remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000200003S1415-2762(14)0180020310.5935/1415-2762.20140022PesquisasSexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas educativasSexualidad del adolescente en el discurso de los educadores: posibilidades para prácticas educativasEducators' perspective on adolescent sexuality: possible education practicesNothaftSimone Cristine dos SantosZanattaElisangela ArgentaBrummMaria Luiza BevilaquaGalliKiciosan da Silva BernardiErdtmannBernadette KreuzBussElianaSilvaPamela Roberta Rocha daChapecóSCUniversidade do Estado de Santa CatarinaDepartamento Enfermagem BrasilChapecóSCUDESCDepartamento Enfermagem BrasilChapecóSCUDESCCurso de Enfermagem Brasil0620141822842890705201418072013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

Pesquisa qualitativa realizada com 23 educadores que atuam em escolas públicas no oeste de Santa Catarina, no ano de 2012, com o objetivo de conhecer a concepção destes sobre adolescência e sexualidade e evidenciar estratégias utilizadas quando discutem o tema sexualidade. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo Sensível e a interpretação seguiu a análise temática de conteúdo, discutidas em duas categorias: concepção dos educadores sobre adolescência e sexualidade e estratégias para a discussão do tema sexualidade na escola. Os professores afirmam que a educação sexual é uma área complexa e de difícil abordagem e mostram-se temerosos e pouco preparados para abordar o assunto. Apresentam divergências de entendimentos acerca do processo de adolescer e da sexualidade. Enquanto alguns utilizam metodologias tradicionais, outros adotam estratégias participativas, com enfoque maior para o diálogo. Concluiu-se que a discussão da sexualidade na adolescência, no âmbito escolar, ainda é incipiente, centrada em concepções tradicionais e discutida por áreas do conhecimento que estudam as questões biológicas. Sendo assim, observa-se dificuldade em incluí-lo como um tema transversal.

Investigación cualitativa realizada en 2012 con 23 educadores de escuelas públicas del oeste de Santa Catarina con el objetivo de conocer su concepto de adolescencia y sexualidad y de poner en evidencia las estrategias utilizadas para discutir el tema de la sexualidad. La recogida de datos se realizó según el Método Creativo Sensible y la interpretación según el análisis temático de contenido, discutido en dos categorías: concepto de los educadores sobre la adolescencia y la sexualidad y estrategias para discutir la sexualidad en la escuela. Los profesores afirman que la educación sexual es un asunto complicado y difícil de manejar y se sienten inseguros y poco preparados para enfocarlo. Tienen distintos puntos de vista respecto del proceso de transformarse en adolescente y de la sexualidad. Mientras algunos profesores emplean metodologías tradicionales, otros adoptan estrategias participativas y enfocan más el diálogo. Llegamos a la conclusión de que, en las escuelas, la discusión de la sexualidad en la adolescencia es incipiente, que está centrada en los conceptos tradicionales y se discute en áreas que estudian cuestiones biológicas. De esta forma, es difícil incluirlo como tema transversal.

This is a qualitative research carried out with 23 educators of public schools in the west of the state of Santa Catarina in 2012. It aimed at identifying their perspective on adolescence and sexuality and strategies to approach the theme. Data was collected using the Sensitive and Creative Method and analysed through thematic content analysis via two different categories: educators' perception on adolescence and sexuality and the strategies used to approach the subject in schools. Teachers regard sexual education a complex and difficult issue and are usually afraid and poorly prepared to deal with it. Furthermore teachers' perceptions differ on the relationship between that development stage and sexuality. While some use traditional methodologies, others adopt a participatory and dialogue-based strategy. We conclude that adolescent sexuality in school is still incipient; it is centred on traditional concepts emphasizing its biological aspects. Introduction of cross-cutting themes is challenging.

SexualidadeAdolescenteDocentesSexualidadAdolescenteDocentesSexualityAdolescentFaculty
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