remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000200006S1415-2762(14)0180020610.5935/1415-2762.20140025PesquisasCurso de especialização em gestão em enfermagem: propostas de melhorias segundo discentesCurso de especialización en gestión en enfermería: propuestas de los estudiantes para mejorarloSpecialization course in nursing management: improvement proposals from students' perspectiveOkagawaFabiana SilvaBohomolElenaCunhaIsabel Cristina Kowal OlmSão PauloSPUNIFESPEPE Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e Gerenciamento de EnfermagemBrasilSão PauloSPUNIFESPEPE GEPAG curso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade à DistânciaBrasilSPDMUniversidade Federal de São PauloEscola Paulista de Enfermagem Programa de Pós-graduaçãoSão PauloSPUNIFESPEPE GEPAG Curso de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade à DistânciaBrasil0620141823203261205201404032014This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

O objetivo deste estudo foi conhecer as sugestões de melhoria dadas pelos alunos do curso de Especialização em Gestão em Enfermagem - modalidade à distância - sobre seus conteúdos programáticos. Trata-se de estudo exploratório do qual participaram 216 especializandos, entre setembro e dezembro de 2010. Listaram-se 211 sugestões que foram classificadas utilizando-se a triangulação de investigador. Frente à necessidade sentida na prática dos discentes, predominaram sugestões (81,5%) sobre conteúdos programáticos pertencentes ao curso. Tiveram destaque os relacionados às disciplinas: Gestão da Informação em Saúde (18,5%) e Gerenciamento de Enfermagem (19,9%). Propôs-se maior correlação dos conteúdos com a prática de enfermeiros inseridos em serviços públicos da atenção básica (7,6%). Ainda, contribuíram com estratégias de ensino, citando mais exemplos práticos (47,3%) e videoaulas (26,2%). Os resultados foram considerados dentro do projeto didático-pedagógico do curso, extrapolando os conteúdos programáticos às estratégias de ensino, valorizando e concretizando a participação ativa dos alunos no processo ensino-aprendizagem desse curso.

Investigación realizada con miras a conocer las propuestas de los estudiantes para mejorar el plan de estudios del curso a distancia Especialización en Gestión en Enfermería. Se trata de un estudio exploratorio cuantitativo llevado a cabo con 216 alumnos entre septiembre y diciembre de 2010. Se realizó una lista de 211 propuestas que se clasificaron con triangulación de investigadores. Predominaron las propuestas referentes al plan de estudios del curso (81,5%), sobre todo referentes a asignaturas tales como Gestión de Información en Salud (18,5%) y Gestión de Enfermería (19,9%). Se propuso mayor correlación entre el contenido y la práctica de los enfermeros que trabajan en la atención primaria de la salud (7,6%), se mencionaron estrategias de enseñanza y se citaron ejemplos prácticos (46,3%) y clases de video (26,2%). Los resultados fueron considerados dentro del alcance del proyecto didáctico - pedagógico del curso. Van todavía más allá del plan de estudios y de las estrategias de enseñanza, valorando y afirmando la participación activa de los alumnos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de este curso.

The aim of this study was to recognize suggestions for improvement of the syllabus of the Specialization Course in Nursing Management - distance learning mode course, according to the students' opinions. It is a quantitative and exploratory study, in which 216 students participated, from September to December 2010. 211 suggestions were listed and classified using investigator triangulation. Facing the needs of the practice felt by the students, suggestions (81.5%) related to the content of syllabus were predominant. Suggestions were highlighted related to the following disciplines: Health Information Management (18.5%), Nursing Management (19.9%). A higher correlation of content with the practice of nurses inserted in public primary health care was proposed (7.6%). Also, the students contributed teaching strategies, suggesting more practical examples (47.3%) and video-classes (26.2%). The results were considered within the educational-learning course design, which goes beyond the syllabus content, reaching teaching strategies, valuing and realizing the active participation of students in the teaching-learning process of this course.

Educación a DistanciaEspecializaciónEnfermeríaEducação à DistânciaEspecializaçãoEnfermagemEducationDistanceSpecializationNursing
Educação à distância nas instituições federais de ensino superior: a situação da enfermagem brasileiraRev Eletrônica Enferm2005415317SantanaFRGasparCCCostaRAPaivaVGRodriguesMCSAlvesEDMaioria dos alunos de EAD é mulher, tem até 30 anos e trabalha2013MartinsADidática do ensino superior2009GilACO aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line200414758PalloffRMPrattKPalloffRMPrattKReferenciais de qualidade para educação superior à distância082007XXII Congresso Internacional EDUTEC2009TurrioniAMSBenfattiEFSSTurrioniJBTStanoRCMTAvaliação da Qualidade dos Cursos de Graduação à Distância: o processo de acreditação como garantia de qualidadeRev Novas Tecnol Educ2010304028NettoCGiraffaLMMPortaria Nº 1.326, de 18 de novembro de 2010: Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: bacharelados e licenciatura, na modalidade de educação à distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAESManual do estudante: Curso de Especialização em Gestão em Enfermagem2010CunhaICKOAlvesVLSGraziosiMESParraJFGA avaliação de cursos à distância aplicando os pressupostos da pesquisa avaliativa formativaRev Diálogo Educ200841731248VosgerauDSARAn overview of research designs relevant to nursing: part 3: mixed and multiple methodsRev Latinoam Enferm200710469515DriessnackMSousaVDMendesIACO gênero e suas possíveis repercussões na gerência de EnfermagemREME - Rev Min Enferm20006791/24DonosoMTVParecer n. 213, 9/10/2008: Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial2008Entendendo as competências para aplicação na enfermagemRev Bras Enferm200810912161CunhaICKORuthesRMProjeto CompetênciasA Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais: 80 anos vivenciando a construção de currículos de EnfermagemREME - Rev Min Enferm20132449217ChiancaTCMO sistema de informação utilizado pelo enfermeiro no gerenciamento do processo de cuidarTexto Contexto Enferm200641826315PeterliniOLGZagonelIPSTodos os brasileiros se utilizam do SUS, de modo direto ou indiretoWagnerGAtitudes gerenciais do enfermeiro no Programa Saúde da Família: visão da Equipe Saúde da FamíliaRev Bras Enferm20073126360BenitoGAVBeckerLCO trabalho gerencial do enfermeiro na Rede Básica de SaúdeTexto Contexto Enferm200924957218WeirichCFMunariDBMishimaSMBezerraALQPesquisa clínica em enfermagem: contribuições para inovação tecnológicaREME - Rev Min Enferm201244553316PedroloESchneiderFPottFSRinaldiECMéierMJDanskiMTREstilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuaisCavellucciLCB