A relação interpessoal entre profissional e paciente é um momento importante da assistência que oferece a ambos a oportunidade de uma comunicação clara, de modo a proporcionar uma relação mais humanizada. O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos clientes de um ambulatório de oncologia acerca da comunicação interpessoal profissional-cliente. O local de estudo foi uma unidade de alta complexidade em Oncologia do sul de Minas Gerais. Para a coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental nos prontuários dos pacientes. A amostra foi composta de modo intencional, por saturação de dados, e contou com 13 pacientes portadores de neoplasia cadastrados no serviço e que frequentaram o ambulatório no período da coleta de dados, aceitaram participar da pesquisa e assinaram voluntariamente o termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Os dados foram analisados pela técnica de análise temática de conteúdo à luz do referencial teórico de Rogers da "Teoria Centrada no Cliente". Foram encontradas cinco grandes categorias e entre elas a importância atribuída às relações humanas no processo de equilíbrio e cura da doença. Concluiu-se que o cliente com câncer valoriza a comunicação interpessoal e atribui a ela o alívio de seus sintomas, de sua dor, angústia e a sua deficiência é um grande limitador para a assistência a ele prestada. Sugere-se a construção de relações mais centradas no cliente, além de melhorias na comunicação.
The interpersonal relationship between professional and patient is an important moment during assistance that offers the opportunity for a clear communication to both, and allows for a more humanized relation. The study aimed to analyze the perception of patients in an outpatient oncology clinic about the professional-client interpersonal communication. The study site was a High Complexity Oncology Unit in the South of Minas Gerais. Data were collected through semi-structured interviews, participant observations, and analysis of patients' records. The sample was of intentional mode with data saturation and featured 13 patients with neoplasia registered in the service and tended at the clinic during the period of data collection; all patients agreed to participate in the research by voluntarily signing an informed consent. The research was approved by the Research Ethics Committee from the Medical Sciences College at the Campinas State University. The data were analyzed by the thematic content analysis technique in the light of the theoretical referential of Rogers, the "Client-Centered Theory". Five major categories were identified; among them, the importance attributed to human relations in the process of balance and disease healing. It was concluded that the cancer patient values interpersonal communication and believe that it relieves symptoms, pain, and anguish; its deficiency is a major limiting factor for patient's assistance. The construction of relationships that are more client-focused and improvements in communication are suggested.
La relación interpersonal entre el profesional y el paciente es muy importante en la atención hospitalaria pues les ofrece a ambas partes la oportunidad de establecer una buena comunicación con miras a brindar un servicio más humanizado. El objetivo del estudio fue analizar la percepción sobre la comunicación interpersonal profesional-cliente de los pacientes de atención ambulatoria de oncología. El estudio fue realizado en una unidad oncológica de alta complejidad del sur del Estado de Minas Gerais. Para la recogida de datos se utilizó la entrevista semi-estructurada, observación participante y análisis documentario de las historias clínicas de los pacientes. La muestra fue intencional, por saturación de datos e incluyó a 13 pacientes con neoplasia inscritos en el servicio y que se trataban allí durante la recogida de datos. Todos aceptaron participar y firmaron voluntariamente el consentimiento libre e informado. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la facultad de Ciencias Médicas de la UNICAMP. Los datos fueron analizados según su contenido a la luz del referente de Rogers de la terapia centrada en el cliente. Se encontraron cinco categorías, entre las cuales figura la importancia de las relaciones humanas en el proceso de equilibrio y cura de la enfermedad. Se observa que los clientes con cáncer valoran la comunicación interpersonal, le atribuyen el alivio de los síntomas, dolor y angustia y que su deficiencia es un factor limitante para la atención dispensada. Se sugiere la construcción de relaciones más centradas en el cliente, además de mejoras en la comunicación.