remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000300008S1415-2762(14)0180030810.5935/1415-2762.20140045PesquisasPromoção da saúde no programa saúde na escola e a inserção da enfermagemPromoción de la salud en el programa de salud en la escuela e inserción de enfermeríaHealth promotion in the school health programme and nursing inclusionSilvaKenia LaraSenaRoseni Rosângela deGandraElen CristianeMatosJuliana Alves VianaCouraKelciane Rodrigues AndradeBelo HorizonteMGUFMGEscola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBrasilBelo HorizonteMGUFMGEscola de Enfermagem Curso de Graduação em EnfermagemBrasilBelo HorizonteMGUFMGEscola de Enfermagem BrasilBelo HorizonteMGUniversidade Federal de Minas GeraisEscola de Enfermagem Departamento de Departamento de Enfermagem AplicadaBrasil0920141836146222807201429012014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

O presente trabalho analisa o Programa Saúde na Escola (PSE) em um município do estado de Minas Gerais, identificando sua organização, a atuação dos profissionais de enfermagem e sua inserção no campo da promoção da saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, baseado no referencial da dialética. Foram realizadas entrevistas com gestores, monitores e enfermeiros que atuam no programa. Os resultados indicam que o PSE encontra-se em processo de consolidação com ações que variam desde avaliação de risco e mudança de comportamento até aquelas que reforçam a escola como espaço potencial para a promoção da saúde. Os resultados indicam desafios como a transferência de responsabilidade para a escola na formação de hábitos, comportamentos e valores como se fosse esse o único ou o principal "lugar" no desenvolvimento da cidadania e no cuidado à saúde. A relação dos setores saúde e educação apresenta-se como um desafio a ser superado. Foi possível analisar uma polaridade entre os assistentes de educação - um "novo profissional" que integra a escola, comunidade e equipe de saúde - e os enfermeiros que compõem as equipes. Destaca-se o papel dos enfermeiros nas ações educativas em saúde com grande potencial de responder às condições de saúde escolar. Concluiu-se que é preciso avançar em inovações tecnológicas no âmbito das práticas do PSE que ressignifiquem a escola como cenário da promoção da saúde numa vertente que considere esse espaço no seu potencial de produção de cidadania e de mudança dos determinantes dos modos de viver.

El presente trabajo analiza el Programa de Salud Escolar en un municipio del Estado de Minas Gerais, la identificación de su organización, el papel de la enfermería y su lugar en el campo de promoción de la salud. Se trata de un estudio de caso cualitativo, basado en el marco de la dialéctica. Se llevaron a cabo entrevistas con los gerentes, supervisores y personal de enfermería. Los resultados indicaron que el programa estaba en proceso de consolidación con acciones que van desde la evaluación de riesgos y cambio de comportamiento reforzadas por la escuela como espacio potencial para promoción de la salud. Los resultados señalan retos como la transferencia de responsabilidad de la escuela en la formación de hábitos, comportamientos y valores, como si éste fuera el único o el "lugar" principal en el desarrollo de la ciudadanía y el cuidado de la salud. La relación entre los sectores de salud y educación es un reto. Se identificó polaridad entre los asistentes educativos y las enfermeras que conforman los equipos. Destacamos el papel de las enfermeras en las actividades educativas de salud con gran potencial para satisfacer las condiciones de salud en la escuela. Se concluye que hay que avanzar en innovación tecnológica en el ámbito de la práctica del PSE y volver a darle significado a la escuela como escenario de promoción de la salud en la producción de la ciudadanía y de transformaciones de los determinantes de modos de vida.

The present study analyses the School Health Programme (PSE) in a city of the state of Minas Gerais, identifying its organization, the performance of the nursing professionals and their contribution to health promotion. It is a qualitative case study using dialectic framework. The researchers conducted interviews with managers, monitors and nurses working in the programme. Results indicate that the PSE is undergoing a consolidation process. The programme faces challenges such as the tendency to consider the school solely responsible for the formation of habits, behaviours and values, for the construction of citizenship and for health care promotion. The integration between health and education services is a challenge to be overcome. The study revealed there is a new polarity among education assistants - a "new professional" in the school, community and health team - and nursing teams responsible for programme development. The role of the nurses is of the upmost importance in health education actions as they are able to answer to the health needs of the pupils. We conclude that technological innovations applied to the PSE activities are needed. Such practices should be able to reframe the school as a space for health promotion, considering its contribution to the construction of citizenship and changes of lifestyle determinants.

EnfermeríaProgramas Nacionales de SaludSalud EscolarPromoción de la SaludEnfermagemProgramas Nacionais de SaúdeSaúde EscolarPromoção da saúdeNursingNational Health ProgramsSchool HealthHealth Promotion
Settings for health promotion: linking theory and practice. Thousand Oaks,200086120ParcelGSKelderSHBasen-EngquistKPolandBDGreenLWRootmanIA promoção da saúde no contexto escolar: Projeto Promoção da SaúdeRev Bras Ciênc Saúde200467832Saúde na escola2009Expert Committee on Comprehensive School Health Education and Promotion.Promotion Health Trough Schools1997WHOEscolas promotoras de saúde: experiências do Brasil2007Subchefia para Assuntos Jurídicos: Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 20072007Ações de Educação em saúde realizadas por enfermeiros na escola: percepção de paisREME-Rev Min Enferm20125227416AlvarengaWASilvaMEDCEscolas promotoras de saúde: experiências no Brasil2006293302ValadãoMMBydlowskiCRWestphalMFPereiraIMTBPromoção da saúde como decisão política para a formação do enfermeiroRev Esc Enferm USP2007826941SilvaKLSenaRRInstrutivo PSE: tecendo caminhos da intersetorialidade2011O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da famíliaCiênc Saúde Coletiva201222330117BackesDSBackesMSErdmannALBüscherAO desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no município do Rio de JaneiroGomesLCEstudo de caso: planejamento e métodos2010YinRKAnálise de Conteúdo2009BardinLPrograma Saúde na Escola, tecendo caminhos da intersetorialidade2011A saúde na escola: um breve resgate históricoCiênc Saúde Coletiva2010397402215FigueiredoTAMMachadoVLTAbreuMMSA escola promotora da saúde e o desenvolvimento de habilidades sociais DiaphoraRev Soc Psicol Rio Grande do Sul20138895212GuimarãesGAertsDCâmaraSGPerspectiva da epidemiologia histórica e a escola promotora da saúdeRev Hist Ciênc Saúde2007489501214MouraJBVSLourinhoLAValdesMTMFrotaMACatribAMFDiplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associada à ferramenta A TLAS TICiênc Saúde Coletiva20123385981217FerreiraIRCFacilitating dialogue between the health and education sectors to advance school health promotion and education2012LegerLSYoungIBlanchardCConstruindo escolas promotoras de saúde: diretrizes para promover a saúde em meio escolarPromoção de saúde, ou, a negação da negação2004LefevreFLefevreAMCEscolas promotoras de saúde na América Latina: uma revisão integrativa da literaturaFariaFACCompetências em promoção da saúde no Programa Saúde na Escola no Distrito FederalTussetDAções intersetoriais para promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família: experiências, desafios e possibilidadesRev Bras Enferm2010762963SilvaKLRodriguesAT