remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000300003S1415-2762(14)0180030310.5935/1415-2762.20140040PesquisasEspecificidades do cuidado domiciliar apreendidas no processo de formação profissional do enfermeiroParticularidades de la atención domiciliaria incorporadas durante el proceso de formación profesional del enfermeroSpecific characteristics of home healthcare and their approaches in nursing educationHermannAna PaulaNascimentoJaqueline Dias doLacerdaMaria RibeiroCuritibaPRUFPRHospital de Clinicas Serviço de Transplante de Medula ÓsseaBrasilCuritibaPRUFPRPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem BrasilCuritibaPRHospital da Polícia Militar do Estado do ParanáBrasilUniversidade Federal do Paraná0920141835455501806201405092013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

O cuidado domiciliar (CD) é uma área de atuação em expansão para enfermeiros no Brasil, o que requer profissionais preparados para prestar assistência de qualidade. Assim, objetivou-se explicitar as especificidades do CD apreendidas no processo de formação profissional do enfermeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados oito discentes e cinco docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. A análise seguiu as fases de codificação aberta, axial e seletiva. Os resultados indicaram a compreensão das características do CD, bem como a identificação dos atributos necessários e das formas para se preparar para o CD. A atuação do profissional deverá ser distinta no domicílio ao considerar todas as nuanças do CD que devem ser ensinadas nos cursos de graduação em Enfermagem.

La atención domiciliaria (AD) es un área de enfermería en crecimiento en Brasil que demanda profesionales capaces de brindar atención calificada. En este estudio se buscan definir las particularidades de la AD incorporadas durante el proceso de formación profesional. Se trata de una investigación cualitativa que utilizó el método de la teoría fundamentada en los datos. Se entrevistaron a 8 discentes y 5 docentes del curso de grado en enfermería de una universidad pública del sur de Brasil. El análisis siguió las etapas de codificación abierta, axial y selectiva. Los resultados señalan las características de la AD, la identificación de los atributos necesarios y las formas de preparación para la AD. La actuación del profesional deberá ser distinta en el domicilio teniendo en cuenta todos los matices de la AD que deben enseñarse en los cursos de grado en Enfermería.

Home-based care is a growing career opportunity for nurses in Brazil which requires trained professionals to provide quality care. This study aimed at identifying how the specific characteristics of home healthcare are dealt with during nursing professional training. It is a qualitative research using Grounded Theory. Five professors and eight undergraduate students at a state university in the South of Brazil were interviewed. Data was analyzed through open, axial, and selective coding. Results allowed researchers to identify the characteristics of this type of care and its teaching approaches. Professional performance at home is different and the peculiarities of this type of care should be dealt with in nursing undergraduate courses.

Asistencia DomiciliariaEnfermeríaDesarrollo de PersonalEducación en EnfermeríaAssistência DomiciliarEnfermagemDesenvolvimento de PessoalEducação em EnfermagemHome NursingNursingStaff DevelopmentEducation, Nursing
Serviços de atenção domiciliar na saúde suplementar e a inserção da enfermagem em Belo Horizonte/MGActa Paul Enferm201240814325SilvaKLSenaRRSilvaPMBragaPPSouzaCGPrograma Melhor em Casa2011Satisfação profissional entre enfermeiros que atuam na assistência domiciliarRev Esc Enferm USP201114528645PaivaFFSRochaAMCardosoLDFAtenção domiciliar como mudança do modelo tecnoassistencialRev Saúde Pública201016676144SilvaKLSenaRRSeixasCTFeuerwerkerLCMMerhyEEPrincípios éticos como norteadores no cuidado domiciliarCiênc Saúde Coletiva20118556316SantosLRLeonCGRMPFunghettoSSPesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada2008StraussACorbinJA vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagemHermannAPNurses experience on home care competence development: grounded theoryOnline Braz J Nurs (Online)200938CatafestaFGomesIMCorreaABHLacerdaMRA contribuição da atenção domiciliar para a configuração de redes substitutivas de saúde: desinstitucionalização e transformação de práticasRev Panam Salud Publica20081808324FeuerwerkerLCMMerhyEEA dimensão expressiva do cuidado em domicílio: um despertar a partir da prática docenteCogitare Enferm200738691312PersegonaKRTeixeiraRCLacerdaMRMantovaniMFZagonelIPSO enfermeiro docente e o ensino do cuidado domiciliar na graduaçãoCogitare Enferm2005849210MartinsSKMathiasJJSMeierMJLacerdaMRCuidado domiciliar: em busca da autonomia do indivíduo e da família - na perspectiva da área públicaCiênc Saúde Coletiva201026216515LacerdaMREstratégias para avanços na prática do cuidado domiciliarCogitare Enferm201060915415LacerdaMRGomesIMKalinowskiLCGiacomozziCMPolíticas de formação de recursos humanos em saúde e enfermagemRev Bras Enferm2008315161AlmeidaLPVGFerrazCAAn innovative approach to preparing nursing students for care of the elderly in the homeGeriatr Nurs201330434SmithSJBarryDGHome care simulation for student nurses: medication management in the homeNurse Educ Today201314162133MagerDRCampbellSHPráticas integradas em saúde coletiva: a experiência de um programa de extensão no sul do paísRev Contexto Saúde20121592211DuarteMLCTorresOMSouzaNSBalkRSReunião regional dos observatórios de recursos humanos em saúde - chamado a ação de Toronto 2006-2015: rumo a uma década de recursos humanos em saúde nas Américas2006Movimento em defesa da qualidade da formação dos profissionais da enfermagem: Agenda propositiva elaborada pelo COFEN e ABEnPolítica Nacional de Educação Permanente em Saúde2009Educação: um tesouro a descobrir2003DelorsJ