remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000300017S1415-2762(14)0180031710.5935/1415-2762.20140054Revisão Sistemática ou IntegrativaAtividade lúdica como ferramenta para o cuidado de enfermagem às crianças hospitalizadasPlay as a tool in nursing care for hospitalized childrenLa actividad lúdica como herramienta de enfermería para el cuidado de niños hospitalizadosLimaKálya Yasmine Nunes deBarrosAdriana Gonçalves deCostaTheo Duarte daSantosViviane Euzébia PereiraVitorAllyne FortesLiraAna Luisa Brandao de CarvalhoNatalRNUFRNDepartamento de Enfermagem BrasilNatalRNUFRNDepartamento de Enfermagem BrasilNatalRNUFRNDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBrasilNatalRNUniversidade Federal do Rio Grande do NorteDepartamento de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBrasil0920141837417461308201413092013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

Objetiva-se sintetizar o conhecimento produzido sobre as atividades lúdicas do enfermeiro como ferramenta para o cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados online Scopus, Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Entre os 13 estudos analisados, o método mais empregado foi o ensaio clínico randomizado (46%). O boneco terapêutico foi o tipo de atividade lúdica mais utilizada (46%), seguido das atividades com brinquedos (30%). Quanto aos benefícios da atividade lúdica para a criança, observaram-se a redução de sentimentos negativos, redução das queixas de dor, náusea, ansiedade e sentimentos depressivos, bem como a melhora no processo de comunicação entre a equipe de enfermagem e a criança. Percebeu-se uma produção ainda incipiente sobre as atividades lúdicas utilizadas por enfermeiros no contexto da internação infantil. Ressalta-se que os benefícios estão intimamente ligados ao tipo de atividade que é utilizada. Contudo, faz-se necessária mais ênfase nessas influências para que os enfermeiros tomem conhecimento de como organizar melhor seu processo de trabalho.

The study aims at synthesizing existing knowledge about play as a tool in nursing care for hospitalized children. It is an integrative review carried out at Scopus, PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane and Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) databases. Among the thirteen reviewed studies, 46% used randomised clinical trial; doll therapy was most commonly used (46%), followed by toys (30%). As for the benefits of play for children, we observed improvement in negative symptoms such as pain, nausea, anxiety and depression, as well as in the relationship between the nursing staff and the child. Results showed that scientific production on the theme is incipient. The researchers stress that health benefits are closely related to the type of activity carried out; however, it is necessary to emphasize that nurses should be aware of the benefits of this type of therapy to better organize their working process.

El objetivo del presente trabajo fue resumir el conocimiento producido sobre las actividades lúdicas del enfermero como herramienta para atender a niños hospitalizados. Se trata de una revisión integradora realizada en las bases de datos on line Scopus, PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane y Literatura Latinoamericana y del Caribe (LILACS). Entre los trece estudios revisados el método más empleado fue el ensayo clínico aleatorizado (46%). La muñeca terapéutica fue el tipo de actividad lúdica más utilizada (46%), seguido de las actividades con juguetes (30%). En cuanto a los beneficios de las actividades lúdicas para los niños, hubo disminución de sentimientos negativos, de quejas de dolor, náuseas, ansiedad y sentimientos de depresión, así como mejora en el proceso de comunicación entre el personal de enfermería y los niños. Se observó una producción incipiente de actividades recreativas utilizadas por las enfermeras en el contexto de la hospitalización infantil. Se realza que los beneficios están estrechamente vinculados al tipo de actividad empleada. Sin embargo, debe enfatizarse la influencia de estas actividades en los niños para que los enfermeros la conozcan y organicen mejor su proceso de trabajo.

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Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizadaRev Gaúcha Enferm201024753231JansenMFSantosRMFaveroLO brinquedo no hospital: uma análise da produção acadêmica dos enfermeiros brasileirosEsc Anna Nery Rev Enferm200734350211LeiteTMCShimoAKKAs práticas lúdicas no cotidiano do cuidar em enfermagem pediátricaEsc Anna Nery Rev Enferm20098028413BritoTRPResckZMRMoreiraDSMarquesSMO ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em Enfermagem no Estado de São PauloRev Bras Enferm2006497501459CintraSMPSilvaCVRibeiroCARevisão integrativa: o que é e como fazerEinstein2010102618SouzaMTSilvaMDCarvalhoRRevisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagemTexto Contexto Enferm200875864417MendesKDSSilveiraRCCPGalvãoCMEvidence-based practice in nursing & health care.A guide to bes tpractice2005MelnykBMFineout-OverholtEMelnykBMFineout-OverholtEA arte do teatro clown no cuidado à crianças hospitalizadasRev Esc Enferm USP200918693149LimaRAGAzevedoEFNascimentoLCRochaSMMThe effect of play on immobilized children in hospitalInt J Nurs Stud19892619326GillisAJReading as a method of humanized care in the pediatric neurological clinic: a qualitative studyOnline Braz J Nurs201029SilvaRCCOliveiraENBChagasMIOSousaSMMRodriguesTBVasconcelosDPCreating opportunities for parent empowerment: program effects on the mental health/coping outcomes of critically Ill young children and their mothersPediatrics20045976076113MelnykBMCreanHFeinsteinNFFairbanksEPsychoeducational preparation of children for surgery: the importance of parental involvementPatient Educ Couns20073441165LiHCWLopezVLeeTLIUtilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizadaRev Bras Educ Esp201095106116FontesCMBMondiniCCSDMoraesMCAFBachegaMIMaximosNPEffects of preoperative therapeutic play on outcomes of school-age children undergoing day surgeryRes Nurs Health20073203230LiHCWLopezVLeeTLIEvaluating the effectiveness of preoperative interventions: the appropriateness of using the children's emotional manifestation scaleJ Clin Nurs20071919261016LiHCWEffectiveness and appropriateness of therapeutic play intervention in preparingchildren for surgery: a randomized controlled trial studyJSPN20086373213LiHCWLopezVEffectiveness and feasibility fusing the computerized interactive virtual space in reducing depressive symptoms of Hong Kong Chinese children hospitalized with cancerJ Spe Pediatr Nurs20111908116LiHCWChungJOKHoEKYChiuSYCreative arts therapy improves quality of life for pediatric brain tumor patients receivingJ Pediatr Oncol Nurs201013345327MaddenJRMowryPGaoDCullenPMForemanNKBrincar no hospital: subsídios para o cuidado de enfermagemRev Esc Enferm USP19993649433FurtadoMCCLimaRAGCompreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criançaRev Esc Enferm USP201183946445MaiaEBSRibeiroCABorbaRIGUtilização do lúdico como coadjuvante do cuidado prestado pela enfermagem na pediatriaRev Conexão UEPG201160917PivettaADArgentaCZanattaEAO brinquedo terapêutico e seu uso pela enfermagem pediátrica na assistência hospitalar: um encontro com a literaturaCad Centro Univ São Camilo20051927211PolackPGBuckhornEDamiãoC