionales. La falta de articulación entre los servicios de salud y las instituciones educacionales es un factor limitador para tratar a adolescentes en la atención primaria de la salud.
The aim of this study was to identify primary health care nurses' perception on their performance in the health status assessment of overweight adolescents in schools. This is a descriptive, qualitative study. It was conducted in Natal-RN with four nurses who worked in primary health care units whose territory encompassed a number of state schools. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The data were then analyzed by using the technique of content analysis (theme coding). The following thematic categories were identified on the role of nurses in the assessment of overweight at schools: a) difficulty of monitoring adolescents in primary health care; b) causes for the increase of overweight in adolescence; c) health actions developed in schools; d) overweight prevention, identification and intervention in adolescents at school. Our study revealed gaps in nurses' performance related to the monitoring of adolescents. The interviewees held other professionals accountable for the problem and exempted themselves from the obligation to implement actions, such as health promotion, disease prevention or treatment. The lack of articulation between health services and educational institutions is a limiting factor for the provision of care to adolescents in primary care units.