remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000300006S1415-2762(14)0180030610.5935/1415-2762.20140043PesquisasSatisfação profissional dos trabalhadores de enfermagem recém-admitidos em hospital públicoSatisfaccíon profesional del personal de enfermería recién admitido en un hospital públicoWork satisfaction of newly hired nursing workers in a public hospitalTenaniMariana Neves FariaVannuchiMarli Terezinha OliveiraHaddadMaria do Carmo LourençoMatsudaLaura MisuePissinatiPaloma de Souza CavalcanteLondrinaPRUELDepartamento de Enfermagem BrasilLondrinaPRUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Enfermagem BrasilLondrinaPRUELPrograma de Pós Graduação em Enfermagem BrasilLondrinaPRHospital Dr. Anísio FigueiredoComissão de Controle de Infecção Hospitalar BrasilMaringáPRUniversidade Estadual de MaringáDepartamento de Enfermagem Brasil0920141835855912508201422122013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Estudo descritivo exploratório, de abordagem quantitativa, realizado de maio a junho de 2011, objetivou avaliar a satisfação profissional de trabalhadores de enfermagem recém-admitidos em um hospital público. Participaram 133 profissionais que responderam ao questionário Índice de Satisfação no Trabalho. A maioria dos trabalhadores era do sexo feminino, casada e com 36,6 anos em média. No que se refere à satisfação atribuída, os componentes de maior pontuação foram a autonomia para enfermeiros e a remuneração para técnicos. O status profissional foi pontuado por ambos como componente de menor importância. Quanto à satisfação percebida os enfermeiros pontuaram a remuneração como mais importante e os técnicos os requisitos do trabalho. A interação apresentou menor satisfação percebida pelos participantes. Concluiu-se que tomada de decisão e a recompensa financeira são importantes fatores de satisfação, enquanto o baixo reconhecimento da profissão e a deficiência no relacionamento interpessoal acarretam menor satisfação no trabalho de recém admitidos.

Estudio exploratorio descriptivo cuantitativo realizado con el fin de verificar la satisfacción laboral del personal de enfermería, recién admitido en un hospital público. Participaron 133 profesionales que contestaron la encuesta Satisfacción en el trabajo. La mayoría de los participantes era de mujeres, casados y con promedio de 36,6 años. Los enfermeros le atribuyeron mucha importancia a la autonomía y los técnicos de enfermería a la remuneración. Ambas categorías le dieron menos importancia al componente status profesional. La mayor satisfacción para las enfermeras fue la autonomía y para los tecnicos de enfermería la remuneracion. Ambos consideraron menos importante el status profesional. Como factor de satisfacción los enfermeros indican la remuneración y los técnicos de enfermería los requisitos de trabajo. Interacción presentó menor satisfacción percibida por las dos categorís. Se concluye que la libertad en la toma de decisiones, las actividades y la compensación económica son importantes para que los profesionales se sienten satisfechos, pero la falta de reconocimiento social de la profesión y la deficiencia en las relaciones interpersonales los lleva a la insatisfacción laboral.

This was a descriptive and exploratory study, with a quantitative approach, performed from May to June of 2011 that aimed to verify the work satisfaction of nursing workers newly hired in a public hospital. A total of 133 professionals were submitted to the Index of Work Satisfaction questionnaire. Most were females, married, and 36.6 years old in average. The results highlight that according to nurses, autonomy is the most important factor for work satisfaction, whereas, for nurse technicians, it is the remuneration factor. Both categories agreed that professional status is the least important factor for work satisfaction. Nurses considered remuneration as a satisfying factor, whereas nurse technicians considered job requirements. Interaction was pointed as a criterion with the least perceived satisfaction by both categories. We conclude that freedom in decision-making, development of actions, and financial reward was important for work satisfaction. However, lack of professional social recognition and difficulties in interpersonal relationships lead to dissatisfaction.

Satisfaccíon en el trabajoEnfermeríaPersonal de HospitalReestructuración HospitalariaSatisfação no EmpregoEnfermagemRecursos Humanos em HospitalReestruturação HospitalarJob satisfactionNursingPersonnel, HospitalHospital Restructuring
Estresse ocupacional e autoavaliação de saúde entre profissionais de enfermagemRev Latinoam Enferm20137586221Theme FilhaMMCostaMASGuilamMCRPercepção dos trabalhadores de enfermagem acerca da satisfação no contexto do trabalho na UTIEnferm Foco201213823SilveiraRSFunckCRSilveiraJTAvilaLILunardi FilhoWDVidalDASPsicodinâmica do trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho2009DejoursCAbdoucheliEJayetCSatisfação profissional do enfermeiro em uma unidade de emergência de hospital geralArq Ciênc Saúde20062159413CarvalhoGLopesSEnfermagem do trabalho à luz da visão interdisciplinarSaúde Transf Social20121132813LinoMMNoraPTLinoMMFurtadoMSatisfacción e insatisfacción entre auxiliares y técnicos de enfermería de una unidad de ingreso femenina de un hospital escuelaCienc Enferm20072533113MartinsJTRobazziMCCPlathG. ASatisfação profissional em uma UTI adulto: subsídios para a gestão da equipe de enfermagemNurs2005227656MatsudaLMÉvoraYDMAnálise quantitativa da satisfação profissional dos enfermeiros que atuam no período noturnoTexto Contexto Enferm2009298305218SilvaRMBeckCLCGuidoALopesLFDSantosJLGAdaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no TrabalhoPsico-USF2006195205211MartinsMCFSantosGEScoring workbook for the índex of work satisfaction1997StampsPLSatisfação profissional entre enfermeiras de UTI: adaptação transcultural do Index of Work Satisfaction (IWS)LinoMMSatisfação profissional da equipe de enfermagem de uma UTI - Adulto: perspectiva de gestão para a qualidade da assistênciaMatsudaLMResolução no 196/96-CNS-MS, de 16 de outubro de 1996: Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos1996Qualidade de vida do trabalhador: discussão conceitualRev Digital200913643314TeixeiraCSPereiraEFRochaLSSantosAMerinoEADSaúde mental e trabalho feminino: imagens e representações de enfermeirasRev Latinoam Enferm2002199206210FernandesJDFerreiraSLAlbergariaAKConceiçãoFMMulheres, trabalho e administraçãoRev Inter Gestão Social201322CapelleMCAMeloMCOLSouzaNLPrazer e sofrimento no trabalho da equipe de enfermagem: reflexão à luz da psicodinâmica DejourianaRev Esc Enferm USP2010444MartinsJTRobazziMLCCBobroffMCCSatisfação profissional da equipe de enfermagem do SAMU/NatalRev Eletrônica Enferm2009311CamposRMFariasGMRamosCSFatores de motivação e insatisfação no trabalho do enfermeiroRev Esc Enferm USP20058591139BatistaAAVVieiraMJCardosoNCSCarvalhoGRPSatisfação no trabalho: indicador de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagemRev Esc Enferm USP20121927146SiqueiraVTAKurcgantPChristophe Dejours: da psicopatología à psicodinâmica do trabalho200414163DejoursCLancmanSSznelwarLIReflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagemRev Latinoam Enferm04200525561213MurofuseNTAbranchesSSNapoleãoAARelação entre enfermeiros e médicos em hospital escola: a perspectiva dos médicosRev Bras Saude Mater Infant2010s4333910OliveiraAMLemesAMMachadoCRSilvaFLMirandaFSSatisfação e frustração no desempenho do trabalho docente em enfermagemREME - Rev Min Enferm20122435116LemosMCPassosJP