remeReme: Revista Mineira de EnfermagemReme : Rev. Min. Enferm.1415-27622316-9389Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMGBelo Horizonte, MG, BrazilS1415-27622014000100009S1415-2762(14)0180010910.5935/1415-2762.20140009PesquisasComunicação interpessoal: valorização pelo paciente oncológico em uma unidade de alta complexidade em oncologiaInterpersonal communication research: valorization of the oncological patient in a high complexity oncology unitComunicación interpersonal: un reconocimiento por el paciente de la oncología en una unidad de alta complejidadRennóCibele Siqueira NascimentoCamposClaudinei José GomesCampinasSPUniversidade de CampinasFaculdade de Ciências Médicas Laboratório de Pesquisa Clínico-QualitativaBrasilPoços CaldasMGPontifícia Universidade Católica de Minas GeraisBrasil0320141811061152602201401112012This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.Full text available only in PDF format (EN)Texto completo somente em PDF (PT)

A relação interpessoal entre profissional e paciente é um momento importante da assistência que oferece a ambos a oportunidade de uma comunicação clara, de modo a proporcionar uma relação mais humanizada. O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos clientes de um ambulatório de oncologia acerca da comunicação interpessoal profissional-cliente. O local de estudo foi uma unidade de alta complexidade em Oncologia do sul de Minas Gerais. Para a coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental nos prontuários dos pacientes. A amostra foi composta de modo intencional, por saturação de dados, e contou com 13 pacientes portadores de neoplasia cadastrados no serviço e que frequentaram o ambulatório no período da coleta de dados, aceitaram participar da pesquisa e assinaram voluntariamente o termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Os dados foram analisados pela técnica de análise temática de conteúdo à luz do referencial teórico de Rogers da "Teoria Centrada no Cliente". Foram encontradas cinco grandes categorias e entre elas a importância atribuída às relações humanas no processo de equilíbrio e cura da doença. Concluiu-se que o cliente com câncer valoriza a comunicação interpessoal e atribui a ela o alívio de seus sintomas, de sua dor, angústia e a sua deficiência é um grande limitador para a assistência a ele prestada. Sugere-se a construção de relações mais centradas no cliente, além de melhorias na comunicação.

The interpersonal relationship between professional and patient is an important moment during assistance that offers the opportunity for a clear communication to both, and allows for a more humanized relation. The study aimed to analyze the perception of patients in an outpatient oncology clinic about the professional-client interpersonal communication. The study site was a High Complexity Oncology Unit in the South of Minas Gerais. Data were collected through semi-structured interviews, participant observations, and analysis of patients' records. The sample was of intentional mode with data saturation and featured 13 patients with neoplasia registered in the service and tended at the clinic during the period of data collection; all patients agreed to participate in the research by voluntarily signing an informed consent. The research was approved by the Research Ethics Committee from the Medical Sciences College at the Campinas State University. The data were analyzed by the thematic content analysis technique in the light of the theoretical referential of Rogers, the "Client-Centered Theory". Five major categories were identified; among them, the importance attributed to human relations in the process of balance and disease healing. It was concluded that the cancer patient values interpersonal communication and believe that it relieves symptoms, pain, and anguish; its deficiency is a major limiting factor for patient's assistance. The construction of relationships that are more client-focused and improvements in communication are suggested.

La relación interpersonal entre el profesional y el paciente es muy importante en la atención hospitalaria pues les ofrece a ambas partes la oportunidad de establecer una buena comunicación con miras a brindar un servicio más humanizado. El objetivo del estudio fue analizar la percepción sobre la comunicación interpersonal profesional-cliente de los pacientes de atención ambulatoria de oncología. El estudio fue realizado en una unidad oncológica de alta complejidad del sur del Estado de Minas Gerais. Para la recogida de datos se utilizó la entrevista semi-estructurada, observación participante y análisis documentario de las historias clínicas de los pacientes. La muestra fue intencional, por saturación de datos e incluyó a 13 pacientes con neoplasia inscritos en el servicio y que se trataban allí durante la recogida de datos. Todos aceptaron participar y firmaron voluntariamente el consentimiento libre e informado. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la facultad de Ciencias Médicas de la UNICAMP. Los datos fueron analizados según su contenido a la luz del referente de Rogers de la terapia centrada en el cliente. Se encontraron cinco categorías, entre las cuales figura la importancia de las relaciones humanas en el proceso de equilibrio y cura de la enfermedad. Se observa que los clientes con cáncer valoran la comunicación interpersonal, le atribuyen el alivio de los síntomas, dolor y angustia y que su deficiencia es un factor limitante para la atención dispensada. Se sugiere la construcción de relaciones más centradas en el cliente, además de mejoras en la comunicación.

