remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000300019S1415-2762(14)0180031910.5935/1415-2762.20140056Relatos de ExperiênciaConstrução de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino da história em enfermagemConstrucción de objetos virtuales de aprendizaje para la enseñanza de la historia en enfermeríaConstruction of virtual learning objects for teaching the history of nursingMassonValéria AparecidaRibeiroRafael LustosaHipólitoMaiza Claudia VilelaTobaseLuciaCampinasSPUNICAMPFaculdade de Educação Física BrasilCampinasSPUniversidade Estadual de CampinasFaculdade de Ciências Médicas BrasilAmericanaSPFaculdade de AmericanaCurso de Graduação em Enfermagem BrasilSão PauloSPUniversidade de São PauloEscola de Enfermagem Brasil0920141837647691808201411122013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

O objetivo deste trabalho foi descrever sobre o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino da História da Enfermagem. O objeto produzido foi aplicado na disciplina História da Enfermagem, no curso de graduação em Enfermagem, aos 30 estudantes do curso de Enfermagem, em uma universidade no interior de São Paulo, no ano de 2013. No desenvolvimento foi utilizada a metodologia definição, arquitetura, design, implementação (DADI), combinando os recursos na plataforma Prezi®. Essa ferramenta possibilitou a criação de objeto virtual de aprendizagem, visando à facilitação da aprendizagem de maneira ativa, inovadora e problematizadora. Este estudo contribui para a adoção de práticas educacionais pautadas no uso de tecnologias de informação, possibilitando novas perspectivas para o ensino da História da Enfermagem e reflexão sobre a identidade profissional.

El objetivo de este estudio fue describir el desarrollo de objetos virtuales de aprendizaje para la enseñanza de Historia de la Enfermería. El objeto producido se utilizó en 2013 en la asignatura Historia de Enfermería con 30 alumnos del curso de grado en Enfermería de una universidad del interior del Estado de San Pablo. En el desarrollo del objeto fue utilizada la metodología DADI (Definición, Arquitectura, Diseño, Implementación), combinando los recursos en la plataforma Prezi®. Esta herramienta permitió crear un objeto virtual con miras a facilitar el aprendizaje de forma activa, innovadora y problematizadora. El presente estudio contribuye a la adopción de prácticas educativas basadas en el uso de tecnologías de la información, permitiendo nuevas perspectivas a la enseñanza de dicha asignatura y reflexionar sobre la identidad profesional.

The aim of this study was to describe the development of virtual learning objects for teaching the History of Nursing. The object produced was applied to 30 nursing students attending the History of Nursing discipline at the undergraduate program in Nursing, in a university in the countryside of São Paulo, in 2013. The methodology of definition, architecture, design, and implementation (DADI) was used in the development and combined with resources from the Prezi® platform. This tool enabled the creation of virtual learning objects aiming at facilitating the active, innovative, and problematical learning. This study contributes to the adoption of educational practices based on the use of information technologies, enabling new perspectives for the History of Nursing education and reflection on the professional identity.

Educación a DistanciaHistoria de la EnfermeríaTecnología de la InformaciónEnseñanzaEducação à DistânciaHistória da EnfermagemTecnologia da InformaçãoEnsinoEducation, distanceHistory of NursingInformation TechnologyTeaching
Perspectivas atuais da informática em enfermagemRev Bras Enferm20063547359MarinHFCunhaICKOPortaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 20042004A expansão do ensino superior no Brasil e a educação à distância: instituições públicas e privadasRev Teor Prat Educ20132132116CostaCJCCochiaCBRCollaborative e-learning and learning objectsIEEE Latin Am Trans20095697757GonzálezLAGRuggieroWVAvaliação de website sobre assistência de enfermagem na sala de recuperação pós-anestésicaActa Paul Enferm201210915125LinsTHMarinHFInformática e as correntes pedagógicas na enfermagemRev Rene200152822LopesMVOAraújoTLBorges NetoAThe instructional use of learning objectsWileyDA primer on learning objects: American Society for Training & Development2001LongmireWCoordenadoria institucional de educação à distância: objetos de aprendizagemThe modern practice of adult education1970KnowlesMSHistória da EnfermagemRibeiroRLXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias / SNBU 2000 abr 24-282000VicentiniLAMileckLSHistória da enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridadeEsc Anna Nery Rev Enferm20065328310PadilhaMICSCultura imaginética e suas implicações na educação à distância2009AmorimCMSemiótica imaginética: a importância da imagem na aprendizagem2010RosaEFLuchiMEducação em saúde e o portador de doença crônica: implicações com as redes sociasCiênc Cuidado Saúde20091427supl8BudóMLMattioniFCSilvaFMSchimithMDEducação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem2010TóriRA Contribuição das redes sociais virtuais para a aprendizagem e construção do conhecimento: evidências em estudantes de cursos de graduação2011MartinsGJTMartinezGAPLuz FilhoSSPereiraMFAEvaluating the use of learning objects in Australian and New Zealand schools2008SchibeciRMemória, lembranças e a história da EnfermagemEsc Anna Nery Rev Enferm09201161621315SantosTCFBarreiraIA