remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000200017S1415-2762(14)0180021710.5935/1415-2762.20140036Revisão Sistemática ou IntegrativaUtilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativaEl uso de la simulación en la formación de enfermería: revisión integradoraUse of simulations in nursing education: an integrative reviewOliveiraSaionara Nunes dePradoMarta Lenise doKempferSilvana SilveiraFlorianópolisSCUniversidade Federal de Santa CatarinaBrasil0620141824877952404201425112013This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Texto completo somente em PDF (PT)Full text available only in PDF format (EN)

OBJETIVO: conhecer como a simulação vem sendo utilizada no ensino de Enfermagem. MÉTODO: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2008-2012. Dos 1.837 estudos encontrados, 54 foram selecionados para análise. RESULTADO: os estudos estavam distribuídos em 31 periódicos; o ano de 2010 apresenta o maior número de publicações, a maioria nos Estados Unidos. Da análise emergiram três categorias: a simulação utiliza diferentes tipos de simuladores; a simulação é utilizada para desenvolver diferentes competências e a simulação clínica é mais do que o simples uso de um simulador. DISCUSSÃO: diferentes tipos de simuladores são utilizados no ensino de Enfermagem, para o desenvolvimento de variadas competências. A simulação vai além do simples uso do simulador e envolve estratégia, técnica, processo e ferramenta. CONCLUSÃO: o uso da simulação no ensino de Enfermagem vem ganhando espaço como metodologia ativa de ensino que proporciona uma aprendizagem experiencial de forma segura.

OBJETIVO: Conocer la utilidad del simulacro en la enseñanza de enfermería. MÉTODO: revisión integradora de las publicaciones de la literatura entre 2008 y 2012. Se seleccionaron 54 de los 1.837 estudios para análisis. RESULTADOS: se trata de estudios publicados en 31 revistas; en 2010 hubo mayor cantidad de publicaciones, principalmente en los Estados Unidos. A partir del análisis, surgieron tres categorías: en el simulacro se utilizan distintos tipos de simuladores, el simulacro se utiliza para desarrollar distintas habilidades y el simulacro clínico es más que el uso de un simulador. DISCUSIÓN: Los distintos tipos de simuladores en la educación de enfermería se emplean para desarrollar varias competencias. El simulacro va más allá del simple uso del simulador e implica estrategia, técnica, proceso e instrumento. CONCLUSIÓN: el uso del simulacro en el curso de enfermería ha ganado terreno como metodología de enseñanza activa que proporciona aprendizaje experiencial de manera segura.

OBJECTIVE: To understand how simulation has been used in nursing education. METHOD: This work is an integrative review of prior literature published between 2008 and 2012. Of the 1,837 studies found, 54 were selected for analysis. RESULTS: The studies were distributed in 31 journals. The year 2010 presented the highest number of articles, most of which were published in the United States. Three main categories emerged from this analysis: simulation uses different types of simulators; simulation is used to develop different skills; and clinical simulation is more than the simple use of a simulator. DISCUSSION: Different types of simulators are used in nursing education for the development of various competences. Simulation goes beyond the simple use of the simulator and involves strategies, techniques, processes, and tools. CONCLUSION: the use of simulation in nursing education has gained ground as an active teaching methodology that offers safe, experience-based learning.

Educação em EnfermagemSimulaçãoEnfermagemEducación en EnfermeríaSimulaciónEnfermeríaNursing EducationSimulationNursing
Simulação clínica: do conceito à aplicabilidade2012QuiliciAPAbrãoKTimermanSGutierrezFA experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativasActa Paul Enferm20085159321WallMLPradoMLCarraroTETo err is human: building a safer health system. Washington,2000KohnLTCorriganJMDonaldsonMSInnovative simulation strategies in educationNurs Res Practice2012172012AebersoldMTschannenDBathishMNuevas metodologías en el entrenamiento de emergencias pediátricas: simulación medica aplicada a pediatríaAn Pediatr20081220668GonzálezGJMChavesVJOceteHECalvoMCA experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva históricaActa Paul Enferm201261925425MartinsJCAMazzoABaptistaRCNCoutinhoVRDde GodoySMendesIACRevisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagemTexto Contexto Enferm200875864417MendesKDSSilveiraRCCPGalvãoCMIntegrative reviews of nursing researchRes Nurs Health Hoboken031987111110GanongLHO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2008MinayoMCSManequim de simulação humana no laboratório de enfermagem: uma revisão de literaturaHist Enferm Rev Eletrônica201110520VieiraRQCaverniLMRA simulação de cuidados complexos: uma nova ferramenta formativaSinais Vitais2010485189PretoLMagalhãesCPFernandesAPatient safety and quality: an evidence-based handbook for nurses200822150DurhamCFAldenKRHughesRGDemonstration and nursing clinical teaching: systematic literature reviewOnline Braz J Nurs04201019CruzICFUtilização de pacientes simulados no ensino e na avaliação de habilidades clínicasBol Fac Med Ribeirao Preto06200718091240TronconLEAUsing role playing in the integration of knowledge in the teaching-learning process in nursing: assessment of studentsTexto Contexto Enferm12201061826419RieraJRMCibanalJLMoraMJPO uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológicoRev Bras Educ Méd032009803133AragãoJCSSilveiraCODHungriaMDMOliveiraMPDAprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais de aprendizagem e percursos temáticosSpinelliWSecond life in healthcare education: virtual environment's potential to improve patient safetyKM& EL2011172313LeeABergeZLEducación en salud: en la búsqueda de metodologías innovadorasCienc Enferm20115769117ArayaSBApipMPMCookMP