CommunicationHumanization of AssistanceHealth ServicesNeoplasmNursing CareUser EmbracementComunicaciónHumanización de la AtenciónServicios de SaludNeoplasiasAtención de EnfermeríaAcogimientoComunicaçãoHumanização da AssistênciaServiços de SaúdeNeoplasiasCuidados de EnfermagemAcolhimento
Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da FamíliaCad Saude Pública122004148794620SchimithMDLimaMADSAnálise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalarCienc Saude Coletiva200471419DeslandesSFTornar-se pessoa1977RogersCRDe pessoa para pessoa: o problema de ser humano - uma nova tendência na Psicologia1978RogersCRBarrySRelações interpessoais terapêuticas na Enfermagem1999FuregatoARFO desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde2008MinayoMCSAcolhimento e transformações no processo de trabalho de enfermagem em unidades básicas de saúde de Campinas, São Paulo, BrasilCad Saúde Pública200733140223TakemotoMLSSilvaEMEstudo de caso: planejamento e métodos2010YinRKTratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas2008TuratoERIntrodução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação2009TriviñosANSMétodo de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúdeRev Bras Enferm20046114557CamposCJGResolução nº 196. 19 de outubro de 1996: Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos1996Psicoterapia e relações humanas: teoria e prática da terapia não diretiva1977RogersCRKingetMGUm jeito de ser1983RogersCRComunicação com o paciente-teoria e ensino1993StefanelliMCA humanização segundo pacientes oncológicos com longo período de internaçãoEinstein201022172pt18BritoNTGCarvalhoRComunicação de notícias difíceis: compartilhando desafios na atenção à saúde2010Relações Humanas no Ambiente de Trabalho: o (des)cuidado de si do profissional de enfermagemRev Gaúch Enferm200740915328BaggioMAEtnoavaliação da humanização hospitalar pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus mediadoresRev Esc Enferm USP200863542442GomesAMAMouraERFNationsMKAlvesMSCFSatisfação dos usuários em três unidades de Atenção à Saúde da Fundação Oswaldo Cruz: Instituto Fernandes Figueira, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP2008Humanização na saúde: um novo modismo?Interface2005389406179BenevidesRPassosEAvaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorialRev Bras Enferm10200665660559FonsecaSMGutiérrezMGRAdamiNPA relação humana no cuidado de enfermagem junto ao cliente com câncer submetido à terapêutica antineoplásicaActa Paul Enferm20087783121FontesCASAlvimNATA necessária atenção à família do paciente oncológicoRev Bras Cancerol20088796154CarvalhoCSUComunicação em oncologia e bioéticaRev Assoc Med Bras201037593456GrinbergMPercepções, conhecimentos e vivências de mulheres com câncer de mamaRev. Enferm UERJ1220085327416FabbroMRCMontroneAVGSantosSA dimensão subjetiva do profissional na humanização da assistência a saúde: uma reflexãoHogaLAKAcolhimento solidário ou atropelamento?: A qualidade da na relação profissional de saúde e paciente face à tecnologia informacionalCad Saúde Pública04200450211220MacielSMA ética do processo ante o gerenciamento de enfermagem em cuidado paliativoMundo Saúde06200631825230SilvaMFFernandesMFPHumanização e cuidados paliativos2004PessiniLBertachiniLCuidado paliativo2008OliveiraRA